Casal de SC sofre tentativa de invasão de Airbnb em viagem à Bélgica; TJSC manda indenizar

O TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) determinou que a empresa Airbnb indenize um casal que sofreu uma tentativa de invasão em um apartamento locado pela plataforma. O caso aconteceu em Bruxelas, capital da Bélgica.

Fechadura de porta sendo aberta para ilustrar matéria de casal que teve apartamento do Airbnb violado

Casal será indenizado pela Airbnb após tentativa de invasão em apartamento – Foto ilustrativa: Freepik/Reprodução

De acordo com o processo, o casal estava com os dois filhos pequenos, de quatro anos e seis meses, em um apartamento na cidade. Perto da meia-noite, eles ouviram um barulho na fechadura, até que a porta começou a abrir. O casal reagiu e os desconhecidos fugiram do local.

Airbnb pagou hotel, mas TJ viu abalo emocional para indenizar casal

Ainda assim, por causa do susto e do medo, a família saiu do apartamento logo depois e buscou um hotel para se hospedar. A Airbnb reembolsou o casal e arcou, inclusive, com os custos de hotel e deslocamento. Porém, a Justiça entendeu que houve abalo moral para gerar a indenização.

O desembargador Edir Josias Silveira Beck, da Primeira Câmara de Direito Civil, entendeu que a plataforma, ao integrar a cadeia de consumo, pode responder pela falha na prestação de serviço do anfitrião. Diante isso, a empresa deve indenizar o casal em R$ 10 mil por danos morais.

O ND Mais entrou em contato com o Airbnb, mas não houve posicionamento sobre a decisão judicial. O texto será atualizado em caso de manifestação da empresa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.