{"id":48521,"date":"2025-04-02T14:41:17","date_gmt":"2025-04-02T17:41:17","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/48521"},"modified":"2025-04-02T14:41:17","modified_gmt":"2025-04-02T17:41:17","slug":"profissao-do-futuro-o-trabalho-do-shipbroker-e-o-mercado-atual","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/48521","title":{"rendered":"Profiss\u00e3o do futuro? O trabalho do shipbroker e o mercado atual"},"content":{"rendered":"
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Pensando em mudar de \u00e1rea ou procurando apenas aprender coisas novas? Que tal tentar ser corretor de navios? \u00c9 uma profiss\u00e3o com baixa procura no Brasil, o que pode ser interessante para voc\u00ea se destacar no futuro. <\/figcaption><\/figure>\n
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Um shipbroker, como o nome sugere, trabalha como um corretor, mas de navios. \u00c9 o mesmo trabalho de um corretor de im\u00f3veis, mas os objetos s\u00e3o as embarca\u00e7\u00f5es navais, sejam pequenas, m\u00e9dias ou grandes. <\/figcaption><\/figure>\n
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N\u00e3o h\u00e1 um curso espec\u00edfico para tornar-se shipbroker. No entanto, \u00e9 bem comum que engenheiros, sobretudo navais e do petr\u00f3leo, atuem na \u00e1rea. Afinal, o conhecimento b\u00e1sico \u00e9 entender sobre os diferentes tipos de navios, compreendendo ainda a complexa engenharia que envolve um navio. <\/figcaption><\/figure>\n
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Um shipbroker tamb\u00e9m precisa ter habilidades comerciais, para atender \u00e0s demandas de oferta e de procura. Conhecimentos de idiomas, legisla\u00e7\u00e3o naval e at\u00e9 de oceanos tamb\u00e9m s\u00e3o bem-vindos. <\/figcaption><\/figure>\n
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O corretor de navios precisa estar atento a detalhes como consumo de combust\u00edvel e compreender que sustentabilidade \u00e9 um tema comum e necess\u00e1rio nas opera\u00e7\u00f5es recentes. <\/figcaption><\/figure>\n
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Imagine que voc\u00ea precisa exportar uma carga. Qual o tamanho da embarca\u00e7\u00e3o usar? Quanto tempo deve durar o contrato? Onde achar a embarca\u00e7\u00e3o ideal? Com quem falar? E se a embarca\u00e7\u00e3o der defeito no meio da opera\u00e7\u00e3o, de quem \u00e9 a responsabilidade? S\u00e3o perguntas que o corretor responder\u00e1 para voc\u00ea.
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A Petrobras costuma lan\u00e7ar licita\u00e7\u00f5es para contratar embarca\u00e7\u00f5es semanalmente. O corretor de navios tamb\u00e9m oferece servi\u00e7os de consultoria, indicando aos interessados quais pre\u00e7os eles devem oferecer para ganhar o certame. <\/figcaption><\/figure>\n
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O corretor n\u00e3o atua s\u00f3 com aluguel (afretamento na linguagem t\u00e9cnica), compra e venda de embarca\u00e7\u00f5es. O profissional tamb\u00e9m trabalha guiando as embarca\u00e7\u00f5es mais antigas ao melhor estaleiro para o reparo. <\/figcaption><\/figure>\n
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O shipbroker tem a capacidade de projetar o mercado mar\u00edtimo, por estar em uma posi\u00e7\u00e3o onde ele dialoga com todos os setores do universo naval. Como \u00e9 uma \u00e1rea complexa, extensa e que envolve na\u00e7\u00f5es e neg\u00f3cios, tamb\u00e9m h\u00e1 jovens que se formam em R.I (rela\u00e7\u00f5es internacionais) atuando como corretores navais. <\/figcaption><\/figure>\n
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Nos \u00faltimos meses, o Brasil tem visto um reaquecimento do setor naval, com a Petrobras lan\u00e7ando ainda mais licita\u00e7\u00f5es e descobrindo novos po\u00e7os de petr\u00f3leo. Al\u00e9m disso, h\u00e1 estaleiros sendo abertos e reabertos, n\u00e3o s\u00f3 para reparar embarca\u00e7\u00f5es, mas tamb\u00e9m para construir novas. <\/figcaption><\/figure>\n
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Todas essas transa\u00e7\u00f5es envolvem um caminh\u00e3o de dinheiro, e o shipbroker pode ganhar um bom percentual sobre cada neg\u00f3cio fechado. \u00c9 comum vermos um corretor faturando cerca de R$10 mil por m\u00eas.
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O Governo Federal e o Ibama discutem a libera\u00e7\u00e3o da explora\u00e7\u00e3o de petr\u00f3leo na Margem Equatorial Brasileira, promissora \u00e1rea que envolve o litoral do Norte e, sobretudo, do Nordeste. <\/figcaption><\/figure>\n
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O presidente Lula e a Petrobras j\u00e1 afirmaram que s\u00e3o favor\u00e1veis, enquanto o Ibama ainda quer mais garantias de que a explora\u00e7\u00e3o n\u00e3o trar\u00e1 preju\u00edzos e n\u00e3o a autoriza. <\/figcaption><\/figure>\n
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As principais empresas do Brasil na \u00e1rea s\u00e3o a WSB Advisors, a Clarksons e a BrazilShip. Cada uma com um foco em embarca\u00e7\u00e3o diferente, como navios-tanque, navios-plataforma, navios-sonda, OSVs, entre outros. <\/figcaption><\/figure>\n
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A WSB fornece uma das maiores bases de dados do mercado sobre as embarca\u00e7\u00f5es, al\u00e9m de promover um notici\u00e1rio das principais transa\u00e7\u00f5es em suas redes sociais.<\/figcaption><\/figure>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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