De atriz famosa a políticos, colégio centenário de Sorocaba conecta ex e atuais alunos


Local onde estudou o atual prefeito de Sorocaba também já teve como aluna ilustre a atriz Alinne Moraes, que respondeu em carta manuscrita às celebrações. Atriz Alinne Moraes foi aluna do Colégio Ose, de Sorocaba
Initial plugin text
Um dos colégios mais tradicionais de Sorocaba (SP) está a todo vapor para celebrar 100 anos de ensino. Um dos projetos em andamento está conectando atuais e ex-alunos da instituição, incluindo algumas celebridades que estudaram na instituição.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
No Dia do Professor, celebrado nesta terça-feira (15), conheça um pouco sobre o projeto da Organização Sorocabana de Ensino (OSE), que completa o centenário no dia 22 de outubro, onde políticos e a atriz Alinne Moraes estudaram.
Nascida em Sorocaba, Alinne se destacou ao estrelar novelas da TV Globo, como “Mulheres Apaixonadas”, “Como uma Onda”, “Duas Caras” e “Viver a Vida”.
Atriz Alinne Moraes
Patrícia Teixeira
Em agosto deste ano, Agnes Melo Ferreira, do 9º ano, escreveu para Alinne, falando do projeto “Eu Faço Parte Dessa História” (leia abaixo).
Carta da aluna Agnes Melo Ferreira, de Sorocaba (SP), direcionada à atriz Alinne Moraes
Arquivo Pessoal
A atriz respondeu e disse que passou seis anos na escola e que essa fase mudou seu conhecimento e sua essência.
“Cada aula foi uma oportunidade de crescimento. Os professores sempre foram acolhedores e dedicados, criando um ambiente onde todos se sentiam parte dessa grande família.”
A carta tem três páginas e foi escrita no Rio de Janeiro, em 14 de agosto de 2024.
A atriz Alinne Moraes, ao centro, em colégio de Sorocaba (SP)
Arquivo Pessoal
Prefeitos, ex-prefeitos e promotores da Justiça
A lista de famosos também inclui políticos. Entre eles, o ex-prefeito de Sorocaba Paulo Mendes, que governou a cidade entre 1993 e 1996. “Concluindo o período ginasial no ‘Estadão’, aos 16 anos , ingressei na OSE para estudar no curso técnico em contabilidade, me formando em 1967. Tenho em minha memória os excelentes professores que tive na OSE nesse período”, conta.
“Eram profissionais dedicados e competentes ao transmitir conhecimento aos seus alunos”, acrescenta. Ele citou alguns dos professores, incluindo Hermínio de Oliveira, Lázaro Athaide, Guilherme, Marcílio Campos Pereira e Douglas Gomes.
O atual prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (REPUBLICANOS), também foi aluno da instituição. Ao g1, ele parabenizou a escola e também falou sobre a experiência no local.
“Tenho um carinho muito grande pelo colégio OSE, onde eu estudei o meu colegial, primeiro, segundo e terceiro colegial. Na época, fiz técnico em processamento de dados, uma experiência muito boa, com professores dedicados, fiz muitas boas amizades lá também. Que Deus abençoe aí pelos 100 anos da OSE, que é uma referência em nossa cidade.”
A lista de célebres alunos além de dezenas de outros, inclui ainda o promotor Antônio Farto Neto.
História
O colégio começou a funcionar em 22 de outubro de 1922. Porém, em 1936, a história da escola mudou radicalmente com a chegada de Arthur Cyrillo Freire, sua esposa, Tercila Bosqueti Fonseca, e os dois filhos dela, Arthur Fonseca e Nelson Fonseca, que chegavam de Santos (SP).
Eles adquiriram a escola, que contava com apenas 42 alunos. Em 1941, a escola mudou-se para um prédio maior na Rua Benedito Pires, também no Centro da cidade.
Em 1946, a instituição ampliou seu currículo, inaugurando o curso ginasial e passando a ser conhecida oficialmente como Organização Sorocabana de Ensino (OSE), como é atualmente. Em 1955. a escola mudou para um novo prédio, na Rua da Penha, com 40 salas.
Nos anos de 1980, a escola atinge 2.000 mil alunos. Em 1989, nasce o Colégio Uirapuru. Em 1997, o bairro Santa Rosália ganhou uma unidade OSE, que se transformou em COC, em 2010. Em 1999, o Colégio Uirapuru e a OSE se tornaram independentes.
Pelo colégio já passaram mais de 1 mil profissionais da educação. Atualmente, são mais de 100 colaboradores.
“Celebrar os 100 anos da OSE é uma honra imensa e uma responsabilidade que assumo com orgulho. Minha avó, Dona Tercila, meu pai, Nelson Fonseca, meu tio, Professor Arthur Fonseca, juntamente com os demais familiares, dedicaram suas vidas a esta instituição, acreditando no poder transformador da educação. Continuar esse legado é uma honra pessoal”, afirma Kiko Fonseca, diretor geral do colégio.
“Nosso compromisso é oferecer uma educação de excelência, formando cidadãos éticos e preparados para os desafios do mundo moderno. Agradeço a todos que fazem parte desta história. Juntos, honraremos o passado e construiremos um futuro ainda mais promissor para a OSE.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.