Homem se passa por major da FAB para alugar apartamento à beira-mar

O agente de turismo de 58 anos que foi condenado por usar uniforme da Força Aérea Brasileira (FAB) para entrar em um hospital militar e supostamente agilizar o atendimento médico, como revelado pela coluna, também se passou por oficial da Aeronáutica para alugar um apartamento no bairro de Boa Viagem, em Recife (PE), em dezembro de 2020. O imóvel fica a 130 metros da praia.

Por mais de uma vez, Geraldo Júnior Vaz Luz fez usos de uniforme e de documento falso. Em processo obtido pela coluna, o homem disse à dona do imóvel que iria se transferir para a capital de Pernambuco e queria alugá-lo junto à mãe, então pensionista da FAB e única a apresentar contracheque. O agente de turismo informou que usaria a carta-fiança, que funciona como fiadora de um contrato, da Aeronáutica.

FAB

Só que o documento era falso, assim como a identidade militar apresentada. De acordo com a denúncia, Luz chegou trajado com o uniforme e a insígnia de major da FAB no primeiro dia de locação.

“Foi constatado por este Encarregado, no transcorrer das investigações, que a cópia da suposta identidade militar fornecida pelo Sr. Geraldo indica características de falsificação, pois está apresentada na cor castanha, cor própria da identificação de graduados, além disso, o quadro e especialidade apostos (QO At CEA) não pertencem ao quadro e especialidade da FAB. Como os dados do suposto militar foi utilizado para confecção da carta-fiança, torna-se este documento considerado também como falso”, diz trecho do inquérito obtido pela coluna.

Mãe e filho viveram no imóvel, alugado via imobiliária, de janeiro de 2021 a março de 2022, até que o abandonaram sem aviso prévio e sem pagar o aluguel. O prejuízo seria de R$ 4.549,11.

Procurado por telefone, Luz – filho de um suboficial da FAB, morto há anos – disse à época que havia sido vítima de fraude que comprometeu as finanças dele. A situação teria piorado com o estado crítico de saúde da mãe, hospitalizada no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) para tratamento cardiológico.

Foi então que a dona do apartamento acionou a FAB para reaver o dinheiro e tomar as providências cabíveis. Ela e o marido, um coronel aviador veterano, descobriram a farsa quando a Aeronáutica confirmou que o documento era falsificado.

O Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar o caso foi instaurado em 17 de agosto de 2022. A FAB enquadrou a conduta nos artigos 172 (uso indevido de uniforme) e 311 (falsificar documento público ou particular) do Código Penal Militar (CPM).

O Ministério Público Militar (MPM) sustentou pela incompetência da Justiça Militar da União para julgar os crimes de estelionato e de uso de documento falso em favor da Justiça comum. A 19ª Vara Criminal da Capital do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) arquivou o processo provisoriamente enquanto tramita entre a delegacia e o Ministério Público.

Relembre o caso do falso major da FAB

Como a coluna mostrou no último dia 12, o Superior Tribunal Militar (STM) condenou Geraldo a 30 dias de reclusão por fingir ser major da FAB para entrar no Hospital da Força Aérea em São Paulo e ser atendido emergencialmente. Ele alegou, porém, que buscava acelerar o atendimento médico da mãe, internada na mesma unidade hospitalar.

Vestido com o uniforme e a insígnia de major da FAB que supostamente teriam sido adquiridos em um bar próximo à residência dele, o homem entrou na emergência da unidade na manhã de 7 de junho de 2023. Inicialmente, ele relatou que estava com uma dor no ombro.

No atendimento, contudo, a enfermeira desconfiou da farsa, que foi descoberta por um superior.

Veja imagens do uniforme da FAB:

6 imagens

Camisa azul clara da FAB usada pelo agente de turismo

Cinto da FAB usado pelo agente de turismo
Gorro da FAB usado pelo agente de turismo
Insígnia da FAB usada pelo agente de turismo
Jaqueta da FAB usada pelo agente de turismo
1 de 6

Homem finge ser major da FAB

Reprodução

2 de 6

Camisa azul clara da FAB usada pelo agente de turismo

Divulgação

3 de 6

Cinto da FAB usado pelo agente de turismo

Divulgação

4 de 6

Gorro da FAB usado pelo agente de turismo

Divulgação

5 de 6

Insígnia da FAB usada pelo agente de turismo

Divulgação

6 de 6

Jaqueta da FAB usada pelo agente de turismo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.