Quer emagrecer? Confira 3 cortes de carne bovina que você deve evitar

Quem deseja emagrecer precisa estar atento à composição das refeições, conforme explica a nutricionista Juliana Gomes, do Espírito Santo. Segundo a pós-graduada em nutrição esportiva e estética, alguns cortes de carne bovina não deveriam ser consumidos pelos interessados em perder peso.

A nutricionista lista que alguns cortes de carne bovina são “muito gordurosos”. Na lista elaborada pela especialista constam as seguintes “partes”: picanha, costela e fraldinha. Juliana aconselha evitar a ingestão dessas “porções” por favorecer o aumento do risco de determinadas doenças.

Foto colorida de cortes de carne bovina - Metrópoles
A fraldinha é um corte de carne bovina a ser evitado

“De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os cortes de carne bovina gordurosos possuem alto teor de gordura saturada. O consumo excessivo desse lipídio pode contribuir para o aumento do colesterol LDL, considerado ruim, elevando o risco de doenças cardiovasculares”, reforça a expert.

Juliana orienta optar pelo consumo de cortes magros de carne bovina, a exemplo do patinho e da alcatra. “São opções mais saudáveis e com menos gordura, ideais para quem busca uma alimentação equilibrada e a redução de alguns quilos”, sustenta a nutricionista.

Foto colorida de carne vermelha crua em prato - Metrópoles
Deve-se optar por cortes de carne com pouca gordura, a exemplo do patinho

“Existem outras opções, como filé-mignon, coxão duro e coxão mole”, complementa a especialista. Ela destaca que os nutrientes presentes na carne bovina variam em conformidade com os cortes. Entre os ativos mais predominantes estão a proteína, creatina e vitaminas, especialmente a B12, fundamental para a saúde neurológica.

“A carne é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, que são essenciais para a construção e reparação de tecidos, produção de enzimas e hormônios”, cita Juliana Gomes. Em relação à creatina, a nutricionista salienta que esse composto de aminoácidos ajuda a “produção de energia em atividades de alta intensidade.”

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.