Lei de acesso gratuito a CNH deve beneficiar mais de 1 mil pessoas de baixa renda no AP


Programas ‘CNH do povo’ e ‘Jovem motora’ foram lançados nesta sexta-feira (13) pelo Governo Estadual. Medida é voltada aos inscritos no CadÚnico. Programas ‘CNH do povo’ e ‘Jovem motora’ foram lançados nesta sexta-feira (13)
Mariana Ferreira/g1
Na manhã desta sexta-feira (13), o Governo do Amapá sancionou a Lei que democratiza o acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação para pessoas inscritas no CadÚnico. Os programas ‘CNH do povo’ e ‘Jovem motora’ devem beneficiar cerca de 1.600 pessoas, segundo o governo. 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A iniciativa faz parte do plano de governo estadual. A ideia é que, a partir da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o jovem possa ter uma alternativa de renda, como trabalhar como ‘motorista por aplicativo’. 
“Esse jovem é alguém que precisa e quer tirar essa habilitação. Com isso a gente vai promover um trânsito mais seguro, um trânsito mais humanizado, vamos diminuir as contravenções de pessoas que andam sem habilitação, tem muita gente que está dirigindo sem habilitação, nós queremos diminuir muito esse número e, por outro lado, vamos aumentar a empregabilidade também’”, destacou o governador Clécio Luís. 
Como vai funcionar? 
Programa buscar melhorar o trânsito no Estado também
Mariana Ferreira/g1
A CNH do Povo é voltada para pessoas de 18 a 65 anos, economicamente ativas e de baixa renda. O método utilizado será a análise do Cadastro Único (CadÚnico). 
Já o Jovem Motora é direcionado para pessoas de 18 a 29 anos. Para ser contemplado, é preciso ter concluído o ensino médio e também ser de baixa renda. 
Neste primeiro momento, serão destinadas 1.600 vagas. A ideia é aumentar o número de vagas de acordo com a destinação de recursos. 
“Esses programas visam tirar aquele jovem que está sem emprego e colocar ali no mercado de trabalho […] Trabalhar como Uber, trabalhar como taxista, mototaxista, transporte tanto coletivo quanto individual de passageiros e também fomenta a economia do Estado”, afirmou Rorinaldo Gonçalves, diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP). 
O diretor destacou ainda que os programas vão ser executados por meio de parcerias. A data para o início das ofertas de vagas ainda vai ser divulgada pela gestão estadual.  
LEIA TAMBÉM:
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.