Encontro em Nova York vai mostrar oportunidades de negócios no ES e de outros mercados regionais

Governador Renato Casagrande
Governador Renato Casagrande (Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES)

O Espírito Santo será um dos protagonistas da segunda edição do Brazilian Regional Markets (BRM), evento internacional promovido pela Apex a partir desta segunda-feira (12), no Harvard Club, em Nova York.

A iniciativa abre oficialmente a programação da Brazil Week 2025 e tem como objetivo apresentar oportunidades reais de investimento em mercados regionais brasileiros, com destaque para estados que têm se consolidado como motores econômicos fora do tradicional eixo Rio-São Paulo.

Entre os representantes capixabas, o vice-presidente da Rede Vitória, Americo Buaiz Neto, participa de um dos painéis centrais “BRM: construindo pontes para alavancar o desenvolvimento regional”, ao lado de nomes como Fernando Cinelli (Apex), Tallis Gomes (G4 Educação) e Leonardo Petrelli (Grupo RIC).

LEIA MAIS:

Brazilian Regional Markets: capixabas Timenow e Frisa apostam na regionalização para internacionalizar

Espírito Santo apresenta potencial logístico para empresários em São Paulo

ES é líder nacional em recuperação de áreas degradadas, aponta ranking

Após reunir cerca de 300 participantes em 2024, incluindo governadores, prefeitos e empresários, o BRM retorna à cidade americana com a proposta de ampliar a visibilidade de regiões como Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná. O evento é uma vitrine internacional para projetos e iniciativas que têm impulsionado a economia brasileira a partir das regiões que concentram hoje 60% do Produto Interno Bruto nacional — cerca de R$ 6,54 trilhões.

Em edições anteriores, o BRM apresentou resultados práticos. Um dos destaques foi a assinatura do contrato para a construção da Estação de Produção de Água de Reúso, em Vitória (ES), uma parceria entre a Cesan, o Governo do Espírito Santo e a multinacional GS Inima, com investimento de R$ 2,2 bilhões.

ES entre as “Onças Brasileiras”

O estado é um dos que compõem o grupo das chamadas “Onças Brasileiras” — mercados regionais com alto desempenho econômico, estabilidade institucional e avanços em desenvolvimento humano. Também fazem parte desse grupo Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Representando o Espírito Santo no BRM, nomes como Mateus Starling (Diretor Executivo da Apex – Polo Vitória/ES) e Paulo Baraona (Presidente da FINDES) participarão de painéis sobre competitividade, inovação e potencial regional. Além deles, o evento contará com a presença de lideranças como o governador Eduardo Leite (RS), o governador Jorginho Mello (SC) e empresários de destaque nacional.

O presidente da Apex, Fernando Cinelli, enfatiza a importância de descentralizar o olhar sobre o Brasil econômico:

“Queremos mostrar oportunidades reais existentes fora dos tradicionais polos financeiros brasileiros, atraindo cada vez mais investimentos nacionais e internacionais para regiões que têm muito potencial, mas ainda não recebem o reconhecimento devido.”

Painéis confirmados

A programação inclui uma série de painéis com temas voltados ao fortalecimento econômico das regiões, como:

  • Crescimento econômico e desenvolvimento humano: o case das Onças Brasileiras
  • Potências e oportunidades nos mercados regionais
  • Empreendedorismo regional e inovação
  • Competitividade na indústria das Onças Brasileiras

Entre os nomes confirmados estão Tallis Gomes (G4 Educação), Daniel Slaviero (Copel), Francisco Carvalho (Timenow), Rubens Zanelatto (Motu), entre outros.

Premiação inédita

O BRM 2025 também marcará a entrega de dois prêmios inéditos:

  • Brazilian Jaguar of the Year – Empresário do Ano
  • Brazilian Jaguar of the Year – Governo do Ano

Ambas as premiações visam reconhecer iniciativas de destaque entre os líderes políticos e empresariais das Onças Brasileiras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.