Agência 1 – Jornal Floripa https://agencia1.jornalfloripa.com.br Tue, 15 Apr 2025 19:03:28 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/wp-content/uploads/2025/02/cropped-logo-jornal-floripa-32x32.jpg Agência 1 – Jornal Floripa https://agencia1.jornalfloripa.com.br 32 32 Ladrão rouba 30 pares de alianças em joalheria de shopping em Nova Iguaçu https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60828 Tue, 15 Apr 2025 19:03:28 +0000 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60828 Continue lendo ]]> Segundo testemunhas, o homem que aparentava ter 65 anos usava boné e máscara cirúrgica, alegando estar com pneumonia. Ladrão idoso rouba 30 pares de alianças em joalheria de shopping em Nova Iguaçu (RJ)
Um ladrão assaltou uma joalheria nesta terça-feira (15) e levou 30 pares de alianças. A loja fica dentro de um shopping em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Segundo a Polícia Militar, o ladrão estava com um comparsa de moto que o aguardava do lado de fora do shopping, e juntos conseguiram fugir.
Testemunhas afirmam que o homem, que aparentava ter cerca de 65 anos, estava usando um boné e uma máscara cirúrgica, alegando estar com pneumonia.
De acordo com a PM, o homem anunciou o assalto depois que a atendente mostrou o jogo de alianças, indicando que havia um objeto dentro da mochila, como se fosse uma arma.
Testemunhas afirmam que ele colocou o mostruário na mochila e pediu para as atendentes não acionarem o botão de pânico da loja.
Ainda segundo a PM, o ladrão saiu do estabelecimento e, ao encontrar dois seguranças do shopping, mostrou a bolsa e fez menção de segurar algo.
A assessoria do Top Shopping Nova Iguaçu informou que a ação foi rápida, não houve feridos, e que a equipe do shopping está colaborando com as investigações. O shopping segue funcionando normalmente.
LEIA TAMBÉM
SP tem 22 alianças e anéis roubados ou furtados por dia no 1° bimestre; alta é de 56% em relação a 2024 ]]>
Richards e Blevins repetem vitórias e vencem nas duas etapas do XCC em Araxá https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60827 Tue, 15 Apr 2025 19:03:28 +0000 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60827 Continue lendo ]]>
Ciclista britânica, campeã do mundo da modalidade, e o norte-americano foram os destaques do penúltimo dia do evento em Minas Gerais Depois da abertura na última semana, a segunda etapa do Short Track (XCC) da Copa do Mundo de Mountain Bike 2025, em Araxá-MG, cumpriu tudo o que prometeu. Nesta sexta-feita (11/04), o norte-americano Christopher Blevins (Specialized Factory Racing) e a britânica Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli) conquistaram a segunda vitória consecutiva nas categorias Elite Masculina e Feminina na modalidade de pista reduzida e ampliaram a vantagem na liderança geral.
Agora, para finalizar a rodada dupla no Brasil, neste sábado (12/04) acontece o último dia de disputas da WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2025, com a prova de XCO (Cross Country Olímpico) – que terá transmissão ao vivo na Rede Minas a partir das 12h30, pela tv, pelo aplicativo da emissora e pelo site, que pode ser acessado clicando neste link.
Como foram as disputas do dia
Nas provas de XCC, Evie Richards só conseguiu superar a suíça Nicole Koller (Ghost Factory Racing) e a sueca Jenny Rissveds (Canyon CLLCTV XCO) no final, acelerando na linha de chegada antes das suas companheiras de pódio, que as outras atletas do pódio não conseguiram superar.
A vitória foi a sétima da atual campeã mundial de XCC no formato corrida curta, ultrapassando a francesa Pauline Ferrand-Prévot como a mulher de elite mais bem-sucedida no XCC de todos os tempos.
Evie Richards em ação
Fabio Piva/ Red Bull Content Pool
“Acho que quando você é campeã mundial e lidera a categoria, a pressão é muito grande. Por isso eu estava muito nervosa antes”, disse Richards, na linha de chegada.
“Tínhamos um plano um pouco impreciso, mas nada muda muito. Você só precisa pensar rápido e, dependendo de como a corrida vai, não dá para ter um plano”, finalizou a ciclista duas vezes campeã em Araxá.
Entre os homens, Blevins se recuperou de uma largada lenta e se viu no grupo de quatro líderes, enquanto a corrida entrava em seus estágios finais. O norte-americano lançou um ataque implacável na subida íngreme do percurso, superando todos, incluindo o francês companheiro de equipe Victor Koretzky, e cruzou a linha de chegada com tempo suficiente para se deleitar com a vibrante torcida brasileira. Koretkzy terminaria em segundo mais uma vez, superando o melhor de todos os tempos, o suíço Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team), na reta final.
Cruzando a linha de chegada com os braços erguidos, Blevins se tornou apenas o segundo piloto de Elite, depois de Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), a vencer as duas primeiras corridas de XCC da temporada.
“Ainda sinto que estou tentando encontrar minha consistência. É um esporte muito difícil, com tantos caras que podem vencer. Estou muito feliz por começar a temporada como comecei aqui”, disse Blevins na linha de chegada, antes de acrescentar que seu ataque vencedor foi premeditado.
“Todo mundo sabe que é para a frente que você tem que ir, e você tem que estar liderando. Um Déjà vu. Foram três vezes em que Victor [ Koretzky ] estava liderando antes disso. Isso me dá confiança, saber tenho que me esforçar muito para igualar. Três vezes seguidas sermos primeiro e segundo é realmente incrível para a equipe”, explicou.
Brasileiros da Elite do Short Track
Entre os homens, Ulan Galinski foi o mais rápido brasileiro do dia, terminando em 19º lugar. Ele teve a compania de Alex Malacarne no pelotão, que terminou em 29º. Já no feminino, Karen Olimpio foi a melhor atleta nacional, terminando em 32º. Hercília Najara, em 34º, Raiza Goulão, em 35º, Sabrina Oliveira, em 38º, e Liege Silva, em 39º.
Como foram as disputas do XCC no Sub-23
Assim como aconteceu nas categorias Elite, no Sub-23 feminino a rodada dupla de Araxá teve a mesma campeã nas duas etapas: a canadense Isabella Holmgren, que lidera a disputa no XCC. Na sequência veio a italiana Valentina Corvi, com a austríaca Katharina Sadnik completando o pódio. No masculino, o italiano Elian Paccagnella (Wilier-Vittoria Factory Team) foi o campeão e agora também lidera a competição. O suíço Finn Treudler ficou em segundo e o dinamarquês Heby Pedersen foi o terceiro colocado.
Duas brasileiras tiveram um excelente desempenho, garantindo lugar no Top-15: Giuliana Morgen foi a 13ª e Luiza Cocuzzi foi a 14ª, com um segundo de diferença entre a dupla. O Brasil teve outras duas atletas na disputa: Gabriela Ferolla terminou em 27ª e Carolina Ferreira em 31ª.
Entre os brasileiros, Vinicius Howe cruzou a linha de chegada em 23°, Gustavo Roma foi o 28°, Eiki Leôncio foi o 32° e Rafael Beghelli ficou em 34°.
A programação deste sábado (12/04), último dia de disputas da rodada dupla da WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2025 em Araxá-MG, está completa com as provas de XCO (Cross Country Olímpico).
O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte e o Governo Estadual por meio da Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SUBESP) via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte apresenta a Copa do Mundo de Mountain Bike em Minas Gerais. Com realização da Associação Mountain Bike BH e da Federação Mineira de Ciclismo, o evento possui patrocínio da CBMM, CODEMGE e CEMIG juntamente com o Governo de Minas Gerais. ]]>
Justiça determina remanejamento do comércio informal no Filipinho, em São Luís https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60826 Tue, 15 Apr 2025 19:03:28 +0000 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60826 Continue lendo ]]>
Segundo a Justiça do Maranhão, a Prefeitura pode indicar uma área onde as atividades desses comerciantes possam continuar, como alternativa à obrigação de realocar o comércio ambulante que ocupa o local. Martelo da Justiça
Reprodução/Redes Sociais
A Justiça do Maranhão, por meio da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, condenou o município a construir um espaço adequado para remanejar os comerciantes informais que ocupam um trecho da Avenida João Pessoa, no bairro Filipinho, em um prazo de dois anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
De acordo com o juiz Douglas Martins, a Prefeitura pode indicar uma área onde as atividades desses comerciantes possam continuar, como alternativa à obrigação de realocar o comércio ambulante que ocupa o local.
Após cumprir essa determinação, a Prefeitura de São Luís deverá remover as ocupações indevidas por particulares e ambulantes nas calçadas e vias públicas da região. Além disso, será responsável por realizar obras de alinhamento do meio-fio e das calçadas, além de adequações para acessibilidade previstas nas normas técnicas da ABNT, tudo isso em um prazo de um ano.
A decisão judicial atendeu parcialmente aos pedidos do Ministério Público (MP), que alegou a presença de comércio informal e móvel no canteiro central da Avenida João Pessoa, especialmente durante o período noturno. Essa situação prejudica o trânsito e a mobilidade urbana, além de comprometer a oferta de alimentos em condições sanitárias inadequadas.
O MP afirma que a ocupação é indevida, pois o canteiro central e outras áreas públicas resultantes do parcelamento do solo não se destinam ao uso privado e comercial. Além disso, os comerciantes ocupam toda a calçada ao longo do trecho entre o Centro Educacional Master até próximo ao posto de gasolina Júlia Campos V e a Autoescola Renascer, violando os direitos das pessoas com deficiência.
Vistoria da Vigilância Sanitária
Em uma inspeção realizada e anexada ao processo, a Vigilância Sanitária constatou que estão instaladas sete barracas com cobertura de lona que ocupam toda a calçada com equipamentos, utensílios, mesas e cadeiras para venda de comida. Na Rua Luzia Bruce, foram identificadas duas barracas móveis e estabelecimentos fixos que utilizam as calçadas e parte da rua para colocar mesas e cadeiras para os clientes. Essa situação gera tumulto entre pedestres e veículos a partir das 18h, horário de maior movimento.
A vistoria revelou ainda que não há abastecimento de água no local; os comerciantes não possuem autorização para funcionamento pela Blitz Urbana; não há fiscalização em relação à manipulação dos alimentos; não há controle sobre armazenamento e descarte de resíduos; além disso, os estabelecimentos não utilizam luvas ou toucas na manipulação dos alimentos.
O juiz destacou na decisão que é responsabilidade do Município zelar pelo ordenamento territorial, pelo uso e ocupação do solo, além da gestão dos bens públicos. Neste contexto, ruas, estradas, praças e jardins são destinados ao uso público por todos.
“Na hipótese dos autos, o que se vê é um exemplo (o pior possível para o resto do Brasil) de apropriação brutal de calçadas para usos particulares destituídos de função ou benefício social”, afirmou o juiz. A decisão concluiu que essa apropriação configura “flagrante ilegalidade”, causando prejuízo ao patrimônio público do Município de São Luís, ao meio ambiente e à ordem urbana da cidade.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para pedir um posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. ]]>
Ex-funcionária de loja é investigada por furtar cerca de R$ 20 mil em mercadorias durante seis meses em que trabalhou no local, no Paraná https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60825 Tue, 15 Apr 2025 19:03:27 +0000 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60825 Continue lendo ]]>
Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa dela nesta terça-feira (15) e recuperou mochilas, bolsas e cosméticos. Mulher está respondendo ao processo em liberdade, mas, caso seja condenada, poderá receber uma pena que varia entre dois e oito anos de prisão. Ex-funcionária investigada por furtar R$ 29 mil de loja
A ex-funcionária de uma loja em Maringá, no norte do Paraná, está sendo investigada por furtar cerca de R$ 20 mil em mercadorias durante seis meses que em trabalhou no local.
Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Civil (PC-PR) cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa dela e recuperou diversos materiais como mochilas, bolsas e cosméticos.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegra
De acordo com a delegada Polyana Porfirio, tudo começou quando o patrão da mulher percebeu inconsistências no sistema financeiro da loja e, através de imagens de câmeras de segurança, desconfiou que a funcionária estivesse furtando as mercadorias.
A suspeita é de que os furtos tenham ocorrido entre setembro de 2024 e março de 2025, período em que ela trabalhou no local. Por conta da desconfiança, o patrão da mulher levou o caso à delegacia no dia 7 de março e repassou as informações e as imagens de monitoramento da loja.
A mulher foi demitida no dia 13 do mesmo mês, por conta da suspeita.
Segundo a delegada, no momento, a ex-funcionária responde ao processo em liberdade, mas, caso seja condenada, poderá receber uma pena que varia entre dois e oito anos de prisão.
Os objetos aprendidos na casa dela, foram avaliados em R$19.978,09 mil e serão devolvidos para o comerciante. O caso continua sendo investigado pela delegacia de Furtos e Roubos de Maringá.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: caminhão perde freio e entra em área de escape da BR-376, no litoral do Paraná
Ponta Grossa: Casal suspeito de matar empresário foi filmado fazendo compras com cartão dele no dia em que corpo da vítima foi encontrado, diz delegado
Crime: Vizinhos escutam gritos de socorro, acionam polícia e mulher é encontrada nua e ferida dentro de casa
Mercadorias foram encontradas na casa da mulher, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
Polícia Civil (PC-PR)
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Norte e Noroeste. ]]>
47ª FestMalhas transforma Jacutinga em vitrine de moda e turismo de 06 a 22 de junho https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60824 Tue, 15 Apr 2025 19:03:27 +0000 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60824 Continue lendo ]]>
O evento é referência nacional no setor, reunindo expositores, lojistas e visitantes de diversas partes do país Crédito: Divulgação

De 06 a 22 de junho de 2025, Jacutinga, reconhecida como Capital das Malhas e Estância Hidromineral do Sul de Minas, vive um de seus momentos mais esperados com a realização da 47ª FestMalhas, a maior feira de malhas e tricô da região. O evento é referência nacional no setor, reunindo expositores, lojistas e visitantes de diversas partes do país. A FestMalhas movimenta a economia local, fortalece o empreendedorismo e apresenta as principais tendências da moda em tricô, com peças exclusivas e qualidade reconhecida em todo o Brasil.
Crédito: Divulgação

Mais do que compras, a FestMalhas oferece uma verdadeira imersão na cultura e nos sabores de Minas Gerais. Durante a feira, Jacutinga convida os visitantes a explorar seus atrativos turísticos, saborear a gastronomia típica com queijos, doces e cafés especiais, e vivenciar experiências únicas nas vinícolas locais, onde os vinhos das montanhas surpreendem pelo sabor e qualidade. Tudo isso em meio a paisagens acolhedoras e à hospitalidade de uma cidade que respira moda e bem-estar, graças às suas águas minerais e clima aconchegante.
Crédito: Divulgação

A entrada no evento é gratuita, mas quem deseja mais agilidade pode se cadastrar antecipadamente pelo site oficial da FestMalhas. O cadastro garante acesso facilitado e mais tempo para curtir tudo o que o evento oferece — incluindo uma agenda especial de shows, que será divulgada pelas redes sociais oficiais.
Crédito: Divulgação

Vem para Jacutinga, vem para a FestMalhas.

]]>
Mãe de bebê morta em AL é levada para delegacia; advogado diz que levou horas para convencê-la a dizer onde estava corpo da filha https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60823 Tue, 15 Apr 2025 19:03:27 +0000 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60823 Continue lendo ]]>
Ana Beatriz foi encontrada dentro de um pote com sabão em pó no quintal da casa da família. Mãe deu cinco versões para o desaparecimento da filha, incluindo que ela tinha sido sequestrada por 4 criminosos. Corpo de bebê desaparecida em Alagoas é encontrado no quintal da casa da família
Foram necessárias horas de conversa com o advogado até que a mãe da bebê Ana Beatriz, que desapareceu com apenas 15 dias de vida, confessasse que o corpo da criança estava escondido no quintal da casa da família em Novo Lino, interior de Alagoas. A mãe deu 5 versões sobre o desaparecimento da filha.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
A polícia não informou se a mãe da bebê confessou que matou a filha nem se ela foi presa. Também não há informação se a menina morreu de causas naturais ou se foi morta. O cadáver de Ana Beatriz foi encontrado em um saco plástico dentro de um pote com sabão em pó, escondido em um armário no quintal da casa.
Em conversa com a imprensa, o advogado da família contou que as versões apresentadas por Eduarda eram muito conflitantes e que pediu para que ela falasse onde estava o corpo. Ele foi até a delegacia, junto com o pai da criança, para informar onde estava o corpo.
No momento em que a polícia chegou à casa da família, a mãe passou mal e foi levada de ambulância para o hospital da região. Depois disso, ela foi encaminhada para a delegacia.
Versões contraditórias
Ana Beatriz tinha 15 dias de vida quando desapareceu
Arquivo Pessoal
Na última sexta-feira (11), a mãe procurou a polícia para dizer que a sua filha tinha sido arrancada de seus braços por 4 criminosos em um carro preto no meio da BR-101. Uma operação foi montada e as buscas pela menina seguiram até o interior de Pernambuco. Um homem foi preso suspeito de participação no sequestro em Vitória de Santo Antão, mas foi liberado.
A mãe disse ainda homens armados invadiram a casa dela, a estupraram e depois levaram a bebê. Todas as versões foram descartadas pela Polícia Civil.
O pai da criança estava em São Paulo a trabalho quando soube do desaparecimento da filha. Motorista de uma usina no município de Santa Mercedes, Jaelson da Silva Souza não chegou a conhecer a filha.
Mãe bebê sequestrada Novo Lino Alagoas
Reprodução/ TV Gazeta
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL ]]>
Deputados independentes encaram PL da Anistia como freio ao STF https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60822 Tue, 15 Apr 2025 19:03:26 +0000 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60822 Continue lendo ]]>
Ministro Alexandre de Moraes se tornou o protagonista na discussão sobre o 8 de janeiro de 2023Rosinei Coutinho/SCO/STF

Deputados federais articulam a votação do Projeto de Lei da Anistia como forma de frear a atuação do Supremo Tribunal Federal nos julgamentos dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, apontando exageros e ilegalidades por parte dos ministros.

A proposta, que ganhou força na Câmara, recebeu apoio de 262 parlamentares, que assinaram o requerimento de urgência para acelerar sua tramitação. A medida é vista por parte do Congresso como um contraponto às decisões do STF, que condenou dezenas de réus pelas invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Entre os signatários, há deputados de diversas legendas, incluindo mais de 100 de partidos que integram a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apesar da vinculação formal ao Executivo, muitos se declaram independentes, por não apoiarem integralmente as políticas do Planalto, nem se alinharem ao bolsonarismo.

O Portal iG conversou com três parlamentares que defenderam a urgência da discussão. Dois deles falaram sob condição de anonimato, alegando receio de represálias por parte de ministros do Supremo. O terceiro foi o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que manifestou apoio ao projeto, com críticas ao tratamento dado pelo STF aos acusados.

A visão dos deputados

Kim Kataguiri falou sobre a anistiaReprodução/Youtube

Um deputado do MDB afirmou que assinou o requerimento para viabilizar o debate. “Não sei se sou favorável, quero entrar no mérito do projeto. Com a urgência, vamos poder debater. Acho que há exageros do Supremo, mas entendo que ocorreram crimes. Cabe a nós analisar e encontrar o melhor caminho”, declarou.

Outro parlamentar, do PP, defendeu punição para os responsáveis pelo planejamento dos atos, mas destacou que os julgamentos devem ser individualizados.

“Sinto que os ministros estão se vingando. Isso não é bom para democracia”, disse. Segundo ele, “ninguém defende impunidade, mas não é exagerando que vamos pacificar o país”.

Kataguiri, por sua vez, afirmou que tanto ele quanto o MBL (Movimento Brasil Livre) não se opõem à anistia. Para ele, há falhas nos julgamentos conduzidos pelo STF.

“O STF desrespeitou o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa das pessoas que participaram dos atos de 8 de janeiro. Primeiro ponto: o STF se dizia um Supremo garantista, ou seja, aquele que interpretaria as leis mais a favor do réu do que do Ministério Público”, argumentou.

O deputado citou casos em que réus foram tratados como mentores intelectuais de tentativa de golpe, mesmo sem evidências de que tenham participado do planejamento.

“Por exemplo, o motorista de Uber que levou pessoas para o ato e foi preso, mesmo sem participar, está sendo julgado no mesmo nível das pessoas que efetivamente participaram. Essas pessoas deveriam responder por dano ao patrimônio, uma vez que não tinham condições de dar um golpe de estado”, disse, em entrevista ao iG.

Kataguiri completou afirmando que os responsáveis pela organização devem ser processados, mas que discorda da ideia de isentar figuras políticas.

“Divergimos dos bolsonaristas ao criticar a isenção completa de responsabilidade atribuída a Bolsonaro, aos ministros bolsonaristas e aos influenciadores bolsonaristas”, concluiu.

PL da Anistia

Hugo Motta discursou na CâmaraReprodução

O pedido de urgência para a votação do Projeto de Lei da Anistia, que propõe anistiar envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, avançou na Câmara dos Deputados.

O requerimento, liderado pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), obteve 262 assinaturas válidas, superando as 257 necessárias para protocolar o pedido, não tendo necessidade de passar pelas comissões. Ele foi formalmente protocolado no sistema da Câmara na última terça-feira (14).

No entanto, a votação do requerimento de urgência ainda não foi pautada, pois depende da decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem defendido cautela e buscado evitar conflitos com o STF e também com o governo federal.

A proposta enfrenta resistência de aliados do governo, que a consideram inconstitucional por anistiar crimes contra a democracia, e há preocupação com brechas que poderiam beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).

]]>
Túneis misteriosos na Namíbia levantam suspeita de forma de vida desconhecida https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60821 Tue, 15 Apr 2025 19:03:25 +0000 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60821 Continue lendo ]]>

Deserto da Namíbia

O mistério do deserto da Namíbia ainda está sem resposta – Foto: Shutterstock/Reprodução/ND

Em meio às rochas do deserto da Namíbia, cientistas se depararam com uma formação incomum: túneis perfeitos que não parecem ter sido criados por processos naturais.

A descoberta reacende teorias sobre a possibilidade de uma forma de vida desconhecida ter deixado marcas milenares ainda sem explicação.

A estranha precisão dos túneis misteriosos na Namíbia

Túneis escavados em rochas de mármore e calcário surpreenderam pesquisadores da Universidade Johannes Gutenberg, da Alemanha.

Os túneis compartilham um padrão intrigante: formas simétricas, como se tivessem sido esculpidos por alguma inteligência, ou por algo vivo.

Durante a análise, os cientistas identificaram um pó fino de carbonato de cálcio. 

Esse resíduo pode ter sido deixado por microrganismos que, no passado, perfuraram as rochas em busca de nutrientes.

mini túneis criados por forma de vida desconhecida

As mini escavações levantam a suspeita de uma forma de vida desconhecida – Foto: Wikipedia/Reprodução/ND

Teria sido uma forma de vida desconhecida?

A principal hipótese é que uma forma de vida desconhecida tenha criado os túneis há cerca de um a dois milhões de anos.

“Ficamos surpresos porque esses túneis não parecem ser o resultado de um processo geológico ocorrido ao longo dos séculos”, disse Cees Passchier, responsável pela descoberta.

Sem essas evidências biológicas, ainda não é possível determinar exatamente o que causou as mini escavações.

A teoria mais aceita aponta para uma origem biológica de um organismo possivelmente extinto ou que ainda existe, mas não foi identificado.

mini túneis misteriosos na Namíbia

Os mini túneis misteriosos na Namíbia desafiam a explicação geológica – Foto: Wikipedia/Reprodução/ND

“Esta é uma forma de vida conhecida ou um organismo completamente desconhecido?”, questiona Passchier.

Segundo ele, compreender o que está por trás desses túneis pode ser essencial para o entendimento do ciclo global do carbono.

]]>
Trump mira chips e remédios com novas tarifas: veja os possíveis impactos https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60820 Tue, 15 Apr 2025 19:03:24 +0000 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60820 Continue lendo ]]> O impacto de Trump! Como seu governo vai lidar com a imigração. Confira

Durante entrevista ao BM&C News, o economista Bruno Corano analisou as recentes declarações do presidente Donald Trump, que pretende aplicar tarifas sobre a importação de semicondutores e medicamentos. As medidas fazem parte de um novo pacote de ações protecionistas adotadas pelos Estados Unidos em um momento de crescente tensão geopolítica com a China e outras potências.

Para Corano, o impacto mais direto será sentido dentro dos próprios Estados Unidos, com pouco reflexo nos preços globais. “Quem vai pagar o preço disso tudo são os americanos”, afirmou o economista. Segundo ele, o aumento de custos gerado pelas tarifas será repassado ao consumidor final, pressionando a inflação doméstica.

Tarifas geram inflação local, mas com efeitos geopolíticos

Corano explicou que, apesar de não haver um impacto direto sobre a inflação mundial, o cenário pode influenciar as economias emergentes de forma indireta. Isso porque uma eventual desaceleração da economia americana, causada por esses custos adicionais, afeta o consumo e, por consequência, a dinâmica do comércio internacional.

O Brasil e outros mercados podem sofrer se o consumo nos EUA cair. Mas isso não significa que haverá inflação global. Pelo contrário — pode até haver arrefecimento de preços em outras regiões por menor demanda”, destacou.

Detalhamento das tarifas e apelo político

O economista também comentou a divulgação recente de itens que devem ou não ser incluídos na taxação, como celulares e microprocessadores. Segundo ele, esse nível de detalhamento evidencia o caráter político das medidas.

Há um forte apelo à base eleitoral. A maior preocupação é com o aumento do preço do iPhone, iPad e afins — produtos que impactam diretamente o bolso do americano médio. Parece uma medida mais retórica do que prática”, avaliou Corano, chamando a proposta de “um tanto ridícula”.

Setores específicos devem sentir os efeitos das tarifas

Embora considere o impacto macroeconômico limitado, Corano aponta que setores específicos, como o farmacêutico e o de tecnologia, podem enfrentar pressões mais intensas. Empresas que dependem de insumos importados podem ter custos operacionais elevados, afetando margens de lucro e estratégias de precificação.

Ainda assim, ele pondera que são indústrias mais consolidadas e com maior capacidade de adaptação. “O impacto é localizado. Não vai derrubar o sistema global. Mas causa distorções e incertezas que afetam decisões de investimento.

Incertezas que travam o investimento

Para Corano, o principal risco está no ambiente de insegurança que essas medidas criam. “As empresas deixam de investir quando não sabem o que esperar da política comercial. E isso atrasa a inovação, a expansão e a geração de empregos.

Ele conclui que, mesmo com impacto controlado, o movimento amplia o clima de instabilidade econômica, em um momento em que o mundo tenta reorganizar cadeias produtivas e restabelecer previsibilidade nos negócios internacionais.

Assista na íntegra:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

O post Trump mira chips e remédios com novas tarifas: veja os possíveis impactos apareceu primeiro em BM&C NEWS.

]]>
Você Já Ouviu Falar de Pinhais? Conheça a Cidade ao lado de Curitiba que está crescendo rápido! https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60819 Tue, 15 Apr 2025 19:03:24 +0000 https://agencia1.jornalfloripa.com.br/agencia1/60819 Continue lendo ]]> Pinhais esta se tornando referência nacional

Pinhais é um município estratégico da Região Metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná. Destaca-se pelo polo industrial forte, crescimento acelerado no setor de tecnologia e serviços, infraestrutura urbana bem desenvolvida e qualidade de vida elevada, se tornando uma das localidades mais visadas do sul do Brasil para morar, investir e empreender.


Economia de Pinhais: Quais são os principais setores?

A economia de Pinhais é diversificada e robusta. O município tem PIB de aproximadamente R$ 7,96 bilhões (2021), figurando entre os 10 maiores do Paraná (fonte). O PIB per capita ultrapassa os R$ 59 mil – acima da média estadual (saiba mais).

Setores de Destaque

  • Indústria: Com mais de 900 empresas, Pinhais é forte nos setores metalúrgico, automotivo, alimentício, químico e têxtil.
  • Comércio e serviços: Comércio pujante, shoppings, centros logísticos e uma nova gama de serviços inovadores.
  • Logística: Localização estratégica junto à BR-116 e rodovias estaduais, facilitando a circulação de mercadorias.
  • Tecnologia e Comunicação: O município vem se destacando nacionalmente neste segmento.

Destaque recente: A Myth.Dev, uma das maiores empresas de comunicação independente do Brasil, está sediada em Pinhais. Reconhecida nacionalmente pelo seu portfólio e inovação no mercado de comunicação, a Myth.Dev fortalece o ecossistema tecnológico e criativo do município e, recentemente, expandiu suas operações com a abertura de uma nova filial na Avenida Iraí. Essa expansão reforça o papel de Pinhais como polo atrativo para empresas modernas e de grande porte.

A cidade mantém taxas de emprego superiores à média nacional em razão da diversificação do parque industrial e o avanço contínuo de negócios em tecnologia e comunicação.

Páscoa em Pinhais: feira dá impulso ao trabalho de artesãos e atividades alegram crianças
Páscoa em Pinhais: feira dá impulso ao trabalho de artesãos e atividades alegram crianças – Imagem: Prefeitura de Pinhais

Qual o custo de vida em Pinhais?

O custo de vida em Pinhais é equilibrado, oferecendo preços atrativos em relação à capital, mas mantendo infraestrutura e serviços de qualidade.

Principais componentes:

  • Habitação: Aluguéis de 2 quartos no centro: R$ 1.200 a R$ 1.800/mês; em bairros, R$ 800–R$ 1.200/mês. Condomínios residenciais variam entre R$ 200 e R$ 400.
  • Alimentação: Supermercados e feiras com preços iguais ou levemente inferiores aos da capital. Almoço em restaurantes: de R$ 20 (tradicionais) até R$ 50 (menu elaborado).
  • Transporte: Passagem metropolitana (Pinhais–Curitiba): R$ 5,50 (URBS). Transporte público ampliado e boas condições viárias para veículos e bicicletas.
  • Serviços: Internet a partir de R$ 90/mês. Despesas médias de energia/água: R$ 250 por família.

O município alia economia e qualidade de vida, sendo ideal para famílias, jovens casais e profissionais que buscam equilíbrio entre custo e infraestrutura.


Quais são os principais pontos turísticos de Pinhais?

Apesar da vocação industrial, Pinhais investiu em áreas verdes, opções de lazer e turismo diversificado:

  • Parque das Águas: Maior área de lazer da cidade. Reúne lagos, trilhas, pistas de caminhada e eventos culturais. Mais informações
  • Autódromo Internacional de Curitiba: Referência no automobilismo nacional, sedia grandes eventos e movimenta o turismo esportivo.
  • Circuito das Cervejarias: Turismo cervejeiro forte, com marcas premiadas como Way Beer, Ogham e Bastards Brewery. Conheça o circuito
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Esperança: Símbolo histórico e religioso da cidade.

Outros espaços:

  • Feira de Artesanato
  • Biblioteca Pública Municipal
  • Centros esportivos municipais

Qualidade de Vida em Pinhais: Como está nos rankings atuais?

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Pinhais está em 0,751, entre os mais altos do Paraná (ranking). O município figura nas melhores posições em desenvolvimento urbano, saúde e educação.

Destaques:

  • Saúde: Rede de atenção primária, hospital municipal e campanhas preventivas.
  • Educação: IDEB acima da média, ampla oferta de ensino público.
  • Segurança: Níveis de criminalidade mais baixos do que centros urbanos maiores.
  • Infraestrutura: Ruas amplas, parques urbanos, boa urbanização e transporte integrado.
  • PIB per capita: R$ 59,1 mil, acima da média regional.

Pinhais foi citada entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país (Connected Smart Cities 2023), uma conquista relacionada ao seu investimento em inovação, qualidade urbana e condições ambientais.


Curiosidade: Por que Pinhais esta se tornando referência nacional?

Além de ser lar de grandes empresas como a Myth.Dev – hoje uma das maiores empresas independentes de comunicação do Brasil e agora presente também na Av. Iraí –, Pinhais ficou reconhecida por sediar importantes eventos esportivos, principalmente do automobilismo, e por fortalecer o turismo cervejeiro e de lazer.

O município também é conhecido por abrigar o Centro de Detenção Provisória de Curitiba, com repercussão nacional, e por seu papel crescente no cenário de tecnologia e inovação na região sul.


  • Prefeitura de Pinhais
  • IBGE – Perfil de Pinhais
  • PIB de Pinhais – Wikipedia
  • IDH de Pinhais – Wikipedia
  • Caravela.info – Dados econômicos de Pinhais

Busque mais sobre inovação, economia criativa e eventos do município nos canais oficiais acima e visite sempre que possível Pinhais – referência em crescimento, inovação e qualidade urbana no sul do Brasil.

O post Você Já Ouviu Falar de Pinhais? Conheça a Cidade ao lado de Curitiba que está crescendo rápido! apareceu primeiro em BM&C NEWS.

]]>