Empresários de Macapá estão otimistas com vendas de fim de ano, aponta Fecomércio


Pesquisa foi feita entre os dias 30 de setembro e 10 de outubro com 150 comerciantes. Dos empreendedores, 84% demonstraram otimismo em relação às vendas. Comércio deve apresentar considerável movimentação no fim de ano
Fecomércio-AP/Divulgação
Uma pesquisa realizada pela Federação do comércio de bens, serviços e turismo do Amapá, entre os dias 30 de setembro e 10 de outubro, revelou que para o comércio local durante o fim de ano, dos 150 comerciantes entrevistados em Macapá, 84% demonstraram otimismo em relação às vendas na temporada.
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De acordo com Beatriz Cardoso, gerente-executiva do Instituto Fecomércio, o entusiasmo dos comerciantes pode ser atribuído ao emocional que representam as festas de fim de ano, assim como o aumento de recursos na economia da população, como o décimo terceiro salário.
Além disso, contribuem também para a movimentação, as datas comemorativas, incluindo Halloween, Finados, Black Friday e Natal.
“Os recursos injetados na nossa economia, como o décimo terceiro e os salários, garantem uma maior disposição do consumidor para ir às compras. Outro ponto que chama a atenção são as decorações temáticas nos shoppings e lojas, além do forte movimento do comércio eletrônico”, destacou Beatriz.
Contratações Temporárias em Alta
Em relação às contratações, 47% dos entrevistados consideram o período ótimo para a admissão de funcionários temporários, embora 52% pretendam manter o atual quadro de funcionários.
A pesquisa indicou que 72% das empresas planejam contratar de 1 a 5 pessoas, enquanto 15% desejam ampliar suas equipes em 6 a 10 colaboradores e 8% planejam admitir entre 11 e 15.
Investimentos para incrementar vendas
Além das contratações, 60% dos comerciantes afirmaram que planejam realizar investimentos para potencializar as vendas. Dentre os principais focos de investimento, 58% mencionaram a divulgação e propaganda, 46% a introdução de novas linhas de produtos, 43% a visibilidade da loja e 39% a reforma e modernização das instalações. Outras áreas de investimento incluem treinamento da equipe e a captação de novos clientes.
Apesar do otimismo, os comerciantes também expressaram preocupações. A instabilidade econômica foi apontada como o maior obstáculo por 58% dos entrevistados, seguida pela carga tributária elevada, que apresentou 49% e pelo custo das mercadorias, com 46%. O endividamento do consumidor e a falta de mão de obra qualificada também foram citados como desafios significativos, conforme a pesquisa.
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