Técnico eletricista salva garota presa sob moto em chamas após queda de fio elétrico


Ele estava passeando com o filho em uma praça que fica em frente ao local em que ocorreu o acidente. Fio cai sobre moto, inicia fogo em veículo e queima motociclista no Ceará
O eletrotécnico Emanoel Martins foi um dos responsáveis por salvar a jovem Anna Jacó Alves, de 22 anos, que foi atingida por um cabo da rede elétrica que caiu em cima da moto em que ela estava na noite de quinta-feira (12), em Mauriti, no interior do Ceará. Ele usou um cone de plástico para afastar o fio condutor de energia da jovem, que estava sendo eletrocutada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Conforme Emanoel contou ao g1, ele estava passeando com o filho em uma praça que fica em frente ao local em que ocorreu o acidente. “Eu vi um clarão, e em seguida eu vi o som dos estalos. Para quem trabalha no sistema [elétrico], a gente consegue identificar quando é um curta elétrico”, disse.
Um vídeo obtido pela reportagem mostra que Anna estava na moto, ao lado de outra motociclista, quando o fio parece romper e cai sobre ela. A alguns metros dela, outro fio atingiu uma terceira moto, que acabou pegando fogo, mas o motociclista conseguiu se esquivar. (Veja no vídeo acima)
Ao perceber o que estava ocorrendo, Emanoel correu em direção à jovem e pegou um cone que estava próximo com o intuito de usar o objeto para afastar o fio de energia dela. Ele pediu a outro rapaz que estava nas proximidades para pegar mais um cone e ajudá-lo. Na sequência, Emanoel passou a orientá-lo sobre como afastar o fio.
“Meu medo era que aquela descarga ocasionasse um incêndio na moto que tava junto a ela e que viesse a ocorrer uma situação muito pior”, afirma Emanoel. “Graças a Deus, a gente conseguiu tirar o [fio] condutor de cima da moça, a gente conseguiu livrar ela do risco choque elétrico das queimadoras e consegui entrar em contato com a concessionária, onde foi feito o desligamento da rede [elétrica] e o pessoal conseguiu entrar em contato com o SAMU”
Após tirar o fio de cima de Anna, Emanoel, que é ex-funcionário da Enel Ceará, ligou para uma equipe de plantão e pediu que a energia do local fosse desligada de maneira remota, de modo a evitar novos acidentes na área.
Segundo testemunhas, Anna Jacó Alves, de 22 anos, ia dar partida na moto quando o fio caiu sobre ela. A jovem sofreu uma descarga elétrica e foi socorrida por uma equipe do Samu com queimaduras pelo corpo.
Aninha Jacó Alves, de 22 anos, ficou gravemente ferida após ser atingida por um fio de energia no Centro de Mauriti.
Arquivo pessoal
Anna foi levada para o Hospital Municipal de Mauriti, com quadro grave de saúde, mas respondendo bem ao tratamento. Depois, ela foi transferida para um hospital no município de Juazeiro do Norte.
A Enel Distribuição Ceará informou que assim que tomou conhecimento do caso enviou equipes ao local para realizar inspeções na rede e desligar o fornecimento de energia.
“A distribuidora esclarece que, de imediato, desligou o fornecimento de energia na área e enviou equipes ao local. A empresa também já acionou equipe especializada para oferecer apoio à vítima”, afirmou a Enel.
Fio de alta tensão se rompe, fere mulher e causa incêndio em duas motos em Mauriti
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.