
O presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, visitou a sede do Grupo ND na última segunda-feira (24) e fez um balanço das principais iniciativas da companhia, destacando os avanços do aplicativo Connect, investimentos no setor elétrico e medidas para garantir o fornecimento de energia no Estado, especialmente em períodos críticos como o Carnaval.

Celesc moderniza seus serviços e investe em tecnologia – Foto: Divulgação/Celesc/ND
O aplicativo Connect, lançado há um ano e que disponibiliza mais de 80 serviços aos clientes, tem sido um marco na digitalização dos atendimentos da Celesc, segundo o presidente. No entanto, ele reconheceu que a transição do sistema antigo para o novo trouxe desafios inesperados.
“Foram mais de três anos de desenvolvimento, com muito treinamento dos empregados e atendentes. Sabíamos que haveria problemas, mas eles foram maiores do que o esperado. Estamos trabalhando para estabilizar o sistema nos próximos 60 dias”, afirmou.
Apesar dos transtornos, Rosa destaca que o futuro da ferramenta é promissor, permitindo que os clientes realizem solicitações como novas ligações e transferências de titularidade diretamente pelo celular ou computador, sem necessidade de deslocamento até uma loja física.
Ele também garantiu que os consumidores afetados pelos problemas do novo sistema não serão prejudicados. “Não haverá multa, juros ou cortes para esses clientes. Hoje, menos de 1% das faturas apresentam problemas, mas, considerando nosso universo de 3,5 milhões de contas, esse percentual representa um grande volume. Pedimos um pouco de paciência, mas reforçamos que ninguém será penalizado”.

Presidente da Celesc, Tarcísio Rosa reconheceu atraso no aplicativo, mas garantiu que nenhum cliente afetado será penalizado – Foto: Germano Rorato/ND
Presidente da Celesc enaltece a infraestrutura elétrica
O presidente da Celesc também abordou os investimentos para fortalecer a infraestrutura elétrica em Santa Catarina. Segundo ele, está previsto um aporte de R$ 4,5 bilhões em quatro anos, dos quais R$ 2,2 bilhões já foram aplicados em subestações, linhas e redes. “Os investimentos têm gerado resultados. Em 2024, registramos as menores taxas de falha da história da Celesc. Também investimos na ampliação da rede trifásica, essencial para o agronegócio. Lá atrás, lançamos um projeto de 500 km de rede e já concluímos.”
Na última sexta-feira, em Massaranduba, o governo do Estado e a Celesc anunciaram mais 500 km de expansão da rede no meio rural. A iniciativa visa aumentar a capacidade de produção do setor agropecuário, garantindo energia mais estável e confiável. “Com essa infraestrutura, um produtor que antes gerava 1.000 unidades de um determinado bem pode dobrar sua capacidade”, afirmou.
Com a proximidade do Carnaval, a Celesc vai reforçar as equipes de plantão para agir rapidamente em caso de emergência. “Trabalhamos o tempo todo para garantir que não falte energia. Embora eventos como queda de árvores possam ocorrer, temos um centro de operações que supervisiona todo o Estado e despacha equipes assim que identifica falhas”, concluiu o presidente.

Celesc investe em em subestações, linhas e redes para fortalecer a infraestrutura elétrica – Foto: Paôla Dahlke/NDTV Record