Coreia do Norte anuncia que fechará estradas e ferrovias ligadas à Coreia do Sul

O Exército da Coreia do Norte anunciou que vai fechar estradas e ferrovias que possuem conexão com a Coreia do Sul a partir de quarta-feira (9). Segundo a agência de notícias estatal, a medida foi adotada como resposta a “exercícios de guerra” feitos pelo Sul.
As forças norte-coreanas disseram que vão reforçar a segurança nas regiões de fronteira. Além disso, o Exército chamou a Coreia do Sul de “o principal estado hostil e o principal inimigo”. Os Estados Unidos também foram alvos de críticas.
Existem poucas vias de acesso por terra entre as duas Coreias. Em 2018, os dois países chegaram a firmar um acordo para reconectar ligações ferroviárias e rodoviárias. As estruturas estavam fechadas desde a década de 1950.
Naquele mesmo ano, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte firmaram um pacto militar para reduzir tensões na região de fronteira. Esse acordo foi suspenso pelos dois países nos últimos meses.
Instabilidade
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem uma escalada de tensões sem precedentes nos últimos anos. Os episódios mais recentes contam com o lançamento de um satélite espião, o rompimento de acordo de não agressão, testes com mísseis balísticos e uma “guerra” de balões.
As duas Coreias estão tecnicamente em guerra, mesmo com um armistício assinado na década de 1950.
Com a piora nas relações, os Estados Unidos firmaram uma parceria com a Coreia do Sul, o que resultou em vários exercícios militares conjuntos. A Coreia do Norte respondeu as manobras com testes de mísseis.
No início de 2024, Kim Jong-un ordenou que seu Exército se prepare para uma possível guerra. Ele também afirmou que passou a ver a Coreia do Sul como um Estado inimigo.
Em junho, Rússia e Coreia do Norte assinaram um acordo de ajuda mútua que resgata relações semelhantes que os países tinham durante a Guerra Fria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.