{"id":11392,"date":"2025-02-14T12:17:00","date_gmt":"2025-02-14T15:17:00","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/11392"},"modified":"2025-02-14T12:17:00","modified_gmt":"2025-02-14T15:17:00","slug":"comunicado-para-brasileiros-que-pretendem-fazer-compras-online","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/agencia1\/11392","title":{"rendered":"Comunicado para brasileiros que pretendem fazer compras online"},"content":{"rendered":"
\"Comunicado<\/p>\n

Em 2024, as compras online no Brasil continuaram a crescer, mas a confian\u00e7a dos consumidores nesses ambientes digitais diminuiu. Uma pesquisa recente do Serasa Experian<\/strong> revelou que 48% dos brasileiros desistiram de compras devido \u00e0 falta de confian\u00e7a nas plataformas. Mesmo com o aumento de 1,6 pontos percentuais na frequ\u00eancia de compras online em compara\u00e7\u00e3o a 2023, a seguran\u00e7a digital permanece uma preocupa\u00e7\u00e3o significativa.<\/p>\n

O estudo destaca que quase metade dos brasileiros realiza entre uma a tr\u00eas compras online mensalmente, enquanto 34% compram quatro ou mais vezes por m\u00eas. Entretanto, a cren\u00e7a na efici\u00eancia das medidas de seguran\u00e7a das empresas caiu de 51% para 43%. Isso se deve, principalmente, aos medos prevalentes de fraudes e vazamentos de dados pessoais.<\/p>\n

Quais s\u00e3o os principais medos dos consumidores online?<\/h2>\n

A inseguran\u00e7a ao comprar online se reflete nos medos expressos pelos consumidores. Estes incluem a possibilidade de efetuar compras em sites falsos e n\u00e3o receber os produtos, al\u00e9m de terceiros realizarem transa\u00e7\u00f5es fraudulentas usando seus dados. Aproximadamente 41% dos entrevistados apontaram esses medos como suas principais preocupa\u00e7\u00f5es, seguidos pelo receio de vazamentos de dados financeiros e invas\u00e3o de contas, que afetam 37% e 33% dos consumidores, respectivamente.<\/p>\n

Em busca de seguran\u00e7a, muitos consumidores acreditam que a biometria f\u00edsica poderia oferecer uma solu\u00e7\u00e3o eficaz. O uso desta tecnologia, que inclui reconhecimento facial, impress\u00e3o digital e reconhecimento de voz, j\u00e1 \u00e9 considerado seguro por 67% dos brasileiros, um aumento em rela\u00e7\u00e3o aos anos anteriores.<\/p>\n

\n
\"Comunicado
Cart\u00f5es de Cr\u00e9dito \/\/ Reprodu\u00e7\u00e3o: Shutterstock<\/figcaption><\/figure>\n<\/div>\n

Como lidar com fraudes online?<\/h2>\n

Ao enfrentar fraudes online, \u00e9 crucial agir rapidamente para mitigar os danos. Especialistas em direito do consumidor recomendam registrar um boletim de ocorr\u00eancia para documentar a fraude e entrar em contato com o banco ou operadora do cart\u00e3o para contestar a compra e solicitar um estorno. Notificar entidades de defesa do consumidor, como o Procon, tamb\u00e9m \u00e9 um passo importante.<\/p>\n

Em casos onde terceiros realizam compras utilizando dados pessoais alheios, a recupera\u00e7\u00e3o do valor ainda \u00e9 poss\u00edvel. Al\u00e9m das etapas mencionadas anteriormente, pode ser necess\u00e1rio considerar a\u00e7\u00f5es judiciais se houver ind\u00edcios de neglig\u00eancia por parte da plataforma de pagamento.<\/p>\n

Quais pr\u00e1ticas ajudam a evitar fraudes em compras online?<\/h2>\n

Para aumentar a seguran\u00e7a ao realizar compras online, algumas precau\u00e7\u00f5es s\u00e3o essenciais. A verifica\u00e7\u00e3o da credibilidade do site atrav\u00e9s de avalia\u00e7\u00f5es e a consulta do CNPJ no site da Receita Federal s\u00e3o pr\u00e1ticas recomendadas. Desconfie de ofertas demasiadamente atrativas e prefira cart\u00f5es virtuais e meios de pagamento seguros, que oferecem uma camada extra de prote\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Outra dica \u00e9 evitar clicar em links suspeitos. Sempre acesse o site digitando o endere\u00e7o manualmente no navegador. Conhecer os direitos do consumidor, como o direito ao arrependimento, a exig\u00eancia de informa\u00e7\u00f5es claras e a seguran\u00e7a dos dados mantidos sob a Lei Geral de Prote\u00e7\u00e3o de Dados (LGPD), \u00e9 fundamental.<\/p>\n

O que aumenta o n\u00famero de fraudes com PIX e boletos falsos?<\/h2>\n

Fraudes envolvendo PIX e boletos falsos aumentaram significativamente, exigindo aten\u00e7\u00e3o redobrada dos consumidores. Recomenda-se que boletos sejam gerados diretamente nos sites oficiais dos bancos, verificando cuidadosamente os dados antes de efetuar o pagamento. Para as lojas online, ter uma pol\u00edtica clara de trocas e reembolsos, al\u00e9m de canais de atendimento acess\u00edveis, pode prevenir problemas futuros.<\/p>\n

Em um cen\u00e1rio de aumento de fraudes, empresas que n\u00e3o resolvem adequadamente problemas enfrentados pelos consumidores podem ser acionadas pelo Procon ou pela Justi\u00e7a, refor\u00e7ando a import\u00e2ncia de pr\u00e1ticas seguras e transparentes.<\/p>\n

O post Comunicado para brasileiros que pretendem fazer compras online apareceu primeiro em BM&C NEWS.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Em 2024, as compras online no Brasil continuaram a crescer, mas a confian\u00e7a dos consumidores nesses ambientes digitais diminuiu. Uma pesquisa recente do Serasa Experian revelou que 48% dos brasileiros desistiram de compras devido \u00e0 falta de confian\u00e7a nas plataformas. Mesmo com o aumento de 1,6 pontos percentuais na frequ\u00eancia… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-11392","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11392","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=11392"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11392\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=11392"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=11392"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia1.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=11392"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}