Limão emagrece? Jejum funciona? Descubra no quiz sobre dieta o que é mito e o que é verdade

As redes sociais estão repletas de promessas para perder peso, mas muito do que se vê não tem eficácia. O g1 ouviu especialistas para saber o que faz sentido e o que é bobagem. Mitos e verdades sobre dieta e emagrecimento
Jejum intermitente funciona? Açúcar vicia? Água com limão emagrece? Comer de três em três horas ajuda a perder peso? Você já deve ter esbarrado em algum post nas redes sociais vendendo uma técnica para emagrecer ou um regime milagroso, mas nem tudo é bem assim, alertam especialistas.
Descubra abaixo no quiz que o g1 preparou o que é mito e o que é verdade sobre emagrecimento e alimentação. Para as respostas, além de consultar diversas pesquisas e estudos, foram ouvidos a médica endocrinologista Isis Toledo, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), e o médico nutrologista Leandro Figueredo, que integra a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
(Após o quiz, confira mais respostas de especialistas sobre por que é tão difícil manter as dietas restritivas.)
Açúcar vicia? Água com limão ajuda a emagrecer? Faça o quiz e veja o que é mito e o que é verdade
📽️ No vídeo abaixo, entenda por que é difícil manter uma dieta restritiva:
Por que as pessoas não conseguem manter uma dieta restritiva?
Dietas restritivas
Jejum intermitente, low carb, paleolítica, Dukan, sem glúten ou sem lactose são algumas das dietas associadas ao emagrecimento e que, às vésperas do verão, ganham ainda mais atenção nas redes sociais. Todas têm um mesmo ponto em comum: a restrição de determinados tipos de alimentos.
Todas promovem uma redução drástica ou proibição de determinados itens. Você já tentou alguma delas e não conseguiu perder peso?
👉 Segundo especialistas, uma das explicações para a falta de sucesso com cardápios recheados de proibições é que as pessoas não conseguem manter uma dieta restritiva a longo prazo, e a tendência é que, com a proibição de certos alimentos, tenham momentos de compulsão e comam até em quantidades maiores ao abandonar a dieta.
A restrição alimentar prolongada, de idas e vindas em dietas desse tipo, pode também podem gerar uma mudança metabólica (em relação a como o nosso corpo reage aos alimentos), fazendo com que seja mais difícil perder peso no futuro.
Por que o chocolate pode não ser o vilão que causa sua acne
Adicionar aos favoritos o Link permanente.