{"id":17045,"date":"2025-02-21T10:32:02","date_gmt":"2025-02-21T13:32:02","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/17045"},"modified":"2025-02-21T10:32:02","modified_gmt":"2025-02-21T13:32:02","slug":"conheca-as-politicas-para-incentivar-o-uso-de-veiculos-pesados-movidos-a-gas-natural","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/17045","title":{"rendered":"Conhe\u00e7a as pol\u00edticas para incentivar o uso de ve\u00edculos pesados movidos a g\u00e1s natural"},"content":{"rendered":"
O g\u00e1s natural veicular emite menos poluentes e melhora a qualidade do ar, al\u00e9m de proporcionar maior economia por quil\u00f4metro rodado em rela\u00e7\u00e3o ao diesel \u2013 Foto: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n<\/div>\n
A demanda por g\u00e1s natural veicular (GNV) traz benef\u00edcios ambientais e \u00e9 impulsionada pela busca por alternativas mais sustent\u00e1veis e econ\u00f4micas no transporte. Desde 1 de fevereiro, o pre\u00e7o do g\u00e1s natural destinado \u00e0s distribuidoras teve uma redu\u00e7\u00e3o m\u00e9dia de 1%, refletindo uma queda total de at\u00e9 23% desde dezembro de 2022, segundo a Ag\u00eancia Brasil.<\/p>\n
Essa mudan\u00e7a se d\u00e1 em um contexto no qual a gest\u00e3o eficiente de recursos e os custos envolvem n\u00e3o apenas o pre\u00e7o de venda, mas tamb\u00e9m o transporte e os tributos associados, que podem impactar o valor final para o usu\u00e1rio e as empresas.<\/p>\n
Em Minas Gerais, por exemplo, o governo estadual decidiu prorrogar at\u00e9 o final de 2025 a pol\u00edtica de margem vari\u00e1vel para o G\u00e1s Natural Veicular (GNV), com o objetivo de aumentar a competitividade do setor.<\/p>\n
A medida estabelece que a margem de pre\u00e7o do GNV ser\u00e1 ajustada semanalmente, com base na compara\u00e7\u00e3o com os pre\u00e7os da gasolina. Essa estrat\u00e9gia j\u00e1 demonstrou resultados positivos desde sua implementa\u00e7\u00e3o em 2022, proporcionando descontos que podem chegar a 34% para ve\u00edculos leves e 13% para frotas pesadas, em compara\u00e7\u00e3o ao combust\u00edvel tradicional, como informa o governo do estado.<\/p>\n
Al\u00e9m disso, atrav\u00e9s da Resolu\u00e7\u00e3o Sede N\u00ba 05, aprovada em janeiro deste ano, a secretaria do estado passar\u00e1 a monitorar o volume de g\u00e1s comercializado e a divulgar um PCSM fixo, evitando impactos diretos nas tarifas devido a varia\u00e7\u00f5es di\u00e1rias.<\/p>\n
O g\u00e1s natural veicular \u00e9 muitas vezes reconhecido por suas vantagens ambientais. A redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es e a compara\u00e7\u00e3o com combust\u00edveis tradicionais s\u00e3o t\u00f3picos centrais neste contexto. A infraestrutura para abastecimento no Brasil tamb\u00e9m desempenha um papel significativo na ado\u00e7\u00e3o e no impacto do GNV.<\/p>\n
O g\u00e1s natural emite aproximadamente 50% menos di\u00f3xido de carbono do que o carv\u00e3o e 30% menos do que o petr\u00f3leo. Essa caracter\u00edstica torna-o uma alternativa energ\u00e9tica mais limpa, o que pode promover uma transi\u00e7\u00e3o para uma matriz menos poluente.<\/p>\n
Ao queimar g\u00e1s natural, ocorre uma redu\u00e7\u00e3o significativa na emiss\u00e3o de poluentes atmosf\u00e9ricos, como \u00f3xidos de nitrog\u00eanio e enxofre.<\/p>\n
O uso do GNV contribui para a melhoria da qualidade do ar nas \u00e1reas urbanas, beneficiando a sa\u00fade p\u00fablica.<\/p>\n
Comparado a combust\u00edveis tradicionais, o GNV tem vantagens not\u00e1veis. Os ve\u00edculos que utilizam GNV podem ter uma redu\u00e7\u00e3o de 25% a 30% nas emiss\u00f5es de gases do efeito estufa em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 gasolina e ao diesel.<\/p>\n
Al\u00e9m disso, a utiliza\u00e7\u00e3o do GNV resulta em menor contamina\u00e7\u00e3o do solo e da \u00e1gua. O risco de vazamentos \u00e9 minimizado em compara\u00e7\u00e3o com combust\u00edveis l\u00edquidos. Isso contribui para a preserva\u00e7\u00e3o dos recursos naturais e a minimiza\u00e7\u00e3o dos danos ecol\u00f3gicos.<\/p>\n
O Brasil conta com uma infraestrutura em expans\u00e3o para o abastecimento de GNV. Postos de abastecimento est\u00e3o presentes, por exemplo, em estados como Minas Gerais, Paran\u00e1 e Rio de Janeiro.<\/p>\n
No Paran\u00e1, o Projeto Corredores Sustent\u00e1veis inaugurou no ano passado a primeira rota que liga Curitiba a Londrina, contando com oito postos de abastecimento de G\u00e1s Natural Veicular (GNV) para ve\u00edculos pesados, como caminh\u00f5es.<\/p>\n
Segundo o governo paranaense, essa infraestrutura n\u00e3o apenas assegura a autonomia de trajeto entre o interior do estado e o Porto de Paranagu\u00e1, mas tamb\u00e9m integra o Paran\u00e1 \u00e0s rotas de S\u00e3o Paulo e Santa Catarina.<\/p>\n
O projeto, que teve in\u00edcio em 2020, busca conectar produtores e consumidores, promovendo o uso do biometano e g\u00e1s natural no transporte de cargas, especialmente no agroneg\u00f3cio.<\/p>\n
J\u00e1 em Minas Gerais, a Companhia de G\u00e1s de Minas Gerais (Gasmig) prev\u00ea que, at\u00e9 2026, haver\u00e1 o lan\u00e7amento de dez novos postos de abastecimento no estado.<\/p>\n
O governo estadual tem investido cerca de R$ 3 milh\u00f5es na expans\u00e3o da rede de g\u00e1s natural veicular. Segundo o Di\u00e1rio do Com\u00e9rcio, esse esfor\u00e7o visa garantir um posto a cada 400 quil\u00f4metros nas principais rodovias que conectam Minas a outros estados, facilitando o acesso ao GNV em regi\u00f5es estrat\u00e9gicas.<\/p>\n
Durante a COP29, um painel promovido pela Confedera\u00e7\u00e3o Nacional do Transporte (CNT) destacou a import\u00e2ncia da renova\u00e7\u00e3o da frota de ve\u00edculos pesados como uma estrat\u00e9gia para a descarboniza\u00e7\u00e3o do setor no Brasil.<\/p>\n
Vander Costa, presidente do Sistema Transporte, refor\u00e7ou que, embora o pa\u00eds possua uma matriz energ\u00e9tica predominantemente renov\u00e1vel, ainda enfrenta desafios em termos de infraestrutura, especialmente para uma frota totalmente el\u00e9trica.<\/p>\n
Nesse contexto, caminh\u00f5es a g\u00e1s e outras solu\u00e7\u00f5es, como o diesel verde, s\u00e3o vistos como alternativas vi\u00e1veis para a transi\u00e7\u00e3o energ\u00e9tica no curto prazo.<\/p>\n
Costa tamb\u00e9m alertou que a moderniza\u00e7\u00e3o da frota n\u00e3o \u00e9 apenas uma quest\u00e3o de efici\u00eancia ambiental, mas tamb\u00e9m de seguran\u00e7a nas estradas, dado que ve\u00edculos antigos est\u00e3o associados a um aumento nos acidentes.<\/p>\n
A demanda por g\u00e1s natural veicular (GNV) traz benef\u00edcios ambientais e \u00e9 impulsionada pela busca por alternativas mais sustent\u00e1veis e econ\u00f4micas no transporte \u2013 Foto: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n<\/div>\n
Segundo a CNT, Gustavo Bonini, diretor da Scania, destacou que os caminh\u00f5es a g\u00e1s e os modelos a diesel mais eficientes j\u00e1 est\u00e3o dispon\u00edveis, mas a frota envelhecida gera custos elevados ao pa\u00eds, estimados em R$ 62 bilh\u00f5es anuais devido a polui\u00e7\u00e3o e acidentes.<\/p>\n
De acordo com a Uni\u00e3o Nacional de Bioenergia, o mercado de caminh\u00f5es a g\u00e1s no Brasil tem mostrado um crescimento significativo desde 2021, impulsionado pelo lan\u00e7amento de modelos modernos pela Scania, que oferecem motores a g\u00e1s com desempenho semelhante aos motores a diesel.<\/p>\n
Apesar do aumento nas vendas, com 61 unidades emplacadas at\u00e9 agosto de 2023 e um total de 510 desde 2021, o setor ainda enfrenta desafios, como o alto custo dos ve\u00edculos devido \u00e0 depend\u00eancia de componentes importados e a infraestrutura de abastecimento limitada.<\/p>\n
Atualmente, a Scania \u00e9 a \u00fanica fabricante de caminh\u00f5es a g\u00e1s no Brasil, enquanto outras empresas hesitam em entrar no mercado devido \u00e0 falta de postos de abastecimento adequados.<\/p>\n
A ado\u00e7\u00e3o do g\u00e1s natural veicular (GNV) \u00e9 influenciada por um conjunto de pol\u00edticas e incentivos direcionados \u00e0 promo\u00e7\u00e3o de seu uso. Os t\u00f3picos a seguir abordam a import\u00e2ncia de normas e leis, a margem vari\u00e1vel do combust\u00edvel, as implica\u00e7\u00f5es do ICMS, a competitividade em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 gasolina e a expans\u00e3o da rede de distribui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
As normas e leis aplic\u00e1veis ao GNV visam regular sua produ\u00e7\u00e3o, distribui\u00e7\u00e3o e utiliza\u00e7\u00e3o. No Brasil, a ANP (Ag\u00eancia Nacional do Petr\u00f3leo, G\u00e1s Natural e Biocombust\u00edveis) estabelece diretrizes para garantir a seguran\u00e7a e a qualidade do g\u00e1s.<\/p>\n
Al\u00e9m disso, as regulamenta\u00e7\u00f5es estaduais e municipais podem incluir incentivos fiscais e permiss\u00f5es para instala\u00e7\u00e3o de postos de abastecimento. Atrav\u00e9s de uma legisla\u00e7\u00e3o bem estruturada, busca-se um ambiente favor\u00e1vel ao aumento da frota de ve\u00edculos que utilizam GNV.<\/p>\n
A margem vari\u00e1vel do combust\u00edvel refere-se aos pre\u00e7os flutuantes do GNV no mercado. Essa varia\u00e7\u00e3o pode impactar a competitividade do GNV em rela\u00e7\u00e3o a outros combust\u00edveis, como a gasolina.<\/p>\n
Para garantir estabilidade, muitas vezes os governos mant\u00eam um controle ativo sobre a forma\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os, considerando fatores como oferta e demanda. Pol\u00edticas de monitoramento ajudam a assegurar que o GNV permane\u00e7a uma alternativa vi\u00e1vel, resultando em maior ades\u00e3o e uso desse combust\u00edvel.<\/p>\n
A redu\u00e7\u00e3o do ICMS sobre o GNV \u00e9 um fator-chave para aumentar a viabilidade econ\u00f4mica desse combust\u00edvel. Alguns estados brasileiros, como o Esp\u00edrito Santo, j\u00e1 oferecem descontos ou isen\u00e7\u00f5es, visando estimular a ado\u00e7\u00e3o do GNV.<\/p>\n
Essa diminui\u00e7\u00e3o torna o combust\u00edvel mais acess\u00edvel ao consumidor e melhora as condi\u00e7\u00f5es financeiras para as empresas de transporte. Assim, \u00e9 poss\u00edvel promover um deslocamento mais sustent\u00e1vel e economicamente interessante.<\/p>\n
A expans\u00e3o da rede de distribui\u00e7\u00e3o de GNV \u00e9 uma estrat\u00e9gia fundamental para o aumento da ades\u00e3o. Isso envolve a constru\u00e7\u00e3o de novos postos de abastecimento e a moderniza\u00e7\u00e3o dos existentes, de modo a ampliar a cobertura geogr\u00e1fica e facilitar o acesso.<\/p>\n
Al\u00e9m disso, parcerias entre governos e empresas privadas podem acelerar esse processo. Assim, a maior disponibilidade de GNV pode transformar a percep\u00e7\u00e3o e a experi\u00eancia de seu uso no setor de transporte.<\/p>\n
O g\u00e1s natural veicular apresenta diversas vantagens em termos de impacto ambiental. Sua combust\u00e3o gera menos poluentes em compara\u00e7\u00e3o a combust\u00edveis f\u00f3sseis tradicionais.<\/p>\n
A ado\u00e7\u00e3o de combust\u00edveis mais limpos leva a uma redu\u00e7\u00e3o significativa nas emiss\u00f5es de di\u00f3xido de carbono (CO\u2082). Al\u00e9m disso, os n\u00edveis de mon\u00f3xido de carbono s\u00e3o mais baixos. A efici\u00eancia energ\u00e9tica do GNV \u00e9, portanto, um aspecto importante.<\/p>\n
O biometano, uma forma renov\u00e1vel de g\u00e1s natural, pode ser produzido a partir de res\u00edduos org\u00e2nicos. Al\u00e9m disso, o uso de GNV contribui com economia no custo por quil\u00f4metro percorrido, o que \u00e9 atraente para as empresas de transporte.<\/p>\n
Essas caracter\u00edsticas fazem do g\u00e1s natural veicular uma op\u00e7\u00e3o alternativa relevante para a busca de uma alternativa menos prejudicial ao meio ambiente, promovendo pr\u00e1ticas mais sustent\u00e1veis.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
O g\u00e1s natural veicular emite menos poluentes e melhora a qualidade do ar, al\u00e9m de proporcionar maior economia por quil\u00f4metro rodado em rela\u00e7\u00e3o ao diesel \u2013 Foto: Divulga\u00e7\u00e3o A demanda por g\u00e1s natural veicular (GNV) traz benef\u00edcios ambientais e \u00e9 impulsionada pela busca por alternativas mais sustent\u00e1veis e econ\u00f4micas no… Continue lendo