Mostra gratuita de curtas de animação será exibida em 8 cidades na região de São Carlos


Circuito audiovisual celebra o Dia Internacional da Animação no dia 28 de outubro, e segue com exibições durante o mês de novembro em alguns munípios. Curta metragem “Hoje eu só volto amanhã” é um dos destaques do circuito e parte da mostra nacional do Dia Internacional de Animação
Divulgação
Oito cidades da região de São Carlos (SP) estão no circuito audiovisual da mostra de curtas-metragens, em comemoração ao Dia Internacional da Animação, celebrado na segunda-feira (28). A entrada é gratuita e terá exibição simultânea em alguns municípios. (veja abaixo a programação)
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A Mostra Oficial é composta por uma hora de curtas brasileiros (Mostra Nacional) e uma hora de curtas estrangeiros (Mostra Internacional) e passa por Analândia (SP), Araraquara(SP), Brotas (SP), Leme (SP), Porto Ferreira (SP), Rio Claro (SP), Santa Cruz das Palmeiras (SP) e São Carlos.
Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades onde não há salas de cinema. Serão disponibilizados programas com os recursos de acessibilidade (audiodescrição, legendagem e LIBRAS).
Além das exibições dos curtas do dia 28 de outubro, algumas localidades exibem as mostras paralelas e também promovem atividades como oficinas e palestras nas semanas posteriores ao evento principal. Mostras infantis e ambientais estão na programação, sendo que ambas são compostas por filmes brasileiros.
Em algumas cidades também serão disponibilizadas Mostras Regionais contempladas com recursos da Lei Paulo Gustavo. Em 2024, o evento comemora 21 anos.
LEIA MAIS:
PETS: VÍDEO: ovelha rejeitada por mãe e rebanho vira paixão de família no interior de SP
VÍDEO: Crianças de Itirapina plantam mudas de frutos para alimentar lobos-guarás
Destaques
Na mostra ambiental, o destaque é o curta “Mitos Indígenas em Travessia” de Júlia Vellutini e Wesley Rodrigues, já na Mostra Nacional “Hoje Eu Só Volto Amanhã” do diretor Diego Lacerda. Na mostra internacional , o destaque é a animação “Black Slide” do diretor israelense Uri Lotan (Israel), e na mostra nacional, “Maré Braba, da diretora Pâmela Peregrino.
“Mitos Indígenas” faz parte a mostra ambiental de curtas-metragens. Nove cidades da região de São Carlos recebem simultaneamente as animações
Divulgação
Sobre a mostra
A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França.
Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.
Neste ano, foram 164 curtas-metragens de animação brasileiros inscritos para exibição nas Mostras Nacional e Infantil. Destes, foram selecionados pelo júri, 8 filmes para a Mostra Nacional (programação principal) e 8 para a Mostra Infantil (programação paralela).
O júri, coordenado por Marcelo Marão, foi composto por diretores e diretoras que tiveram seus filmes exibidos nas Mostras do DIA 2023 – Andrei Miralha (PA), Carol Sakura (PR), Denis Souza (SC), Helena Coelho (RJ) e Tiago Delácio (PE).
A Mostra Internacional conta com um programa de 5 curtas metragens estrangeiros com filmes vindos da Argentina, Suíça, Canadá, Israel e Colômbia. A escolha foi feita a partir da curadoria do Diretor Marcelo Marão e colaboração de Paola Becco, do Stop Motion Our Fest.
No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas.
Confira a programação:
Analândia:
Mostra infantil de 04 a 08 de novembro das 8 às 17 horas
Mostra Nacional e internacional dia 09.11 das 15 às 21 horas
Local: Centro Cultural e Educacional “Dirceu Mancini”- Rua 04, nº732, Centro
Araraquara:
Mostra infantil – 28 de outubro, às 15 horas: exibição de curta-metragem e realização de oficina de construção de brinquedo óptico que apresenta os princípios da arte da animação
Mostra internacional de Animação – 28.10 às 19 horas
Local: Centro Cultural Museu do boneco – R. Carlos Gomes, 3527 – Jardim Santa Angelina
Brotas:
Mostra Oficial – 28.10 às 19h30.
Mostra Infantil – 01.11 às 18h e a Mostra Ambiental 08/10 às 18h.
Local: Centro Cultural – Av. Mario Pinotti, 584 – Centro
Leme:
Mostra Ambiental e Mostra Local
Domingo – 27.10
Manhã – 10h00 – Mostra Infantil (Livre, dublada, 1h)
11h00 – Mostra Ambiental (Livre, dublada, 1h)
Noite – 19h30 – Mostra Local (16 anos, dublada/legendada, 1h, com trabalhos audiovisuais amadores e profissionais de Leme e região)
20h30 – Mostra Paulista (18 anos, dublada, 1h)
Segunda – 28.10
Noite – 19h30 – Mostra Internacional (10 anos, legendada, 1h)
20h30 – Mostra Nacional (14 anos, dublada, 1h)
Local: Cine Avenida – Avenida Joaquim Lopes Aguila, 416 – Centro – em frente ao Lago Municipal
Porto Ferreira:
Mostra Nacional dia 28:
Mostra infantil Dia 29 (manhã); Mostra Ambiental dia 29 (Tarde)
Endereço: Teatro Municipal Gilberto Chateaubriand – R. São Sebastião, 324
Rio Claro:
Mostra Internacional – 31 de Outubro
Mostra Infantil – 7 de Novembro
As sessões serão às 19 horas na Sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari
Local: Centro Cultural Roberto Palmari – R. Dois, 2880 – Vila Operária
Santa Cruz das Palmeiras:
28/10 – Mostra Nacional
Absorta 08:00h
O nome da vida 13:00h
Mostra Internacional
Le renard et l’oisille 12:06h
Mostra Infantil
Quintal 15:14h
Mostra Ambiental:
Mitos Indígenas em Travessia 21:34h
Maréu 10:31h
Local: Oficina Geek – Games and Learning – Avenida Constantino Stoco, 90
São Carlos:
Mostra Oficial – dia 28.10
Sessão às 19h
Local: CEMAC – Centro Municipal de Artes e Cultura – Rua São Paulo, 745
REVEJA OS VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.