Eleições 2024: urnas são substituídas após falhas em Santos e Guarujá


Cartórios eleitorais das cidades afirmam que votações ocorreram de forma “tranquila” e com poucas alterações de equipamentos. Urnas apresentaram falhas na Baixada Santista e no Vale do Ribeira e foram substituídas
Mariana Pinho/g1
Ao menos sete urnas precisaram ser substituídas por completo ou sofreram troca da mídia após problemas técnicos em Guarujá e Santos, no litoral de São Paulo, neste domingo (27), conforme apurado pelo g1 com os cartórios eleitorais da Baixada Santista.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em Guarujá, três urnas foram substituídas na 212ª zona eleitoral. Destas, duas foram alteradas na Unaerp, no bairro Jardim Centenário, e uma na Escola Municipal Profª Dirce Valério Gracia, no Jardim Tejereba. A 310ª zona eleitoral não apresentou defeito nos equipamentos.
Santos teve quatro trocas. Destas, uma foi no Colégio Objetivo, no bairro Embaré, pertencente à 272ª zona eleitoral. As outras duas alterações ocorreram na área da 273ª zona eleitoral, sendo uma no Progresso Bilíngue, no Boqueirão, e outra no UME Barão do Rio Branco, no Campo Grande.
Ainda em Santos, uma urna foi substituída na UME José da Costa Silva Sobrinho, no bairro Jardim Piratininga, pertencente à 118ª zona eleitoral.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) em busca de informações sobre possíveis crimes eleitorais na região. A pasta informou que não havia balanço até a publicação desta reportagem.
O g1 acompanha as eleições municipais em Tempo Real.
No 1° turno, realizado em 6 de outubro, ao menos 60 urnas precisaram ser substituídas por completo ou sofreram troca da mídia na região. Na Baixada Santista, 53 urnas foram substituídas. Santos registrou a maior quantidade de trocas após problemas técnicos nos equipamentos, sendo 17 alterações. Em Guarujá, foram nove mudanças.
Dados da eleição
Em Santos e Guarujá, 595.346 eleitores estavam aptos para usar aproximadamente 1,7 mil urnas para votar nos próximos representantes.
Guarujá somava 241.669 eleitores estão aptos para votar em uma das 692 urnas disponibilizadas em 63 locais de votação, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na cidade, 53% do eleitorado é feminino, ou seja, 127.693. Os homens representam 47% (113.822) dos eleitores.
Já Santos totalizava 353.677 eleitores aptos para votar em uma das 1069 urnas disponibilizadas em 121 locais de votação. Na cidade que concentra o maior número de mulheres proporcionalmente no Brasil, o eleitorado é composto por 195.360 (55%) mulheres. Os homens são 157.992 (45%).
As urnas eletrônicas foram preparadas nos cartórios eleitorais das regiões, sendo carregadas com os sistemas eleitorais, dados de eleitoras e eleitores e candidatas e candidatos.
Santos e Guarujá somam 6.865 mesários e 1.761 urnas. A maior parte dos equipamentos fica em Santos, que reúne o maior número de eleitores.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.