Incêndio destrói 300 hectares de área de proteção ambiental no RJ; gestor acredita em ato criminoso


Parque Estadual Serra da Concórdia, em Valença, está em chamas há dois dias. Gestor disse que pretende registrar boletim de ocorrência na delegacia. Incêndio no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença
Reprodução/Redes sociais
Um incêndio de grandes proporções está atingindo o Parque Estadual Serra da Concórdia, em Valença (RJ). O trabalho de combate às chamas chegou ao segundo dia nesta quinta-feira (12).
O fogo começou por volta das 13h de quarta-feira (11) e ainda não foi controlado. A queimada já devastou uma área de 300 hectares, equivalente a 300 campos de futebol. Toda a extensão da rerserva tem 6 mil hectares.
Incêndio no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença
Reprodução/Redes sociais
O gestor do parque, Mauro Contrucci, acredita em incêndio criminoso e disse, à produção da TV Rio Sul, que pretende registrar um boletim de ocorrência na delegacia nesta quarta-feira (13).
O trabalho de combate às chamas envolve o Corpo de Bombeiros e guarda-parques do Parque Estadual Serra da Concórdia, Refúgio Vida Silvestre e Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.
Incêndio no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença
Reprodução/Redes sociais
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que considera o parque uma área de proteção ambiental, enviou uma equipe e uma aeronave para o local. Ao todo, cerca de 40 homens trabalham na ocorrência.
Até a publicação desta reportagem, a causa do incêndio era desconhecida.
Helicóptero ajuda no combate ao fogo no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença
Reprodução/Redes sociais
Serra da Beleza também em chamas
Incêndio florestal atinge a Serra da Beleza, em Valença
Divulgação/Thiago Moreira
Valença vive um momento tenso de queimadas nesta semana. O Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, localizado a quase 60 km de distância do Parque Estadual Serra da Concórdia, também está sendo atingido por um incêndio.
O fogo começou por volta de 19h42 de quarta-feira (11), em uma área entre os distritos de Santa Isabel do Rio Preto e Conservatória. O tamanho da área atingida ainda não foi divulgado.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.