{"id":58019,"date":"2025-04-12T20:43:12","date_gmt":"2025-04-12T23:43:12","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/58019"},"modified":"2025-04-12T20:43:12","modified_gmt":"2025-04-12T23:43:12","slug":"mais-de-500-mil-brasileiros-sao-vitimas-de-golpes-bancarios-aplicados-por-celular-em-2024","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/58019","title":{"rendered":"Mais de 500 mil brasileiros s\u00e3o v\u00edtimas de golpes banc\u00e1rios aplicados por celular em 2024"},"content":{"rendered":"

Federa\u00e7\u00e3o Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que as institui\u00e7\u00f5es financeiras n\u00e3o pedem dados da conta ou senhas. Mais de 500 mil brasileiros s\u00e3o v\u00edtimas de golpes banc\u00e1rios aplicados por celular em 2024
\nReprodu\u00e7\u00e3o\/Jornal Nacional
\nMais de meio milh\u00e3o de clientes de bancos ca\u00edram em golpes no ano passado. A Federa\u00e7\u00e3o Brasileira de Bancos (Febraban) fez um levantamento e mostra que a maioria foi aplicada pelo celular.
\n“Aparece pro senhor ‘compartilhar e enviar mensagem’. O senhor vai clicar em compartilhar tela pra gente dar in\u00edcio na prote\u00e7\u00e3o juntos e aceitar ou iniciar – que vai aparecer pro senhor”, diz uma voz no telefone.
\nO homem que se apresenta como o funcion\u00e1rio de uma central financeira \u00e9 um golpista. O que ele quer mesmo \u00e9 invadir o celular e ter acesso a todos os dados do cliente do banco.
\nE quando nosso produtor William Santos questiona, o bandido n\u00e3o esconde a inten\u00e7\u00e3o:
\nProdutor: \u00d4 ladr\u00e3o, c\u00ea t\u00e1 pensando que eu sou babaca. T\u00f4 te pegando. C\u00ea faz isso todo dia, c\u00ea \u00e9 ladr\u00e3o mesmo?
\nGolpista: Todo dia n\u00f3s d\u00e1 golpe. Todo dia n\u00f3s r\u00f3ba.
\nSegundo um levantamento da Federa\u00e7\u00e3o Brasileira de Bancos, esse golpe est\u00e1 entre os dez mais comuns aplicados no ano passado.
\nO mais frequente \u00e9 o da clonagem do aplicativo de mensagens. O golpista se faz passar pela v\u00edtima e pede dinheiro para os contatos dela. Em segundo lugar est\u00e1 o da falsa venda ou promo\u00e7\u00e3o.
\nGuilherme Souza Pereira, 21 anos, se animou com a possibilidade de ganhar um pr\u00eamio de 500 reais s\u00f3 respondendo a uma pesquisa. Depois de preencher tudo, teve que mandar dois Pix \u2014 era golpe.
\n“Ai, [olho] com muito mais aten\u00e7\u00e3o. Liga\u00e7\u00e3o quando recebo, um SMS, enfim, qualquer coisa que acaba aparecendo, eu acabo tomando mais um cuidado ali. Ent\u00e3o, assim, quando vejo [em] alguma rede social, um v\u00eddeo, que seja uma postagem que \u00e9 patrocinada, fico de p\u00e9 atr\u00e1s. Porque uma das coisas que acabei vendo, quando cliquei no link, falei: ‘ah, \u00e9 patrocinado, ent\u00e3o com certeza t\u00e1 seguindo todas as regras que tem que seguir e tudo o mais’. Mas n\u00e3o foi bem assim n\u00e9? “, relata.
\nO terceiro golpe mais comum \u00e9 o da falsa central telef\u00f4nica.
\nGolpista: A gente t\u00e1 entrando em contato com o senhor atrav\u00e9s de uma compra de R$ 1.222 nas Casas Bahia. A gente t\u00e1 entrando em contato com o senhor pra ver se foi o senhor mesmo que fez essa movimenta\u00e7\u00e3o.
\nA v\u00edtima responde: “N\u00e3o. Eu t\u00f4 quieto em casa aqui. N\u00e3o t\u00f4 fazendo nada”. O bandido continua a tentativa.
\nGolpista: Me fala por gentileza ag\u00eancia e conta do senhor.
\nV\u00edtima: Mas o senhor n\u00e3o sabe minha ag\u00eancia e minha conta?
\nEm seguida, a liga\u00e7\u00e3o \u00e9 desligada.
\nEm outra chamada, a golpista tenta convencer o cliente de que ele precisa recadastrar a chave de seguran\u00e7a – num site indicado por ela. S\u00f3 que o site \u00e9 falso.
\nGolpista: Senhor William… Foi identificado um novo acesso no seu aplicativo do Bradesco de um celular que ele n\u00e3o est\u00e1 cadastrado aqui no sistema. O senhor por acaso trocou de telefone?
\nProdutor: N\u00e3o! N\u00e3o troquei n\u00e3o.
\nGolpista: Mas chegou a tentar acessar sua conta de algum outro celular?
\nProdutor: N\u00e3o!
\nA golpista diz: “O celular que foi identificado foi um Iphone 8. Ent\u00e3o, provavelmente foi algum acesso indevido t\u00e1? A\u00ed, nesse caso, a orienta\u00e7\u00e3o que passamos para o cliente \u00e9 fazer o recadastro da chave de seguran\u00e7a. Esse cadastro, ele \u00e9 feito preferencialmente na ag\u00eancia ou caso o senhor n\u00e3o tenha disponibilidade de ir na ag\u00eancia ainda hoje, tb pode ser feito pelo site oficial do Bradesco. Mas a\u00ed \u00e9 necess\u00e1rio ter acesso a um computador.”<\/p>\n

V\u00edtima: N\u00e3o \u00e9 melhor eu procurar o meu gerente?
\nA liga\u00e7\u00e3o \u00e9 desligada.
\nNa maioria das vezes, os bandidos entram em contato com as v\u00edtimas em hor\u00e1rio comercial. Segundo a Febraban, existe uma raz\u00e3o para isso.
\nEsse \u00e9 o per\u00edodo do dia em que a pessoa est\u00e1 no trabalho, no tr\u00e2nsito, cheia de compromissos, sem tempo para mais nada. Muitas vezes, sem tempo at\u00e9 para pensar que pode cair num golpe.
\n“Exatamente. Sempre que houver um senso de urg\u00eancia atrelado a um pedido de uma institui\u00e7\u00e3o financeira alguma coisa est\u00e1 errada, porque toda a comunica\u00e7\u00e3o das institui\u00e7\u00f5es vem para informar o cliente para que ele procure dentro do seu tempo a sua institui\u00e7\u00e3o”, diz Ivo M\u00f3sca, diretor de produtos e servi\u00e7os e preven\u00e7\u00f5es a fraudes da Febraban
\nO diretor alerta que as institui\u00e7\u00f5es financeiras n\u00e3o pedem dados da conta ou senhas.
\n“\u00c9 muito normal que as institui\u00e7\u00f5es alcancem os seus clientes para informar algum tipo de problema, para que ela procure a sua central. Mas n\u00e3o \u00e9 comum, primeiro, que esse comunicado venha com algum link para voc\u00ea clicar ou seguir para algum canal diferente, que voc\u00ea tenha que instalar algum aplicativo, que voc\u00ea entre com um n\u00famero ali presente naquela mensagem.
\nEnt\u00e3o, sempre que houver um pedido para voc\u00ea buscar um canal diferente daquele oficial, que normalmente \u00e9 o aplicativo da sua pr\u00f3pria institui\u00e7\u00e3o, alguma coisa est\u00e1 errada. E o cliente nunca deve fornecer os seus dados de conta, senha, tokens, etc., para qualquer funcion\u00e1rio de uma institui\u00e7\u00e3o financeira. A institui\u00e7\u00e3o financeira nunca solicita esses dados. Por qu\u00ea? Se ela est\u00e1 entrando em contato com voc\u00ea, \u00e9 porque voc\u00ea j\u00e1 tem um canal de relacionamento. E ela sabe que est\u00e1 entrando em contato com voc\u00ea. Ent\u00e3o, n\u00e3o passe nenhum desses dados, porque se voc\u00ea estiver passando qualquer um desses dados, voc\u00ea est\u00e1 caindo no processo de golpe.”
\nMosca afirmou que “essa \u00e9 uma grande preocupa\u00e7\u00e3o. Porque por mais que as institui\u00e7\u00f5es fa\u00e7am investimentos expressivos, como \u00e9 esperado para esse ano cerca de 48 bilh\u00f5es de reais em tecnologia, a gente t\u00e1 falando de quase cinco bilh\u00f5es de reais em preven\u00e7\u00e3o a fraudes”.
\n“O que nos preocupa \u00e9 que esses golpes ocorrem n\u00e3o pela fragilidade nas institui\u00e7\u00f5es, mas sim pela argumenta\u00e7\u00e3o, pela engenharia social onde o golpista consegue os dados da credencial do cliente. Ent\u00e3o elas conseguem operar n\u00e3o por uma falha n\u00e3o para um problema na institui\u00e7\u00e3o, mas pela obten\u00e7\u00e3o das credenciais para acesso \u00e0quela conta”, explica o diretor.<\/p><\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Federa\u00e7\u00e3o Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que as institui\u00e7\u00f5es financeiras n\u00e3o pedem dados da conta ou senhas. Mais de 500 mil brasileiros s\u00e3o v\u00edtimas de golpes banc\u00e1rios aplicados por celular em 2024 Reprodu\u00e7\u00e3o\/Jornal Nacional Mais de meio milh\u00e3o de clientes de bancos ca\u00edram em golpes no ano passado. A Federa\u00e7\u00e3o… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-58019","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/58019","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=58019"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/58019\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=58019"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=58019"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=58019"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}