Rover da NASA captura rosto cansado em Marte e surpreende: ‘a imagem da semana’

O rover Perseverance, da NASA, registrou uma imagem intrigante de uma rocha que se assemelha a um rosto cansado em Marte. Lançado pelo JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) a um custo de US$ 2,2 bilhões, o Perseverance pousou no planeta vermelho em fevereiro de 2021.

Imagem de rosto cansado em chão

Rover da NASA captura rosto cansado em Marte e surpreende: ‘a imagem da semana’ – Foto: IA/Divulgação/ND

Desde sua chegada, o rover tem realizado descobertas científicas significativas e coletado amostras do solo marciano. Além de suas funções científicas, ele também registrou imagens fascinantes, como uma rocha em formato de cobra e um eclipse solar.

Recentemente, a rocha que lembra uma cabeça humana deitada no chão, com uma expressão de cansaço, foi eleita a “Imagem da Semana 189” em uma votação pública realizada entre 22 e 28 de setembro de 2024.

Rosto cansado em Marte pode ser resultado de fenômeno psicológico

Essa captura, feita em 27 de setembro de 2024, exemplifica a pareidolia, um fenômeno psicológico que faz com que as pessoas reconheçam rostos ou figuras familiares em estímulos visuais aleatórios. Esse fenômeno é comum, como quando vemos formas em nuvens.

Rochas em chão de Marte cheia de areia

A rocha que parece um rosto cansado em Marte foi capturada em Marte – Foto: Nasa/Divulgação/ND

A habilidade humana de identificar padrões, especialmente rostos, foi crucial para a sobrevivência ao longo da evolução, como destacado por Carl Sagan em seu livro “O mundo assombrado pelos demônios”.

O cérebro humano está sempre em busca de interpretações do ambiente, e reconhecer padrões é fundamental para a tomada de decisões que garantem a sobrevivência.

Jess Taubert, da Universidade de Queensland, na Austrália, explica que essa necessidade de identificar ameaças foi crucial na evolução: aqueles que percebiam possíveis perigos, como um leão escondido, tinham mais chances de sobreviver.

Além do rosto cansado em Marte, mais de 730 mil fotos foram coletadas

Em mais de três anos de operação em Marte, o rover Perseverance já fez quase 730 mil fotos e coletou 25 amostras de rocha e solo. Ele também montou o primeiro depósito de amostras fora da Terra e produziu oxigênio com o instrumento MOXIE.

Com seu “primo”, Curiosity, em operação há mais de 12 anos, a missão do Perseverance está apenas começando, e ainda há muito a ser descoberto em nosso vizinho planetário.

Rochas em chão de Marte cheia de areia

Além do rosto cansado em Marte, mais de 730 mil fotos foram coletadas – Foto: Nasa/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.