{"id":6478,"date":"2025-02-08T09:22:04","date_gmt":"2025-02-08T12:22:04","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/6478"},"modified":"2025-02-08T09:22:04","modified_gmt":"2025-02-08T12:22:04","slug":"problema-no-motor-e-uma-das-linhas-de-investigacao-sobre-queda-de-aviao-em-avenida-de-sp","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/6478","title":{"rendered":"Problema no motor \u00e9 uma das linhas de investiga\u00e7\u00e3o sobre queda de avi\u00e3o em avenida de SP"},"content":{"rendered":"

Fontes consultadas pela Globonews apontam que o avi\u00e3o, de pequeno porte, havia passado uma semana em manuten\u00e7\u00e3o para resolver uma pane no sistema de RPM. Esse problema pode ter comprometido o torque e a pot\u00eancia necess\u00e1rios para a aeronave ganhar altitude e velocidade. Avi\u00e3o com prefixo PS-FEM foi fabricado em 1981
\nReprodu\u00e7\u00e3o\/TV Globo
\nUma das linhas de investiga\u00e7\u00e3o sobre a queda de um avi\u00e3o na zona oeste de S\u00e3o Paulo, ocorrida na sexta-feira (7), aponta para um poss\u00edvel defeito no motor da aeronave.
\nSegundo pilotos ouvidos pela Globonews, o modelo King Air F90 esteve em oficina uma semana antes do acidente para resolver um problema de pane no sistema de RPM de um de seus motores \u2014 o sistema monitora a velocidade de rota\u00e7\u00e3o do motor e \u00e9 importante para a decolagem e para o desempenho da aeronave. Ou seja, esse defeito pode ter afetado a pot\u00eancia e o torque necess\u00e1rios para que o avi\u00e3o conseguisse subir e atingir velocidade adequada.
\nO voo tinha como destino Porto Alegre (RS). O avi\u00e3o decolou da cabeceira 12 do Aeroporto Campo de Marte por volta das 7h15 e, dois minutos ap\u00f3s a decolagem, tentou realizar um pouso de emerg\u00eancia, mas n\u00e3o conseguiu.
\nA aeronave caiu na pista da Avenida Marqu\u00eas de S\u00e3o Vicente, altura do n\u00famero 1.874, no bairro Barra Funda, zona oeste de S\u00e3o Paulo. Um \u00e1udio de um piloto que aguardava para decolar no Campo de Marte, revelou que o comandante da aeronave acidentada havia solicitado um retorno imediato ao aeroporto momentos antes do acidente.
\nOu\u00e7a o \u00e1udio em que o piloto disse que precisava retornar imediatamente
\nAs duas v\u00edtimas fatais foram o advogado e propriet\u00e1rio da aeronave, M\u00e1rcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros. N\u00e3o havia mais passageiros a bordo.
\nAl\u00e9m das duas mortes, outras 10 pessoas ficaram feridas, incluindo passageiros de um \u00f4nibus que foi atingido pela aeronave. Todas as v\u00edtimas foram socorridas por equipes de resgate.
\nO Quarto Servi\u00e7o Regional de Investiga\u00e7\u00e3o e Preven\u00e7\u00e3o de Acidentes Aeron\u00e1uticos (Seripa IV), com sede na capital paulista, \u00e9 o respons\u00e1vel pelas investiga\u00e7\u00f5es do acidente. A Pol\u00edcia Civil e a Pol\u00edcia Federal tamb\u00e9m apuram as causas e as responsabilidades pelo acidente a\u00e9reo.
\nInfogr\u00e1fico mostra como foi queda de avi\u00e3o em avenida de S\u00e3o Paulo, nesta sexta-feira (7).
\nArte\/g1
\nAvi\u00e3o com brasileiros deportados dos EUA pousa em Belo Horizonte<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Fontes consultadas pela Globonews apontam que o avi\u00e3o, de pequeno porte, havia passado uma semana em manuten\u00e7\u00e3o para resolver uma pane no sistema de RPM. Esse problema pode ter comprometido o torque e a pot\u00eancia necess\u00e1rios para a aeronave ganhar altitude e velocidade. Avi\u00e3o com prefixo PS-FEM foi fabricado em… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-6478","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6478","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=6478"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6478\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=6478"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=6478"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=6478"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}