{"id":41516,"date":"2025-03-25T08:12:00","date_gmt":"2025-03-25T11:12:00","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/41516"},"modified":"2025-03-25T08:12:00","modified_gmt":"2025-03-25T11:12:00","slug":"rodovia-via-mar-sc-inicia-estudo-para-definir-tracado-de-corredor-alternativo-para-br-101","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/41516","title":{"rendered":"Rodovia Via Mar: SC inicia estudo para definir tra\u00e7ado de corredor alternativo para BR-101"},"content":{"rendered":"
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Santa Catarina deu mais um passo para viabilizar a constru\u00e7\u00e3o da rodovia Via Mar, corredor alternativo \u00e0 BR-101 no Litoral Norte do estado. Na noite de segunda-feira (24), o governador Jorginho Mello assinou a ordem de servi\u00e7o para o estudo de impacto ambiental da obra durante o evento \u201cO Norte encontra o Norte\u201d, realizado na Acij (Associa\u00e7\u00e3o Empresarial de Joinville).<\/p>\n

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Rodovia Via Mar: SC inicia estudo para definir tra\u00e7ado de corredor alternativo para BR-101 – Eduardo Valente\/Secom\/Divulga\u00e7\u00e3o\/ND<\/span><\/p>\n

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O projeto Via Mar, com 145 quil\u00f4metros de extens\u00e3o, ser\u00e1 viabilizado por meio de parceria p\u00fablico-privada e deve cerca de R$ 7 bilh\u00f5es – Eduardo Valente\/Secom\/Divulga\u00e7\u00e3o\/ND<\/span><\/p>\n

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O estudo, segundo o governo estadual, ser\u00e1 fundamental para definir o melhor tra\u00e7ado da rodovia, garantir a compatibiliza\u00e7\u00e3o ambiental dos quatro projetos em andamento e viabilizar o licenciamento da obra. A Via Mar ser\u00e1 uma alternativa \u00e0 BR-101, conectando Joinville ao anel vi\u00e1rio da Grande Florian\u00f3polis. O projeto, com 145 quil\u00f4metros de extens\u00e3o, ser\u00e1 viabilizado por meio de parceria p\u00fablico-privada.<\/p>\n

\u201cA BR-101 colapsou sob a responsabilidade do governo federal e da concession\u00e1ria. Como parece que eles n\u00e3o est\u00e3o dispostos a agir, encontramos essa solu\u00e7\u00e3o. \u00c9 um projeto de longo prazo, mas necess\u00e1rio. Estamos acelerando o processo e o estudo ambiental \u00e9 uma etapa essencial para definir o tra\u00e7ado e os detalhes da obra. Vai ajudar a escoar a produ\u00e7\u00e3o nos nossos portos, melhorar a vida do catarinense e fomentar mais o turismo\u201d, afirmou Jorginho Mello.<\/p>\n

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, destacou o impacto positivo para a cidade. \u201cEssa nova rodovia n\u00e3o s\u00f3 facilitar\u00e1 a vida dos motoristas, mas tamb\u00e9m tornar\u00e1 Joinville ainda mais forte economicamente\u201d.\u00a0J\u00e1 o presidente da Acij, Guilherme Bertani, enfatizou a import\u00e2ncia da obra para o setor produtivo. \u201cA infraestrutura moderna \u00e9 essencial para o crescimento das nossas empresas. A Via Mar ser\u00e1 um corredor log\u00edstico fundamental para o desenvolvimento sustent\u00e1vel do estado\u201d.<\/p>\n

Detalhes do estudo<\/h2>\n

O estudo ter\u00e1 investimento de quase R$ 3 milh\u00f5es e prazo de execu\u00e7\u00e3o de 750 dias. A previs\u00e3o \u00e9 que a solicita\u00e7\u00e3o da Licen\u00e7a Pr\u00e9via seja conclu\u00edda em at\u00e9 um ano. O per\u00edodo restante ser\u00e1 destinado \u00e0 obten\u00e7\u00e3o da Licen\u00e7a Ambiental de Instala\u00e7\u00e3o de cada um dos cinco trechos da rodovia.<\/p>\n

Com 60% da popula\u00e7\u00e3o catarinense vivendo na faixa litor\u00e2nea, a Via Mar promete reduzir custos log\u00edsticos e melhorar a conex\u00e3o entre os principais portos do estado, como os de Itaja\u00ed e S\u00e3o Francisco do Sul.<\/p>\n

Estrutura da rodovia<\/h2>\n

O projeto prev\u00ea uma rodovia com seis faixas, tr\u00eas em cada sentido. A extens\u00e3o total de 145,2 quil\u00f4metros ser\u00e1 dividida em cinco lotes:<\/p>\n