{"id":8063,"date":"2025-02-10T17:52:00","date_gmt":"2025-02-10T20:52:00","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/8063"},"modified":"2025-02-10T17:52:00","modified_gmt":"2025-02-10T20:52:00","slug":"quase-75-das-escolas-estaduais-do-rs-nao-tem-ar-condicionado-aulas-foram-suspensas-por-onda-de-calor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/8063","title":{"rendered":"Quase 75% das escolas estaduais do RS n\u00e3o t\u00eam ar-condicionado; aulas foram suspensas por onda de calor"},"content":{"rendered":"

Todo o estado se encontra em alerta para temperaturas at\u00e9 5\u00baC mais altas do que a m\u00e9dia para o per\u00edodo. Cidade da Fronteira Oeste registrou maiores temperaturas do Brasil na \u00faltima semana, superando 43\u00baC. Volta \u00e0s aulas adiada
\nEm meio \u00e0 onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul desde a semana passada, o in\u00edcio das aulas na rede estadual, que estava marcado para esta segunda-feira (10), foi adiado. O pedido, feito pelo sindicato dos professores estaduais, aponta a previs\u00e3o de calor extremo nos pr\u00f3ximos dias e alega falta de estrutura adequada para suportar altas temperaturas em escolas da rede.
\n\ud83d\udcf2 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
\nSegundo dados da Secretaria da Educa\u00e7\u00e3o do RS, das 2.320 escolas mantidas pelo governo do estado, 633 t\u00eam aparelhos de ar-condicionado. O n\u00famero representa 27,3% do total das institui\u00e7\u00f5es, ou seja, cerca de uma em cada quatro institui\u00e7\u00f5es.
\n“Temos uma rede em que 633 escolas t\u00eam ar-condicionado, est\u00e3o preparadas. Temos merenda de boa qualidade em todas as escolas, isso \u00e9 muito importante, particularmente para as crian\u00e7as mais vulner\u00e1veis, que s\u00e3o 42% da nossa rede, e que temos relato de que em casa faz mais calor do que na escola, porque s\u00e3o resid\u00eancias pequenas, sem ventila\u00e7\u00e3o”, afirma a secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o do RS, Raquel Teixeira.
\nQuase 75% das escolas estaduais do RS n\u00e3o t\u00eam ar-condicionado
\nReprodu\u00e7\u00e3o\/RBS TV
\nDe acordo com o governo do estado, a nova data para o come\u00e7o do ano letivo deve ser divulgada ainda nesta segunda.
\nEm nota, a Seduc afirma que destinou R$ 180 milh\u00f5es para melhorias nas escolas da rede e que “a Secretaria de Obras P\u00fablicas (SOP) implementou mudan\u00e7as em seus processos que permitem, em 2025, reformar com agilidade a rede el\u00e9trica das escolas estaduais”, j\u00e1 que em muitos casos n\u00e3o h\u00e1 estrutura na rede para suportar a instla\u00e7\u00e3o de aparelhos de ar-condicionado. Leia a nota completa abaixo.
\nCpers fala sobre suspens\u00e3o da volta \u00e0s aulas no RS
\nAr-condicionado instalado, mas sem uso
\nEm uma das mais de duas mil escolas da rede estadual do RS, at\u00e9 h\u00e1 ar-condicionado, mas os aparelhos nunca puderam ser ligados. Desde 2015, o Col\u00e9gio Miguel Lampert tem aparelhos doados pela comunidade em todas as salas de aula, mas a falta de estrutura da rede el\u00e9trica n\u00e3o permite o uso.
\n“Se n\u00f3s chegamos a ligar, cai toda a energia, tem risco de inc\u00eandio, enfim, \u00e9 uma situa\u00e7\u00e3o dram\u00e1tica”, explica a diretora Daniele Noschang Kh\u00fcn.
\nA escola abriga mais de 680 alunos, a maioria crian\u00e7as, que normalmente ocupam salas com muito sol \u00e0 tarde. Nem as cortinas e o ventilador amenizam o calor\u00e3o. O problema seria resolvido com uma subesta\u00e7\u00e3o, para aumentar o fornecimento de energia para o pr\u00e9dio.
\nO equipamento chegou a ser instalado, h\u00e1 uma d\u00e9cada, mas nunca funcionou. porque n\u00e3o passou nos crit\u00e9rios exigidos pela concession\u00e1ria de energia que na \u00e9poca atendia Canoas. Agora, est\u00e1 abandonado.
\nOnda de calor
\nOnda de calor no Sul do Brasil
\nClimatempo
\nA onda de calor que est\u00e1 agindo no Rio Grande do Sul deve ser acentuada nos pr\u00f3ximos dias, segundo a Climatempo. Os meteorologistas est\u00e3o prevendo temperaturas altas, com o pico do calor entre segunda e ter\u00e7a-feira em algumas regi\u00f5es do RS. Em Porto Alegre, as m\u00e1ximas podem chegar aos 40\u00baC.
\nNa \u00faltima semana, algumas cidades chegaram a registrar recordes hist\u00f3ricos de temperaturas, como no caso de Quara\u00ed, que registrou calor de 43,8\u00baC, maior temperatura do RS em mais de um s\u00e9culo, segundo a Climatempo. Recorde esse que pode ser superado, segundo a previs\u00e3o.
\nDe acordo com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o RS segue em \u00e1rea de grande perigo, com temperatura 5\u00baC acima da m\u00e9dia e risco \u00e0 sa\u00fade.
\nNota da Seduc
\n“Em prepara\u00e7\u00e3o ao ano letivo de 2025, foram destinados R$ 180 milh\u00f5es para as escolas da Rede Estadual por meio do Agiliza Educa\u00e7\u00e3o. O programa acelera a resolu\u00e7\u00e3o de problemas pontuais que n\u00e3o exigem grandes obras de infraestrutura, uma vez que os recursos podem ser utilizados em despesas de custeio, como compra de materiais did\u00e1ticos e de limpeza; na compra de ar-condicionado, ventiladores contrata\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de pintura, reparos b\u00e1sico em redes hidr\u00e1ulicas e el\u00e9tricas, inclusive na compra de l\u00e2mpadas; ou na aquisi\u00e7\u00e3o de materiais permanentes, que abrangem equipamentos menores para laborat\u00f3rios de ci\u00eancia ou de inform\u00e1tica, para cozinha, bem como brinquedos para \u00e1reas infantis, entre outros.
\nEm outra frente de a\u00e7\u00e3o, a Secretaria de Obras P\u00fablicas (SOP) implementou mudan\u00e7as em seus processos que permitem, em 2025, reformar com agilidade a rede el\u00e9trica das escolas estaduais, de acordo com a defini\u00e7\u00e3o de prioridades a partir das necessidades de cada institui\u00e7\u00e3o. Isso porque, no in\u00edcio do ano, a contrata\u00e7\u00e3o simplificada passou a valer em todo o Rio Grande do Sul, portanto, abrangendo as 2,3 mil institui\u00e7\u00f5es de ensino. Em muitas delas, a necessidade de redimensionar a parte el\u00e9trica defasada surgiu com a demanda de instala\u00e7\u00e3o de aparelhos de ar-condicionado.
\nA reforma de rede el\u00e9trica \u00e9 um processo criterioso e composto de etapas, a fim de garantir seguran\u00e7a e efici\u00eancia, de acordo com as normas t\u00e9cnicas vigentes. Ele come\u00e7a com uma vistoria t\u00e9cnica para avaliar a rede el\u00e9trica, o que d\u00e1 elementos para calcular a carga necess\u00e1ria \u00e0 instala\u00e7\u00e3o dos equipamentos de climatiza\u00e7\u00e3o.
\nOs dados resultantes embasam a elabora\u00e7\u00e3o do projeto el\u00e9trico, que detalha as adequa\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias, o que pode incluir a instala\u00e7\u00e3o de uma nova subesta\u00e7\u00e3o el\u00e9trica que suporte o aumento de carga, assim evitando sobrecargas ou quedas de energia. Conforme o projeto, s\u00e3o indicados transformadores adequados para a distribui\u00e7\u00e3o eficiente da energia. Antes de a obra come\u00e7ar, \u00e9 preciso aprovar o projeto na concession\u00e1ria de energia local.
\nA execu\u00e7\u00e3o da nova infraestrutura el\u00e9trica ocorre com a instala\u00e7\u00e3o da subesta\u00e7\u00e3o, o posicionamento dos transformadores e a adapta\u00e7\u00e3o da rede interna para suportar os aparelhos de ar-condicionado.
\nContrata\u00e7\u00e3o simplificada
\nA contrata\u00e7\u00e3o simplificada \u00e9 um processo que agiliza a manuten\u00e7\u00e3o das escolas. Nesse modelo, a licita\u00e7\u00e3o \u00e9 feita por blocos de escolas e h\u00e1 um \u201ccat\u00e1logo de servi\u00e7os\u201d \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o da SOP para atender \u00e0s demandas com maior velocidade. N\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio licitar cada servi\u00e7o, e a escola tem uma empresa respons\u00e1vel pr\u00e9-contratada para realizar a manuten\u00e7\u00e3o. Isso acelera o processo, em compara\u00e7\u00e3o \u00e0 realiza\u00e7\u00e3o de uma licita\u00e7\u00e3o por obra, que no passado era o \u00fanico modelo poss\u00edvel.
\nA implementa\u00e7\u00e3o da contrata\u00e7\u00e3o simplificada integra a recupera\u00e7\u00e3o da capacidade de investimento por parte do Estado. Nos \u00faltimos anos, o governo do Rio Grande do Sul realizou reformas estruturantes que permitiram que se voltasse a destinar recursos para qualificar a estrutura f\u00edsica das escolas da rede estadual. Essas a\u00e7\u00f5es s\u00e3o fruto da determina\u00e7\u00e3o do governador Eduardo Leite, no in\u00edcio desta gest\u00e3o, de colocar a educa\u00e7\u00e3o como prioridade de seu segundo mandato.”
\nV\u00cdDEOS: Tudo sobre o RS<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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