TV Liberal e g1 exibem documentário sobre bastidores da cobertura da imprensa no Círio de Nazaré


Documentário “Círio de Nazaré, Histórias de Bastidores” será exibido neste sábado (12), às 14h40. Bastidores da cobertura do Círio de Nazaré.
Divulgação
A TV Liberal e g1 exibem neste sábado (12), às 14h40, logo após a novela “Cabocla”, o documentário “Círio de Nazaré, Histórias de Bastidores”. A produção traz curiosidades através de imagens inéditas e depoimentos de profissionais de meios de comunicação.
Ao longo dos anos, a televisão se transformou no principal transmissor das romarias do Círio. São centenas de fotógrafos, radialistas, jornalistas e cinegrafistas que anualmente transmitem as romarias em todos os veículos de comunicação.
Através de mais de 30 depoimentos de profissionais da imprensa e imagens de bastidores, o documentário da TV Liberal e dirigido pelo jornalista Leo Nunes revela, pela primeira vez, histórias e curiosidades da cobertura feita pela imprensa paraense nas últimas décadas.
O material de 60 minutos será exibido pela emissora na véspera da grande procissão do Círio 2024. O Doc também ficará disponível gratuitamente no Globoplay.
Translado para Marituba
Para produzir o material, o jornalista acompanhou e registrou os bastidores do trabalho de profissionais da imprensa em procissões de 2023.
Documentário será exibido neste sábado, 12.
Divulgação
A mais longa romaria da festa, o traslado para Marituba, ocorre na sexta. A imagem peregrina passa por três municípios da Grande Belém. O documentário registrou como os profissionais trabalham neste dia e o esforço que se faz para transmitir uma romaria tão longa.
Repórteres, radialistas, cinegrafistas e fotógrafos se espremem em um carro da Polícia Rodoviária Federal que faz o transporte de profissionais que cobrem o evento. Sob sol forte, a imprensa segue o desafio de mostrar as várias homenagens que a Santa recebe.
“Essa é considerada a romaria mais difícil de se cobrir no Círio. São muitas horas apertados em um carro sem proteçã”, diz o jornalista que dirige o documentário.
“É a romaria também que mais rendeu material. Passamos horas junto com a imprensa no caminhão da PRF. A ideia era dar a dimensão e a sensação deste momento. Afinal, quem está em casa e nas ruas, não consegue acompanhar até o final. Muitas vezes não tem a dimensão do quanto é difícil essa romaria. Mas muitos profissionais cumprem esse desafio exaustivo até o fim”, diz Leo Nunes.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Transmissão desde 1976
A TV Liberal, afiliada Globo no Pará, transmite o evento desde sua inauguração, em 1976. O documentário também registra bastidores ainda não mostrados da transmissão da emissora. Mostra como as equipes trabalham e o desafio de se fazer uma transmissão de mais de 5 horas todos os anos.
“Na TV Liberal, temos acesso ao material bruto de todas equipes que trabalharam. Alguns desses materiais, serão exibidos para que as pessoas vejam o que as equipes enfrentam na rua para se fazer as reportagens”.
Doc também ficará disponível gratuitamente no Globoplay.
Divulgado
Na procissão do domingo de manhã, o documentário acompanhou um pouco da rotina dos apresentadores da transmissão e da equipe do jornalista Márcio Lins e do cinegrafista Juracy Rabelo, que fizeram parte da transmissão desde o início na Igreja da Sé.
“Vamos mostrar aquilo que as pessoas não veem na transmissão da TV. Vamos mostrar o que está por trás das câmeras”, diz Leo Nunes.
Mas o documentário também entrevistou profissionais de outros veículos e quem também não é conhecido pelo grande público.
“Nós também acompanhamos o trabalho incansável da jornalista e assessora da diretoria da festa do Círio. Rosana Pinto é muito querida por todos e faz um trabalho fundamental neste mecanismo. É ela que faz a ponte entre a imprensa e a diretoria da festa. Ela está em todas as romarias e não para desde agosto. Ela nunca havia dado uma entrevista para falar sobre o trabalho dela e nos revelou histórias curiosas e emocionantes”, afirmou.
Serviço
Documentário “Círio de Nazaré, histórias de bastidores”
Data: 12 de outubro de 2024
Horário: 14h40, após a edição especial de “Cabocla”
Onde: TV Liberal e no Globoplay
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.