Pesquisadora ‘descobre’ discípula de Cristo em obra de Michelangelo

Uma pesquisadora de artes italiana afirma ter identificado a figura de Maria Madalena, discípula de Jesus Cristo, em uma das obras mais conhecidas de Michelangelo. A especialista Sara Penco registra a descoberta no livro “Maria Madalena no Julgamento de Michelangelo”. A informação foi publicada pelo “New York Post”.

De acordo com a versão de Penco, Maria Madalena foi retratada pelo artista renascentista no afresco “The Last Judgment” (“O Juízo Final”) na parede do altar da Capela Sistina, no Vaticano. A restauradora defende a teoria de que uma mulher loira retratada no canto direito da obra beijando uma cruz é a lendário apóstola de Cristo.
Um dos artistas mais geniais da história, Michelangelo Buonarroti nasceu em 6 de março de 1475. E há 512 anos, os seus afrescos no teto da Capela Sistina, no Vaticano, foram exibidas publicamente pela primeira vez.
Trata-se de uma das obras-primas mais famosas do Vaticano. O conjunto de afrescos fica na capela onde os papas são eleitos durante o conclave.
A imagem da Criação de Adão por Deus, com os dedos quase se tocando, foi feita em 1511 e é uma das mais reproduzidas e imitadas da história mundial.
O gênio de Michelangelo já havia causado assombro outras vezes. Em 8/9/1504, a estátua de David foi exibida pela primeira vez. Dá pra imaginar o espanto das pessoas ao verem obra tão perfeita, em frente ao Palazzo della Signoria, sede do governo de Florença na época. A escultura em mármore, de 5,17 metros de altura, representa o herói bíblico David, com uma pedra na mão (para enfrentar o gigante Golias).
Veja outras obras impactantes criadas pelo mestre, que nasceu em Caprese, em 6/3/1475 e morreu em Roma, em 18/2/1564.
Pietà – A escultura de Maria, mãe de Jesus, com o filho morto nos braços, foi feita em 1499 e tem tamanha delicadeza que mal dá pra acreditar ser feita de mármore. É a única obra de Michelangelo que leva a assinatura do autor na peça. Está na faixa que atravessa a roupa de Maria.
A Pietà é uma das obras mais visitadas do Vaticano. E desde que sofreu um ataque, em 1972, foi protegida por vidro à prova de bala. Tem 1,74 metro por 1,95 metro
A escultura de Moisés pode ser vista na Igreja de San Pietro in Vincoli, perto do Coliseu, em Roma, capital da Itália.
Cúpula da Basílica de São Pedro – Michelangelo era tão genial que assumiu o posto de arquiteto oficial do Vaticano, em 1547. E projetou a imponente cúpula acima do altar, que chama atenção pela grandiosidade.
Baco – A escultura do Deus do Vinho, da Mitologia Romana, foi feita entre 1496 e 1498 em mármore. Baco está acompanhado de um fauno. A obra feita por encomenda para um banqueiro e colecionador está hoje no Museu Nacional de Bargello, me Florença.
Madonna de Bruges – Foi esculpida entre 1501 e 1504 retratando Nossa Senhora com o menino Jesus, fugindo do padrão comum. Ele está de pé, não nos braços da mãe.
Essa Madonna é a única obra de Michelangelo que saiu da Itália. Ela foi comprada por comerciantes de Bruges, na Bélgica (daí o nome), e está na Igreja de Nossa Senhora, a principal da cidade.
Túmulo dos Medici – Os Medici foram os mecenas de Michelangelo e o túmulo da família tem obras de arte do escultor, um dos principais pontos de atração de Florença, capital da Toscana.
Piazza del Campidoglio – Como arquiteto, Michelangelo projetou esta praça (que é uma das mais importantes de Roma), todos os palácios no entorno e o pódio onde fica a estátua de Marco Aurélio no cavalo.
Michelangelo morreu em 1564, aos 88 anos, e seu túmulo é uma obra de arte projetada por Giorgio Vasari. Fica na Igreja de Santa Croce, em Florença.
Ele deixou uma obra inacabada: Pietà Rondanini retoma o tema de Maria diante da morte de Jesus. Está no Castelo Sforzesco, em Milão.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.