{"id":46328,"date":"2025-03-31T10:14:35","date_gmt":"2025-03-31T13:14:35","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/46328"},"modified":"2025-03-31T10:14:35","modified_gmt":"2025-03-31T13:14:35","slug":"empresa-vencedora-do-leilao-das-linhas-11-12-e-13-da-cptm-deve-assinar-contrato-de-concessao-nos-proximos-3-meses","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/46328","title":{"rendered":"Empresa vencedora do leil\u00e3o das linhas 11, 12 e 13 da CPTM deve assinar contrato de concess\u00e3o nos pr\u00f3ximos 3 meses"},"content":{"rendered":"

Concess\u00e3o ao Grupo Comporte prev\u00ea R$ 14,3 bilh\u00f5es em investimentos, com R$ 10 bilh\u00f5es ressarcidos pelo estado. Transi\u00e7\u00e3o durar\u00e1 2 anos. A partir de 2026, governo de SP perder\u00e1 controle das linhas de trem e metr\u00f4, passando a administrar apenas cinco. Trem da CPTM circula pela esta\u00e7\u00e3o Tatuap\u00e9, na Zona Leste de S\u00e3o Paulo.
\nDivulga\u00e7\u00e3o\/GESP
\nEmpresa vencedora do leil\u00e3o das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, o Grupo Comporte Participa\u00e7\u00f5es S.A deve assinar o contrato de concess\u00e3o com o governo de S\u00e3o Paulo ainda no 2\u00b0 trimestre deste ano, segundo o Pal\u00e1cio dos Bandeirantes.
\nA Secretaria de Parcerias em Investimento (SPI) afirma que, ap\u00f3s a assinatura do contrato, come\u00e7a o processo de transi\u00e7\u00e3o de trens por parte da CPTM para a empresa vencedora.
\nPara evitar as falhas ocorridas a partir de 2022, quando a Viamobilidade assumiu as linhas 8 e 9, a gest\u00e3o Tarc\u00edsio de Freitas (Republicanos) diz que o processo de transi\u00e7\u00e3o total entre CPTM e Comporte deve durar ao menos dois anos.
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\n\u201cO novo contrato [que ser\u00e1 assinado] traz uma s\u00e9rie de inova\u00e7\u00f5es e aprimoramentos regulat\u00f3rios, incluindo um programa de investimentos iniciais e uma fase de transi\u00e7\u00e3o operacional de 24 meses, com previs\u00e3o de treinamentos e opera\u00e7\u00e3o assistida da concession\u00e1ria”, disse a pasta.
\nSegundo a pasta, \u201cessa fase tem como objetivo garantir uma migra\u00e7\u00e3o eficiente entre a gest\u00e3o da CPTM e a nova concession\u00e1ria, proporcionando mais seguran\u00e7a e continuidade na presta\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o\u201d.
\n\ud83d\udc49 Controlado pela fam\u00edlia do fundador da companhia a\u00e9rea Gol \u2013 Nen\u00ea Constantino \u2013 o Grupo Comporte superou a Viamobilidade no leil\u00e3o realizado na B3 na \u00faltima sexta (28), arrematando as tr\u00eas linhas da CPTM pelo valor de R$ 14,3 bilh\u00f5es, al\u00e9m da opera\u00e7\u00e3o do Expresso Aeroporto.
\nParte desse valor – R$ 10 bilh\u00f5es – ser\u00e1 ressarcido pelo estado ao longo dos 25 anos de concess\u00e3o.
\nA empresa tamb\u00e9m ofereceu desconto de 2,57% ao governo paulista sobre os pagamentos que receber\u00e1 futuramente, com valor m\u00e1ximo de R$ 1,49 bilh\u00e3o por ano.
\nEmpresa Comporte ganha leil\u00e3o da CPTM
\nHegemonia perdida
\nAssim que a nova empresa assumir e as novas linhas privadas forem inauguradas em 2026, o estado de S\u00e3o Paulo perder\u00e1 a hegemonia do controle das linhas de transporte sobre trilhos na Grande SP.
\nAtualmente, o estado tem nove linhas sob sua responsabilidade direta na opera\u00e7\u00e3o: cinco linhas da CPTM e quatro do Metr\u00f4. J\u00e1 a iniciativa privada \u00e9 respons\u00e1vel pela opera\u00e7\u00e3o de quatro linhas: duas de trens e duas de metr\u00f4.
\nDuas linhas privadas tamb\u00e9m est\u00e3o em constru\u00e7\u00e3o e devem mudar a l\u00f3gica da opera\u00e7\u00e3o das linhas de transporte sobre trilhos na Grande SP, que devem ficar da seguinte forma:
\nEmpresas privadas \u2013 opera\u00e7\u00e3o de 10 linhas (sete de trens, tr\u00eas de metr\u00f4)
\nGoverno de SP – 5 linhas (quatro de metr\u00f4 + monotrilho e uma de trem)
\nTrens metropolitanos (sete linhas):
\n7 \u2013 Rubi – TiC Trens (dezembro de 2024 come\u00e7ou a opera\u00e7\u00e3o assistida em conjunto com a CPTM e em 26 de novembro de 2025 inicia opera\u00e7\u00e3o privada total);
\n8 \u2013 Diamante – ViaMobilidade;
\n9 \u2013 Esmeralda – ViaMobilidade;
\n11- Coral \u2013 Grupo Comporte;
\n12 – Safira – Grupo Comporte;
\n13-Jade – Grupo Comporte;
\n17-Ouro (Monotrilho) \u2013 ViaMobilidade (entrega prevista para 2026).
\nLinhas privadas de metr\u00f4 (tr\u00eas linhas):
\n4 – Amarela \u2013 ViaQuatro;
\n5 – Lil\u00e1s \u2013 ViaMobilidade;
\n6 \u2013 Laranja – Concession\u00e1ria Linha Uni \/ Acciona (Entrega prevista para outubro de 2026).
\nLinhas operadas pelo governo de SP (cinco linhas):
\n1-Azul- Metr\u00f4;
\n2-Verde – Metr\u00f4;
\n3-Vermelha – Metr\u00f4;
\n15-Prata (Monotrilho) – Metr\u00f4;
\nLinha 10-Turquesa -CPTM.
\nComo foi o leil\u00e3o
\nGrupo administrado pelo fundador da Gol vence leil\u00e3o das linhas 11, 12 e 13 de trem em SP
\nA Comporte ofereceu 2,57% de desconto sobre os pagamentos que receber\u00e1 do governo paulista, com valor m\u00e1ximo de R$ 1,49 bilh\u00e3o por ano. Contratos de concess\u00e3o preveem que o poder p\u00fablico pague \u00e0 empresa pela presta\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o.
\nA CCR, derrotada na disputa, ofereceu 1,45% de desconto. Como a diferen\u00e7a entre as propostas foi acima de 20%, n\u00e3o houve nova rodada de lances.
\nCom a proposta da Comporte, o estado economizar\u00e1 at\u00e9 R$ 38,2 milh\u00f5es por ano, ou R$ 957 milh\u00f5es ao longo dos 25 anos de concess\u00e3o.
\n“As pessoas \u00e0s vezes n\u00e3o t\u00eam no\u00e7\u00e3o do que que \u00e9 um desconto de 2,57% na contrapresta\u00e7\u00e3o, mas isso, ao longo do per\u00edodo de concess\u00e3o, a gente t\u00e1 falando de R$ 1 bilh\u00e3o, \u00e9 muito significativo”, comentou o governador Tarc\u00edsio de Freitas.
\nO Grupo Comporte \u00e9 o mesmo que vai construir o trem entre a capital paulista e Campinas, no interior de SP.
\n“A Comporte, mais uma vez, est\u00e1 aqui presente. Muito feliz de conquistar mais essa concess\u00e3o e agradecer tamb\u00e9m \u00e0 fam\u00edlia Constantino, que nos confiou tamb\u00e9m a condu\u00e7\u00e3o dessa proposta”, disse Jos\u00e9 Efraim Neves, diretor institucional da Comporte, ap\u00f3s an\u00fancio do resultado.
\nLEIA MAIS:
\nDuas linhas da ViaMobilidade tiveram o dobro de falhas de quatro linhas da CPTM nos \u00faltimos 3 anos
\nCCR, que inclui a ViaMobilidade, e Grupo Comporte s\u00e3o \u00fanicas empresas que apresentaram proposta para leil\u00e3o das tr\u00eas linhas de trens da CPTM
\nRaio-x das linhas leiloadas
\nRaio-x das linhas leiloadas
\nArte\/g1
\nHist\u00f3rico de falhas das linhas 8 e 9
\nComo o g1 mostrou, as duas linhas de trem operadas pela concession\u00e1ria ViaMobilidade apresentaram quase o dobro de falhas do que as registradas em quatro linhas da CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira) nos \u00faltimos tr\u00eas anos.
\nNa Assembleia Legislativa de S\u00e3o Paulo (Alesp), a oposi\u00e7\u00e3o chegou a dizer que o governo de Tarc\u00edsio estaria indo por \u201cum caminho equivocado\u201d ao entregar novas linhas de trem para a iniciativa privada sem antes resolver problemas das linhas que j\u00e1 foram transferidas ao setor privado.
\nEle se referem \u00e0s constantes falhas registradas nas linhas Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda, ap\u00f3s serem repassadas para a Viamobilidade em 2022.
\nOs problemas enfrentados pela concession\u00e1ria foram inclusive objeto de investiga\u00e7\u00e3o do Minist\u00e9rio P\u00fablico de S\u00e3o Paulo e levaram o governo paulista a aplicar mais de R$ 40 milh\u00f5es em multas \u00e0 empresa do Grupo CCR.
\nInfra\u00e7\u00f5es contratuais da Viamobilidade acumulam milh\u00f5es em multas
\nRespons\u00e1vel pelo edital do leil\u00e3o, Augusto Almudin afirma que o governo paulista previu nesse novo processo de concess\u00e3o mecanismos para que as falhas registradas no in\u00edcio da opera\u00e7\u00e3o da ViaMobilidade n\u00e3o se repitam de novo.
\nConcess\u00e3o das linhas 8 e 9 de trens \u00e0 ViaMobilidade completa 1 ano com v\u00e1rias falhas; empresa promete investir R$ 3,8 bi em melhorias
\nQuem \u00e9 o Grupo Comporte
\nCons\u00f3rcio de grupo chin\u00eas e brasileiro vence leil\u00e3o do trem que vai ligar SP e Campinas
\nO Grupo Comporte \u00e9 administrado pela fam\u00edlia do empres\u00e1rio Nen\u00ea Constantino, um dos principais nomes no ramo de transporte do Brasil e fundador da empresa Gol Linhas A\u00e9reas.
\nA empresa administra atualmente o metr\u00f4 de Belo Horizonte (MG) e, em fevereiro do ano passado, se juntou \u00e0 empresa chinesa China Railway Construction Corporation (CRCC) no “Cons\u00f3rcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos”.
\nO cons\u00f3rcio venceu o leil\u00e3o do Trem Intercidades (TIC) para constru\u00e7\u00e3o da linha de trem que deve ligar as cidades de S\u00e3o Paulo e Campinas, prometendo investimentos de R$ 14,2 bilh\u00f5es na obra e tarifa de R$ 64 no servi\u00e7o. A empresa tamb\u00e9m vai administrar a linha 7-Rubi da CPTM.
\nProjeto prev\u00ea linha de trem de S\u00e3o Paulo a Campinas em pouco mais de 1h
\nA Comporte Participa\u00e7\u00f5es S.A. \u00e9 uma holding que tamb\u00e9m controla v\u00e1rias empresas de \u00f4nibus no estado de S\u00e3o Paulo, como a Via\u00e7\u00e3o Piracicabana, Expresso de Prata, Expresso Itamarati e Via\u00e7\u00e3o Luwasa, por exemplo.
\nA companhia opera atualmente o VLT entre as cidades de Santos e S\u00e3o Vicente, no litoral Sul de S\u00e3o Paulo, atrav\u00e9s da subsidi\u00e1ria BR Mobilidade, al\u00e9m de ser dona de aplicativos de vendas de passagens de \u00f4nibus como Mobif\u00e1cil e 4Bus.
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Concess\u00e3o ao Grupo Comporte prev\u00ea R$ 14,3 bilh\u00f5es em investimentos, com R$ 10 bilh\u00f5es ressarcidos pelo estado. Transi\u00e7\u00e3o durar\u00e1 2 anos. A partir de 2026, governo de SP perder\u00e1 controle das linhas de trem e metr\u00f4, passando a administrar apenas cinco. Trem da CPTM circula pela esta\u00e7\u00e3o Tatuap\u00e9, na Zona… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-46328","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/46328","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=46328"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/46328\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=46328"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=46328"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=46328"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}