Suspeita de câmera escondida? Veja como detectar e proteger sua privacidade

Suspeita de câmera escondida? Veja como detectar e proteger sua privacidadeFoto: Reprodução

Um caso chocante ganhou repercussão na manhã desta terça-feira (24). A colombiana de 25 anos Kelly Andrade participava do programa “Au Pair”, em que uma pessoa passa a morar na casa de uma Família Anfitriã e cuida das crianças em troca de hospedagem, alimentação e salário, e encontrou uma câmera escondida com centenas de gravações suas.

A situação aconteceu em 2021, e voltou a ser comentada agora pois a justiça dos Estados Unidos determinou que a família pagasse 2,78 milhões de dólares à vítima. Portanto, saiba o que fazer se você se encontrar em um contexto parecido com o de Kelly.


Confira também:


Dicas para detectar câmeras escondidas

Vale lembrar que esses são somente alguns cuidados para ter atenção, e não garantia da presença de câmeras. Então, tente não se desesperar.

1. Observe o local

Em primeiro lugar, busque por objetos que poderiam esconder uma câmera, como livros, quadros, plantas e fios soltos. Fique atento à presença de lentes.

2. Verifique as tomadas

As câmeras precisam de energia para funcionar, por isso as tomadas são um lugar comum para esconder câmeras. Portanto, veja se não há fios, adaptadores ou dispositivos suspeitos conectados. Se tiver, teste se a desconexão afeta o funcionamento de luzes ou outros dispositivos. Se nada mudar, pode ser que trate-se de uma câmera.

3. Atenção aos seguintes objetos

Lâmpadas, espelhos, detectores de fumaça e relógios são alguns dos objetos que você deve prestar atenção. Veja se não há reflexos ou luzes piscando.

4. Use o flash do celular

Apague a luz e ligue o flash do celular, depois confira se ela está sendo refletida por algum objeto, como os citados anteriormente.

5. Use detectores de câmera

Outra opção é usar dispositivos de detecção ou mesmo aplicativos que podem ser baixados no celular, que indicam a presença de câmeras, microfones e outros aparelhos.

Não deixe de ver também: Cuidado! Esses itens podem destruir a sua air fryer

Adicionar aos favoritos o Link permanente.