As 5 raças de cachorro mais bravas e temidas do mundo

Embora o cachorro seja considerado de estimação, é importante lembrar que ainda é um animal. Por isso, algumas raças de cachorro ainda podem ser consideradas bravas e até perigosas, devido sua natureza.

A imagem mostra um cachorro com raiva.

Algumas raças de cachorro podem ser consideradas bravas, e até perigosas. – Foto: Internet/Reprodução ND

O que influencia no comportamento do cachorro

É preciso entender que, embora o ambiente em que o cão é criado influencie muito em seu comportamento, há certas raças que têm uma maior predisposição a ataques de raiva.

Apesar disso, o ambiente pode influenciar muito também. Isso porque quando o cão, o qual a raça já tenha uma predisposição à violência, é criado por um dono negligente e irresponsável.

As 5 raças de cachorro mais bravas e temidas do mundo

Para determinar quais pertencem à lista das raças de cachorros mais perigosas, o Herbert Trial Law, centro de advocacia nos Estados Unidos, estudou informações sobre casos de mordidas fatais, em 2023.

Quando comparados aos dados sobre ataques fatais de cachorros em 2021, foram determinadas quais raças de cachorro continuam sendo consideradas perigosas e bravas.

Pitbull

Considerada a primeira das raças mais perigosas, o pitbull lidera o ranking.

A imagem mostra um pitbull, que inclui a lista de raças de cachorros perigosas

Considerada a primeira das raças mais perigosas, o pit bull lidera o ranking – Foto: Internet/Reprodução ND

Embora quando criado em um lar saudável e tranquilo eles possam ser amáveis, os pitbulls têm uma má reputação com violência.

O termo “pitbull” se tornou comum. Mas é um tipo de cão que inclui vários bulldogs e terriers, não sendo uma raça específica.

Ao longo de um período de 13 anos, esse cachorro foi responsável por cerca de ⅔ de todas as mordidas fatais de cães nos Estados Unidos, com 284 mortes.

Esses cães têm corpos grandes, uma mandíbula forte e instintos aguçados. Então, tanto animais quanto os seres humanos, não teriam muita chance contra um ataque de pit bull.

Rottweiler

Antes do pitbull liderar o ranking dos cachorros mais bravos e perigosos, o rottweiler estava no pódio.

Esses cães podem crescer até 55 quilos e ainda serem saudáveis. Eles são grandes e têm um temperamento que, quando provocados, pode ser assustador.

A imagem mostra um rottweiler em um gramado.

Antes do pit bull liderar o ranking dos cachorros mais bravos e perigosos, o rottweiler estava no pódio. – Foto: Internet/Reprodução ND

Durante o período do estudo, o rottweiler foi responsável por 45 ataques fatais. Eles têm uma mordida poderosa e sabem como usá-la. Por isso mesmo que esse animal não ficou de fora da lista.

Porém, como já foi dito, quando criados em um lar adequado, esses cachorros podem ser amigáveis ​​e protetores com aqueles em sua própria casa. No entanto, essa proteção pode não incluir convidados e desconhecidos.

Pastor alemão

Os pastores alemães são conhecidos pelo seu histórico de serviço em exércitos e centros policiais. Esses cães, apesar de atuarem com segurança, não ficam de fora da lista.

A imagem mostra um cão pastor, ou pastor alemão, em um gramado.

Os pastores alemães são conhecidos pelo seu histórico como trabalhadores em exércitos e centros policiais. – Foto: Internet/Reprodução ND

Eles são uma raça inteligente, forte e perigosa, capazes de infligir ataques mortais. Em média, eles pesam cerca de 40 quilos e podem medir até 60 centrímetros.

Os pastores alemães tendem a ser agressivos e territoriais. Segundo o estudo da Herbert Trial Law, essa raça causou 20 mortes em 2023.

Além disso, eles também foram responsáveis ​​por inúmeras mordidas não fatais. Felizmente, eles tem uma capacidade muito alta para treinamento, e quando criados da maneira correta, podem ser amigáveis e respeitosos.

Husky siberiano

Apesar de ser uma raça muito comum nas casas de família, os huskies siberianos também entram na lista dos cães mais bravos e perigosos.

A imagem mostra um cão da raça husky.

Historicamente huskys eram usados para alcançar as áreas mais frias da América do Norte. – Foto: Internet/Reprodução ND

Historicamente esses cachorros eram usados para alcançar as áreas mais frias da América do Norte e carregar trenós de carga.

Geralmente, são os instintos de sobrevivência do husky siberiano que causam os ataques. No estudo citado, eles causaram 3% de todos os ataques fatais cometidos por cães.

Embora tenham um comportamento amigável com mais frequência, eles têm um histórico de atacar crianças e adultos que os desafiam. Infelizmente, até mesmo um husky sem histórico de agressão pode ceder aos seus instintos violentos.

Labrador retriever

Também muito comuns em lares com crianças, os labradores retrievers são até hoje utilizados como cães de caça e estão na lista dos cães mais bravos e perigosos.

A imagem mostra um cão da raça labrador retriever, uma das mais perigosas e bravas.

Os labradores retrievers são até hoje utilizados como cães de caça, e estão na lista dos cães mais bravos e perigosos. – Foto: Internet/Reprodução ND

Pesando até 37 quilos, eles são cães grandes. Eles são responsáveis ​​por 2,1% dos ataques no estudo. Normalmente, as pessoas acreditam que o cachorro esteja apenas defendendo sua família, território ou comida.

A infeliz realidade é que às vezes, em uma tentativa de corrigir o comportamento, as pessoas fazem com que o cão se sinta encurralado e ameaçado e ataque mesmo sem querer.

Embora não seja considerado tão agressivo quanto um pitbull ou um rottweiler, eles tem tamanho e força suficientes para derrubar pessoas e causar danos graves quando atacam.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.