Campinas confirma 7 casos novos de febre maculosa e chega a 17 infectados pela doença em 2023


De acordo com a Secretaria de Saúde, todos pacientes evoluíram para cura. Com as confirmações, cidade teve aumento de 54,5% nos infectados em relação ao ano anterior, com o mesmo número de óbitos. Campinas realizou um mapeamento sobre áreas de risco para febre maculosa na cidade
DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou nesta terça-feira (23) sete novos casos de febre maculosa em 2023, e todos evoluíram para cura. Com os registros, o número de pacientes infectados no ano passado chegou a 17, com sete óbitos. Ainda não há confirmações em 2024.
Com as novas confirmações, os 17 casos de 2023 representam aumento de 54,5% no total de infectados em relação ao ano anterior (11 infectados).
Campinas vai esterilizar capivaras de parques públicos para conter transmissão da febre maculosa
Dos sete novos casos confirmados por Campinas, quatro são crianças, duas mulheres e um homem. Veja as informações:
Criança do sexo masculino, 7 anos. Os sintomas começaram em 26 de agosto de 2023. O provável local de infecção foi a cidade de Avaré (SP).
Mulher, 46 anos. Os sintomas começaram em 27 de agosto de 2023. O provável local de infecção está em investigação.
Mulher, 19 anos. Os sintomas começaram em 29 de agosto de 2023. O provável local de infecção foi o Parque Ecológico.
Criança do sexo masculino, 11 anos. Os sintomas começaram em 10 de setembro de 2023. O provável local de infecção está em investigação.
Criança do sexo feminino, 9 anos. Os sintomas começaram em 12 de setembro de 2023. O provável local de infecção foi o Recanto dos Dourados.
Homem, 24 anos. Os sintomas começaram em 26 de setembro de 2023. O provável local de infecção foi no Parque Dom Bosco.
Criança do sexo feminino. Os sintomas começaram em 4 de outubro de 2023. O provável local de infecção foi uma chácara no bairro San Martin.
Em nota, a coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Marcela do Prado Coelho, destacou a conscientização da população sobre sintomas característicos como um dos elementos para redução na letalidade em relação aos casos confirmados – em 2022, a cidade também registrou sete óbitos.
“A redução na ocorrência de mortes é resultado de ações de comunicação e educação em saúde, direcionadas tanto à população quanto aos profissionais de saúde. Vale destacar, também, a conscientização dos pacientes com sintomas característicos que frequentaram áreas de risco, instalação de placas informativas, criação de legislação, capacitação de equipes de atendimento e o trabalho contínuo de vigilância.”
Mortes
A última morte pela doença foi de homem de 40 anos, que esteve nas margens do Rio Capivari e do Córrego São Vicente, na região do Jardim Nossa Senhora de Lourdes, região Sul da metrópole. Ele teve os primeiros sintomas em 28 de agosto e morreu no último dia 2 de setembro.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Além dele, um homem de 52 anos morreu por complicações da doença em julho, tendo como provável local de infecção o Parque Linear Rio das Pedras, na Vila Costa e Silva, perto de um shopping.
Já os outros óbitos foram de um soldado do Exército de 18 anos, confirmado em 2 de agosto, e outros relacionados ao surto na Fazenda Santa Margarida, em junho. Veja abaixo:
Evelyn Santos, de 28 anos, que morava em Hortolândia (SP) e foi professora em faculdade de odontologia;
a dentista Mariana Giordano, de 36 anos;
o namorado da dentista, o empresário piloto de Fórmula C300 Douglas Costa, de 42 anos;
e a adolescente Erissa Nicole Santana, de 16 anos.
O que é febre maculosa?
Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela), ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Há no estado duas espécies da bactéria causadora da doença.
Quais são os sintomas?
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
Febre
Dor de cabeça intensa
Náuseas e vômitos
Diarreia e dor abdominal
Dor muscular constante
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
Gangrena nos dedos e orelhas
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória
Como se tira um carrapato com segurança? Médicos orientam jamais espremer o bicho
Prevenção
Usar roupas claras
Usar calças compridas
Passar um elástico na calça
Se passar em área de risco, fazer uma busca pelo carrapato e removê-lo imediatamente do corpo
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.