Operação internacional contra pirataria digital tira do ar quase 700 sites e aplicativos


O principal crime investigado é o de violação de direitos autorais, mas nesta quinta-feira (19) os policiais identificaram também indícios de associação criminosa e lavagem de dinheiro. Operação internacional contra pirataria digital tira do ar quase 700 sites e aplicativos
Reprodução/TV Globo
Uma operação internacional contra pirataria digital tirou do ar quase 700 sites e aplicativos.
Logo cedo, policiais civis de nove estados saíram às ruas para cumprir mandados de busca e apreensão e prenderam seis suspeitos, cinco em flagrante. Uma pessoa está foragida. A polícia apreendeu computadores, celulares, documentos e carros de luxo, como um em São José dos Campos.
Argentina, Paraguai, Peru e Reino Unido colaboram com as investigações. Em Buenos Aires, houve outras três prisões e apreensão de equipamentos.
“Muitas vezes, os sites, os domínios, acabam sendo hospedados em outros países para dificultar o trabalho policial e da Justiça. Dessa forma, acaba havendo uma colaboração dos outros países que também têm interesse em coibir essa prática”, afirma o delegado Walter Carrasco, da Polícia Civil de SP.
Operação internacional contra pirataria digital tira do ar quase 700 sites e aplicativos
Reprodução/TV Globo
Todo o trabalho é coordenado de uma sala pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esta é uma das maiores operações já realizadas contra o crime de pirataria digital. Quase 700 sites e aplicativos de streaming ilegal foram bloqueados no Brasil e no exterior.
Os policiais retiraram conteúdos de mecanismos de busca na internet e removeram perfis e páginas de redes sociais. O principal crime investigado é o de violação de direitos autorais, mas nesta quinta-feira (19) os policiais identificaram também indícios de associação criminosa e lavagem de dinheiro.
“A ação é para dar um recado bem claro: a pirataria é crime, outros crimes são praticados em decorrência dela e nós estamos juntos fazendo essa autuação”, diz Alessandro Barreto, coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas.
Operação internacional contra pirataria digital tira do ar quase 700 sites e aplicativos
Reprodução/TV Globo
De acordo com os investigadores, além de não pagar direitos autorais e cobrar pelos filmes e séries, os bandidos ainda vendiam anúncios nos sites. Segundo estimativa do Ministério da Justiça, o prejuízo para a economia brasileira provocado por esse tipo de crime é de cerca de R$ 12 bilhões por ano.
A pena é de dois a quatro anos de prisão e multa. Para quem consome esse conteúdo ilegal, a pena é de três meses a um ano de prisão e multa.
Operação internacional contra pirataria digital tira do ar quase 700 sites e aplicativos
Reprodução/TV Globo
O secretário nacional de Segurança Pública afirma que quem consome conteúdo pirata pode ser vítima de outros tipos de crime.
“A pessoa, quando baixa um programa desses, um programa pirata, corre muitos riscos, porque, na maioria das vezes, estão sendo instalados nas suas máquinas, nos seus computadores, nos seus celulares, programas espiões que podem roubar seus dados e trazer prejuízos econômicos muito grandes para essas pessoas. Então, até mesmo o consumidor está sendo protegido com esta operação”, afirma Mário Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública.
LEIA TAMBÉM
Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos no Brasil e na Argentina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.