‘Por pouco a gente não conseguiu’, diz fotógrafo que tentou ajudar jovem levada por enxurrada em Campinas


Vítima desapareceu em córrego e buscas são feitas desde a noite de quarta-feira (25). No mesmo temporal, outra pessoa desapareceu na cidade. O fotógrafo André Dellapina foi um dos moradores que tentou ajudar uma jovem de 18 anos desaparecida após ser arrastada pela enxurrada durante a chuva da noite de quarta-feira (24) em Campinas (SP). Segundo ele, o grupo quase conseguiu retirá-la do local.
Dellapina enfrentou a enxurrada e tentou jogar uma mangueira da casa que fica em frente ao local onde a mulher estava, mas o material não tinha flexibilidade suficiente.
“Ela já estava grudada na mureta (…) Ela estava segurando muito forte e ela falou: ‘não vou aguentar segurar'”, lembrou o fotógrafo.
Segundo ele, a força da água formava uma onda que passava sobre a cabeça da mulher. Os bombeiros seguiam em buscas pela vítima até a última atualização desta reportagem.
“Eu falei: ‘tenta segurar’. A água estava afogando ela, estava formando como se fosse uma onda. Só que na hora que ela soltou, o motoboy já estava aqui comigo, a gente tentou ir na mangueira, ela foi pro lado de dentro ao invés de vir pro lado de fora. E foi por pouco que a gente não conseguiu”.
A jovem de 18 anos estava de carro na Avenida Sylvio Moro, na Vila Industrial. Imagens recebidas pela EPTV mostram o momento em que a vítima foi levada pela água – veja abaixo.
Mulher é arrastada pela enxurrada durante temporal em Campinas
A Defesa Civil de Campinas confirmou que a corporação atua no local e informou que equipes municipais estão apoiando as buscas. O Centro de Gerenciamento de Emergências do governo de São Paulo acompanha o caso.
Vídeo mostra momento que jovem é arrastada pela enxurrada em Campinas
Arquivo pessoal
A avenida Sylvio Moro fica às margens do Ribeirão Piçarrão, córrego que, frequentemente, sofre com inundações. No local, carros foram filmados boiando durante o temporal desta quinta.
Alagamentos pela cidade
Bombeiros fazem buscas no Ribeirão Piçarrão, em Campinas, onde jovem foi levada pela enxurrada
Júnior Gomes/EPTV
A chuva acompanhada de ventos fortes e raios provocou alagamentos e arrastou carros em Campinas (SP) e outras cidades da região no início da noite desta quinta-feira (25).
Imagens enviadas à EPTV, afiliada da Globo, mostram carros boiando na região do Piçarrão e no Jardim Proença, em Campinas. Pontos de alagamentos foram registrados também no Centro, na Vila Industrial e no Jardim Baronesa.
Hospitais afetados
Nos hospitais municipais Mário Gatti e Mário Gattinho, a água da chuva alagou consultórios e corredores. Segundo a prefeitura, parte da recepção do Hospital Mário Gattinho, que é pediátrico, e a sala de espera do Raio-X da unidade foram afetados. O atendimento no hospital pediátrico não foi interrompido.
“A água entrou pelo ar-condicionado e pelas janelas, porque o isolamento foi danificado com o vento forte e o grande volume de chuva em pouco espaço de tempo”, informou a prefeitura.
Já no Pronto-Socorro adulto do Hospital Mário Gatti, a recepção e salas foram atingidas. Com isso, o atendimento foi transferido para outra ala. “Houve um atraso temporário, mas a assistência foi normalizada por volta das 21h”, admitiu a prefeitura.
“Equipes de manutenção foram acionadas de imediato e todas as medidas necessárias foram adotadas. Por medida de precaução, para evitar que caíssem, placas do forro da unidade foram removidas porque ficaram molhadas. A entrada da chuva ocorreu porque as calhas não suportaram o volume de água”, explicou a administração municipal.
Já no Hospital PUC-Campinas, a água também invadiu corredores. Em nota, a assessoria do hospital informou que “as providências foram tomadas e não houve nenhum prejuízo à assistência aos pacientes”.
Chuva volumosa arrasta carros e provoca alagamentos em Campinas e região
Carros boiam na Marginal Piçarrão em Campinas
Carlos Henrique/ Arquivo pessoal
A Defesa Civil informou às 20h que havia oito registros de alagamentos de imóveis por conta da chuva. “As ocorrências foram na região Sudoeste (2 na Vila União, 2 na Vila Perseu Leite de Barros). Também houve 1 registro na Vila Industrial, 1 na Vila Castelo Branco, 1 na Vila 31 de Março e 1 no Nova Europa”, informou.
“Também foram registrados um imóvel em risco no Novo Campos Elíseos e uma queda de árvore na Vila Progresso. A cidade registra vários pontos de alagamento, entre eles estão a região do Cortume e do antigo Kartódromo do Parque Taquaral”, diz a nota da Defesa Civil.
Cidades da região de Campinas são impactadas com chuva volumosa
Pontos de alagamento:
Avenida Princesa D’Oeste
Avenida Orosimbo Maia
Avenida Sylvio Moro, Vila Industrial
Avenida Pref. Magalhães Teixeira (Piçarrão), próximo ao Cortume
Rotatória do Kartódromo, na Lagoa do Taquaral
Jardim Baronesa
Avenida Princesa D’Oeste ficou alagada nesta quinta
Rafael Carvalho/ Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.