Spotify está investindo “pesadamente” contra conteúdo de Inteligência Artificial

Spotify diz investir ‘pesadamente’ contra conteúdo de música gerado por IAFoto: Spotify

A plataforma de streaming Spotify disse ao site Music Business Worldwide que tem investido “pesadamente” contra conteúdos musicais gerados por IA que violam os direitos autorais de artistas e compositores.

Atualmente o Spotify representa cerca de metade de todos os streams de música gerados na indústria digital, mas apenas 0,6% do dinheiro supostamente fraudado em um recente caso de violação dos direitos cometido por um homem identificado como Michael Smith, veio da plataforma de streaming.

“O Spotify investe pesadamente em análises automatizadas e manuais para prevenir, detectar e mitigar o impacto do streaming artificial em nossa plataforma”, iniciou um porta-voz do Spotify ao Music Business Worldwide.

E continuou: “Neste caso, parece que nossas medidas preventivas funcionaram e limitaram os royalties que (Michael)Smith conseguiu gerar do Spotify a aproximadamente US$ 60 mil dos US$ 10 milhões indicados na acusação. Como o Spotify normalmente representa cerca de 50% do streamshare, isso mostra o quão eficazes somos em limitar o impacto do streaming artificial em nossa plataforma”.

Michael Smith foi acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de três crimes relacionados a um “esquema para criar centenas de milhares de músicas com Inteligência Artificial (IA) e usar programas automatizados chamados “bots” – ou robôs – para gerar músicas bilhões de vezes”.

Além disso, o Ministério Público dos EUA alegou que Michael Smith “obteve fraudulentamente mais de US$ 10 milhões em pagamentos de royalties por meio de seu esquema” entre os anos de 2017 e 2024.

Com isso, ficou claro que o Spotify está desenvolvendo ferramentas para detectar essas fraudes no streaming. E isso já iniciou em 2023, quando a plataforma chegou a bloquear certas faixas desenvolvidas com Inteligência Artificial. Foi o caso da plataforma Boomy, que chegou a gerar mais de 20 milhões de músicas.

O MBW também relatou que o Spotify criou uma aliança com outras empresas que trabalham com streaming como Amazon Music, SoundCloud, Believe, Empire, DistroKid e UnitedMasters para formar a Music Fights Fraud no que é vista como uma “aliança sem precedentes, que visa erradicar a fraude de streaming”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.