Baterista do U2 revela diagnóstico de discalculia: saiba o que é

Larry Mullen Jr. (foto em destaque), baterista do grupo U2, revelou ter sido diagnosticado com discalculia, transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática. O músico desabafou sobre o assunto e disse que sempre teve dificuldade em lidar com números.

“Sempre soube que há algo particularmente errado com a maneira como lido com números. Sou numericamente desafiado. E percebi recentemente que tenho discalculia, que é uma subversão da dislexia. Então não consigo contar, não consigo somar”, disse à Times Radio.

O músico ainda contou que, por conta da discalculia, faz caretas durante os shows do U2. Ele disse que precisou encontrar uma forma de contar as barras da bateria.

“Estou sofrendo porque estou tentando contar as barras. Eu tive que encontrar maneiras de fazer isso — e contar barras é como escalar o Everest”, explicou.

O que é discalculia?

De acordo com o Instituto ABCD, que busca promover conhecimento em pessoas com dislexia, a discalculia é um termo alternativo para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática. Características comuns incluem prejuízos no senso numérico, na memorização de fatos aritméticos, na precisão ou fluência de cálculo, e no raciocínio matemático.

A pessoa com discalculia apresenta um desempenho matemático significativamente abaixo do esperado considerando-se sua idade cronológica, suas experiências e suas oportunidades educacionais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.