Cachoeira histórica que secou completamente por causa da estiagem teve 80% de redução na visitação


Cachoeira do Bom Despacho, em Santa Cruz de Minas, está dentro da rota do caminho velho da Estrada Real e fica entre Tiradentes e São João del Rei. Cachoeira do Bom Despacho completamente seca em Santa Cruz de Minas
Robson Panzera/TV Integração
Um dos setores impactados pelo solo seco e os baixos níveis dos rios é o turismo. Em Santa Cruz de Minas, a Cachoeira do Bom Despacho secou completamente nesta semana e fez com que a visitação no ponto turístico reduzisse em cerca de 80%, segundo a Prefeitura.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O Brasil enfrenta a seca mais duradoura, intensa e de maior proporção da sua história recente. Pela primeira vez, a seca afeta o país de forma generalizada, por toda a sua extensão.
A queda d’água de Santa Cruz de Minas está em uma área de formação rochosa, que tinha também uma pequena represa de água corrente. Na manhã da quinta-feira (12), no entanto, havia no local apenas poços com resquícios de água parada.
“Na quarta-feira você passava lá de frente e ainda tinha vários carros, vários turistas, mas infelizmente secou tudo. Esperamos que a cachoeira volte logo a se restabelecer”, contou Augusto César, porta-voz da Prefeitura.
Segundo Augusto César, a água começou a diminuir há aproximadamente 15 dias e, apesar do município sempre passar pelo período de estiagem nesta época do ano, esta é a primeira vez que o atrativo fica completamente sem água.
VÍDEO: Incêndio atinge área florestal no entorno do Parque Estadual de Ibitipoca
Força-tarefa é montada para proteger do fogo mais de 600 pinturas rupestres de Parque Arqueológico de Andrelândia
Para que a cachoeira se reestabeleça integralmente é necessário um período longo de chuvas. O que não acontece a meses na região, agravando ainda mais a situação.
🔴 Os especialistas explicam que a intensidade da seca e os impactos têm a ver com fenômenos da natureza, como o El Niño, e com a ação humana, como as mudanças climáticas, o desmatamento e o uso ilegal do fogo, que estão queimando os biomas pelo país.
Ao g1, o meteorologista do Inmet, Kleber Renato Ataíde, disse que com a chegada da primavera é esperado que as chuvas comecem e, assim, os níveis melhorem. Em todo o estado de Minas Gerais, por exemplo, não há nenhum registro de chuva há 6 dias.
Estiagem seca cachoeira histórica em Santa Cruz de Minas
Cachoeira em rota histórica de Minas
Cachoeira bom despacho, em Santa Cruz de Minas
Prefeitura/Divulgação
A Cachoeira do Bom Despacho está dentro da rota do caminho velho da Estrada Real, conhecido também como Caminho do Ouro, primeiro trajeto utilizado para o transporte de riquezas, e fica entre Tiradentes e São João del Rei.
O atrativo faz parte do entorno do Marco Zero da Estrada Real e está incluído na Área de Preservação Ambiental (APA São José).
A Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. A história do percurso teve início no século XVII, com o objetivo de transportar ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.
As trilhas, delegadas pela realeza, receberam o nome de Estrada Real. Em 1999, foi criado o Instituto Estrada Real, que é responsável por organizar, fomentar e gerenciar o turismo na região, tornando-o reconhecido como destino turístico no Brasil e no mundo.
Na época da colônia, os tropeiros levavam até 60 dias para percorrer o caminho a cavalo. Atualmente, de carro, o viajante faz o percurso em cerca de 8 dias.
Primeira vez de seca
Para quem é da região e passa sempre pelo local, a cachoeira faz falta na paisagem: “Passo na cachoeira todo dia. A água é sempre cristalina, limpinha, parecendo uma piscina tratada. Estou chocado em ver. Você olha e não tem água. Tem quem vem e deita na pedra, mas não é a mesma coisa”, lamentou o aposentado Ronan José Guimarães, que mora na região.
“Nunca vi ela secar deste jeito”, completou.
Cachoeira Bom Despacho completamente seca nesta sexta-feira
Prefeitura/Divulgação
A comerciante Patrícia Aparecida dos Santos também demonstrou tristeza em ver o atrativo turístico completamente seco. Ela também não se recorda de já ter presenciado a estiagem severa:
“Sempre fui na cachoeira. Ela é o quintal da minha casa, de tão perto que fica. Passar ali e não ter nem um pinguinho de água é muito triste. Nem me recordo quando ela ficou seca assim”.
Cachoeira seca em Santa Cruz de Minas
Antes e depois
Antes e depois da seca da cachoeira em Santa Cruz de Minas
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.