{"id":58019,"date":"2025-04-12T20:43:12","date_gmt":"2025-04-12T23:43:12","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/58019"},"modified":"2025-04-12T20:43:12","modified_gmt":"2025-04-12T23:43:12","slug":"mais-de-500-mil-brasileiros-sao-vitimas-de-golpes-bancarios-aplicados-por-celular-em-2024","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/58019","title":{"rendered":"Mais de 500 mil brasileiros s\u00e3o v\u00edtimas de golpes banc\u00e1rios aplicados por celular em 2024"},"content":{"rendered":"
V\u00edtima: N\u00e3o \u00e9 melhor eu procurar o meu gerente?
\nA liga\u00e7\u00e3o \u00e9 desligada.
\nNa maioria das vezes, os bandidos entram em contato com as v\u00edtimas em hor\u00e1rio comercial. Segundo a Febraban, existe uma raz\u00e3o para isso.
\nEsse \u00e9 o per\u00edodo do dia em que a pessoa est\u00e1 no trabalho, no tr\u00e2nsito, cheia de compromissos, sem tempo para mais nada. Muitas vezes, sem tempo at\u00e9 para pensar que pode cair num golpe.
\n“Exatamente. Sempre que houver um senso de urg\u00eancia atrelado a um pedido de uma institui\u00e7\u00e3o financeira alguma coisa est\u00e1 errada, porque toda a comunica\u00e7\u00e3o das institui\u00e7\u00f5es vem para informar o cliente para que ele procure dentro do seu tempo a sua institui\u00e7\u00e3o”, diz Ivo M\u00f3sca, diretor de produtos e servi\u00e7os e preven\u00e7\u00f5es a fraudes da Febraban
\nO diretor alerta que as institui\u00e7\u00f5es financeiras n\u00e3o pedem dados da conta ou senhas.
\n“\u00c9 muito normal que as institui\u00e7\u00f5es alcancem os seus clientes para informar algum tipo de problema, para que ela procure a sua central. Mas n\u00e3o \u00e9 comum, primeiro, que esse comunicado venha com algum link para voc\u00ea clicar ou seguir para algum canal diferente, que voc\u00ea tenha que instalar algum aplicativo, que voc\u00ea entre com um n\u00famero ali presente naquela mensagem.
\nEnt\u00e3o, sempre que houver um pedido para voc\u00ea buscar um canal diferente daquele oficial, que normalmente \u00e9 o aplicativo da sua pr\u00f3pria institui\u00e7\u00e3o, alguma coisa est\u00e1 errada. E o cliente nunca deve fornecer os seus dados de conta, senha, tokens, etc., para qualquer funcion\u00e1rio de uma institui\u00e7\u00e3o financeira. A institui\u00e7\u00e3o financeira nunca solicita esses dados. Por qu\u00ea? Se ela est\u00e1 entrando em contato com voc\u00ea, \u00e9 porque voc\u00ea j\u00e1 tem um canal de relacionamento. E ela sabe que est\u00e1 entrando em contato com voc\u00ea. Ent\u00e3o, n\u00e3o passe nenhum desses dados, porque se voc\u00ea estiver passando qualquer um desses dados, voc\u00ea est\u00e1 caindo no processo de golpe.”
\nMosca afirmou que “essa \u00e9 uma grande preocupa\u00e7\u00e3o. Porque por mais que as institui\u00e7\u00f5es fa\u00e7am investimentos expressivos, como \u00e9 esperado para esse ano cerca de 48 bilh\u00f5es de reais em tecnologia, a gente t\u00e1 falando de quase cinco bilh\u00f5es de reais em preven\u00e7\u00e3o a fraudes”.
\n“O que nos preocupa \u00e9 que esses golpes ocorrem n\u00e3o pela fragilidade nas institui\u00e7\u00f5es, mas sim pela argumenta\u00e7\u00e3o, pela engenharia social onde o golpista consegue os dados da credencial do cliente. Ent\u00e3o elas conseguem operar n\u00e3o por uma falha n\u00e3o para um problema na institui\u00e7\u00e3o, mas pela obten\u00e7\u00e3o das credenciais para acesso \u00e0quela conta”, explica o diretor.<\/p><\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Federa\u00e7\u00e3o Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que as institui\u00e7\u00f5es financeiras n\u00e3o pedem dados da conta ou senhas. Mais de 500 mil brasileiros s\u00e3o v\u00edtimas de golpes banc\u00e1rios aplicados por celular em 2024 Reprodu\u00e7\u00e3o\/Jornal Nacional Mais de meio milh\u00e3o de clientes de bancos ca\u00edram em golpes no ano passado. A Federa\u00e7\u00e3o… Continue lendo