
Corpo de Bombeiros também atua na prevenção de afogamentos e acidentes na orla do circuito Vem Pro Mar Em um cenário naturalmente deslumbrante, a festa de carnaval no Circuito Vem Pro Mar tem sido marcada pela paz e pela alegria. O Carnaval na Avenida Litorânea já se consolidou como palco de beleza e diversão, mas acidentes podem acontecer durante a brincadeira e é preciso estar atento.
Hospitais de campanha garantem assistência durante o carnaval
Divulgação/Gov do Maranhão
Para garantir atendimento médico de urgência e emergência para foliões e turistas que participam do carnaval na capital maranhense, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), instalou dois Hospitais de Campanha no Circuito Vem Pro Mar.
Os hospitais contam com uma equipe formada por aproximadamente 40 profissionais. As estruturas dispõem de médicos, técnicos e equipe de apoio, além de ambulâncias para transporte de eventuais pacientes até unidades de pronto-atendimento, caso seja necessário.
Hospitais de campanha garantem assistência durante o carnaval
Divulgação/Gov do Maranhão
“Carnaval é alegria, mas imprevistos acontecem. Saber que tem atendimento rápido deixa a gente mais seguro para aproveitar”, disse o professor José Arlindo, que curtiu a programação do Circuito Vem Pro Mar e aprovou a iniciativa.
No ano passado, os hospitais de campanha atenderam cerca de 300 brincantes durante o carnaval. Além dos primeiros socorros, as unidades contam com profissionais de saúde para atender casos de desidratação, intoxicação alcoólica e pequenos ferimentos, reduzindo a demanda nos hospitais da cidade.
Hospitais de campanha garantem assistência durante o carnaval
Divulgação/Gov do Maranhão
“Essas medidas têm foco nas pessoas, na prevenção e na assistência, durante o Pré-Carnaval e se estendendo até o Carnaval. São duas frentes de ação que a saúde vem atuando para reforçar medidas de prevenção e ofertar atendimento de urgência e emergência em tempo oportuno”, frisa o secretário de Saúde, Tiago Fernandes.
‘Saúde na avenida, folia garantida’
No domingo, dia 23 de fevereiro, a Secretaria de Saúde vai reforçar o tema “Saúde na avenida, folia garantida”, com a saída do tradicional Bloco da Saúde. A ideia é promover ações de prevenção, com orientação e distribuição de preservativos. A concentração do Bloco da Saúde começará a partir das 13h, também na extensão da Avenida Litorânea.
Segurança no mar
Além das unidades hospitalares, existe a preocupação com os banhistas. A segurança marítima, para prevenir afogamentos, é realizada por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
Hospitais de campanha garantem assistência durante o carnaval
Divulgação/Gov do Maranhão
“Entre as principais medidas estão monitoramento constante com uso de drones e equipes de guarda-vidas posicionadas em pontos estratégicos da orla para prevenção ou resgates rápidos em casos de emergência”, explica o coronel Célio Roberto de Araújo, comandante da corporação.
O efetivo no Circuito Vem Pro Mar atua com suporte de equipamentos como quadrículos, motos aquáticas, botes e viaturas. Os guarda-vidas também garantem a sinalização das áreas de risco com bandeiras vermelhas e placas informativas ao longo das praias.
Hospitais de campanha garantem assistência durante o carnaval
Divulgação/Gov do Maranhão
“Também orientamos o público sobre os perigos das correntes marítimas e dos buracos na areia. Campanhas educativas e treinamentos do efetivo complementam o nosso plano de trabalho”, detalha Célio Roberto.
Garrafas de vidro: perigo na folia
Os bombeiros também atuam na prevenção a acidentes comuns, como queimaduras, cortes ou até mesmo explosões. Uma das orientações da corporação para vendedores ambulantes e a população é sobre os riscos da comercialização e consumo de bebidas em recipientes de vidro. O material oferece riscos de acidentes e pode representar perigo, em caso de quebra.
“A utilização de garrafas e copos de vidro pode resultar em ferimentos graves, em caso de queda ou impacto. Por isso, é importante que os vendedores optem por recipientes mais seguros, como plásticos ou outros materiais leves”, orientou o major Jonatan Coutinho, comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo.
A expectativa é que durante todo o período carnavalesco, cerca de 3 milhões de brincantes passem pelos circuitos de folia.