{"id":45688,"date":"2025-03-30T08:19:22","date_gmt":"2025-03-30T11:19:22","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/45688"},"modified":"2025-03-30T08:19:22","modified_gmt":"2025-03-30T11:19:22","slug":"pesquisa-aponta-que-empreender-e-o-sonho-de-6-em-cada-10-brasileiros-no-interior-de-sp-franquias-sao-exemplos-de-sucesso-no-setor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/45688","title":{"rendered":"Pesquisa aponta que empreender \u00e9 o sonho de 6 em cada 10 brasileiros; no interior de SP franquias s\u00e3o exemplos de sucesso no setor"},"content":{"rendered":"

Segmentos como papelaria, sal\u00e3o de beleza e perfumaria, ag\u00eancia de viagens e pet shops s\u00e3o destacados como promissores para 2025. Franquias regionais se tornam op\u00e7\u00e3o para interessados em empreender nas regi\u00f5es de Bauru (SP) e Mar\u00edlia (SP). Empreender \u00e9 o sonho de 6 em cada 10 brasileiros, revela pesquisa
\nUm levantamento feito por uma rede internacional de pesquisa, com apoio do Sebrae, mostra que seis em cada 10 brasileiros t\u00eam o sonho de empreender. Dentro desse contexto, casos de sucesso de franquias criadas em cidades das regi\u00f5es de Bauru (SP) e Mar\u00edlia (SP) incentivam os interessados que buscam mais autonomia e bons ganhos.
\n\ud83d\udcf2 Participe do canal do g1 Bauru e Mar\u00edlia no WhatsApp
\nOs segmentos de papelaria, sal\u00e3o de beleza e perfumaria, ag\u00eancia de viagens e pet shops foram alguns dos ramos destacados como promissores para 2025, mas, \u00e0s vezes, analisar a necessidade do local faz a diferen\u00e7a.
\nEmpreender \u00e9 o sonho de 6 em cada 10 brasileiros; franquias regionais se destacam em Bauru (SP) e Mar\u00edlia (SP)
\nReprodu\u00e7\u00e3o\/TV TEM
\n\ud83d\udc87\ud83c\udffb\u200d\u2640\ufe0f Donos do pr\u00f3prio neg\u00f3cio
\nFoi assim que Mayara Leatti, de Mar\u00edlia, decidiu abrir um sal\u00e3o de beleza com sua amiga na regi\u00e3o onde mora, em 2024. Atualmente, o neg\u00f3cio expandiu e, visualizando a possibilidade de faturar ainda mais, eles reformaram o pr\u00e9dio onde atendiam e come\u00e7aram a alugar as salas para outros empreendedores.
\n“N\u00f3s contamos com o servi\u00e7o de esmalteria, podologia, esteticista corporal, facial e profissionais especializados na \u00e1rea de c\u00edlios e sobrancelha”, afirma a empreendedora.
\nEsse tipo de modelo de neg\u00f3cio agrada a clientela, que consegue ter praticidade no dia a dia. “Manicure, cabelo, maquiagem, voc\u00ea pode vir aqui e ter todos os servi\u00e7os, sem precisar se deslocar para outro local. \u00c9 maravilhoso a gente encontrar tudo em um s\u00f3 ambiente”, afirmou Cristina Bocchile, uma das clientes que frequenta o local.
\nSal\u00e3o de Mayara oferece servi\u00e7o completo, desde cabelo e maquiagem at\u00e9 procedimentos est\u00e9ticos
\nReprodu\u00e7\u00e3o\/TV TEM
\nPara a parcela de brasileiros que sonha em abrir o pr\u00f3prio neg\u00f3cio, a meta, segundo a pesquisa, \u00e9 focar em empreendimentos de baixo custo e alta rentabilidade.
\nO setor de beleza faz parte dos 10 segmentos promissores para 2025, segundo o levantamento em parceria com o Sebrae, sendo os outros nove:
\nCorretor de im\u00f3veis
\nDesigner gr\u00e1fico;
\nDistribuidora de bebidas;
\nEscrit\u00f3rio de consultoria;
\nF\u00e1brica de produtos de chocolate;
\nPapelaria;
\nImobili\u00e1ria;
\nPet shop;
\nAg\u00eancia de viagens.
\nDe acordo com Cristiane Souza, gerente do escrit\u00f3rio regional do Sebrae-SP, essas tend\u00eancias vieram depois da pandemia. “S\u00e3o investimentos mais baixos e oportunidades de flexibilidade, como para trabalhar home office ou ter hor\u00e1rios mais flex\u00edveis para fazer a a\u00e7\u00e3o e a gest\u00e3o do seu neg\u00f3cio”, explica.
\nAl\u00e9m disso, ela destaca a import\u00e2ncia dos estudos e das an\u00e1lises de mercado, pois o sucesso \u00e9 relacionado ao perfil do cliente, \u00e0 localidade do empreendimento e at\u00e9 \u00e0 experi\u00eancia do pr\u00f3prio dono.
\n\ud83c\udf69 Franquias regionais de sucesso
\nFranquias regionais ganham espa\u00e7o no Brasil e servem de exemplo para novos empreendedores
\nA vontade de Isadora Sasso, moradora de Bauru, de comer donuts em 2019 se tornou, seis anos depois, um neg\u00f3cio rent\u00e1vel presente em mais de cinco estados do pa\u00eds, com 26 unidades espalhadas pelo Brasil.
\nO neg\u00f3cio foi desenvolvido em parceria com o marido, Gabriel Lopes. O casal tinha experimentado o doce de origem americana em uma viagem, e decidiu come\u00e7ar as vendas ap\u00f3s ver um mercado n\u00e3o explorado no munic\u00edpio. A expans\u00e3o n\u00e3o demorou a vir.
\n“Logo que a gente inaugurou a primeira unidade, muitos clientes vinham perguntar se era franquia e foi onde surgiu a ideia, o interesse em estudar sobre esse ramo e em formatar a opera\u00e7\u00e3o para virar uma franquia”, explica a empres\u00e1ria.
\nEmpreender \u00e9 o sonho de seis em cada 10 brasileiros; franquias regionais se destacam em Bauru (SP) e Mar\u00edlia (SP)
\nReprodu\u00e7\u00e3o\/TV TEM
\nSegundo a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Franquias, em 2024, o setor registrou um crescimento de 13,5% no faturamento, e, para 2025, as proje\u00e7\u00f5es indicam que o faturamento desse tipo de mercado deve crescer em torno de 10%.
\nRafaela Brugnatti, analista de neg\u00f3cios do Sebrae, levanta um t\u00f3pico a ser pensado para abrir a franquia: “\u00c9 preciso fortalecer ainda mais a marca j\u00e1 existente, porque \u00e9 ela que vai atrair esse p\u00fablico de franqueados interessados em adquirir”, ressalta.
\nPara os interessados em expandir o neg\u00f3cio, o Sebrae disponibiliza gratuitamente um guia de solu\u00e7\u00f5es para os franqueadores, com capacita\u00e7\u00f5es e diagn\u00f3sticos que ir\u00e3o auxiliar os empreendedores. Gabriel, com experi\u00eancia no ramo, d\u00e1 um conselho aos interessados.
\n“Tem que ser um neg\u00f3cio escal\u00e1vel, ou seja, que consiga crescer em uma propor\u00e7\u00e3o r\u00e1pida. As franquias s\u00e3o expans\u00f5es agressivas para a marca se tornar cada vez mais conhecida e, consequentemente, os franqueados acompanharem esse crescimento.”
\nVeja mais not\u00edcias da regi\u00e3o no g1 Bauru e Mar\u00edlia
\nV\u00cdDEOS: assista \u00e0s reportagens da regi\u00e3o<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Segmentos como papelaria, sal\u00e3o de beleza e perfumaria, ag\u00eancia de viagens e pet shops s\u00e3o destacados como promissores para 2025. Franquias regionais se tornam op\u00e7\u00e3o para interessados em empreender nas regi\u00f5es de Bauru (SP) e Mar\u00edlia (SP). Empreender \u00e9 o sonho de 6 em cada 10 brasileiros, revela pesquisa Um… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-45688","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/45688","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=45688"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/45688\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=45688"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=45688"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=45688"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}