Usina de Itaipu economiza água para garantir produção de energia no último trimestre de 2024


Com menos chuva que o normal, há quase dois meses a ordem é economizar água na usina. Durante o dia, enquanto há produção suficiente de energia solar, apenas oito das 20 turbinas são acionadas. Itaipu está poupando água do reservatório pra garantir produção até o fim do ano
A Usina de Itaipu está poupando água do reservatório para garantir a produção de energia nos últimos meses do ano.
As temperaturas estão mais altas que o normal e com isso, na casa do Domingos, o ar-condicionado está ficando ligado quase que o tempo todo.
“O ar condicionado não tem férias mais, ele tira umas folgas. E a conta não tira, não tira folga. A conta sempre sobe”, diz o aposentado Domingos Ramos Sobrinho.
Mas o refresco na temperatura está saindo caro.
“Nem eu nem ninguém ganha tão bem assim que possa estar esnobando na conta de luz”, afirma Domingos.
Com menos chuva que o normal, desde a metade de agosto, a ordem é economizar água na Usina de Itaipu. Durante o dia, enquanto há produção suficiente de energia solar, apenas oito das 20 turbinas são acionadas.
“Nós estamos fazendo essa operação já prevendo que no último trimestre de 2024, nós vamos ter que utilizar essa água”, diz Paulo Zanelli, diretor do Sistema de Operações de Itaipu.
Com menos água passando pelas turbinas de Itaipu e a estiagem, o nível do Rio Paraná está baixo. A quase 12 km da barragem da usina, dá para ver que as margens do rio estão mais aparentes. Em outro ponto, o rio está a cerca de 8 m abaixo do normal. A operação tem impacto direto na produção de energia. Em 2024, Itaipu produziu 49,5 milhões de megawatts – 20% menos que no mesmo período de 2023.
“Na estação seca, por enquanto, você pode precisar acionar todas as hídricas e algumas térmicas, e isso não ser suficiente. Então, talvez tenha que acionar muitas térmicas”, afirma Roberto Brandão, pesquisador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ.
Usina de Itaipu economiza água para garantir produção de energia no último trimestre de 2024
Reprodução/TV Globo
Domingos sabe o que isso significa:
“Prejuízo duplo ou triplo. Tanto no bolso quanto para natureza de um modo em geral”, diz o aposentado.
LEIA TAMBÉM
Itaipu: maior usina em geração de energia limpa do mundo completa 40 anos de operação; veja curiosidades
Itaipu e integração energética: entenda importância da escolha de Foz do Iguaçu para sediar reunião do G20

Adicionar aos favoritos o Link permanente.