Conheça teste que mostra se o seu pulmão está doente

Você sabia que um simples teste caseiro pode detectar sinais de problemas no pulmão? Um estudo publicado no American Journal of Medicine ensina um teste simples que pode revelar doenças pulmonares, mas especialistas alertam que ele não substitui avaliações médicas.

Mulher segurando exame de raio-x no pulmão

Conheça teste caseiro que pode detectar sinais de problemas no pulmão – Foto: Canva/ND

O teste consiste em pressionar as unhas dos dedos indicadores uma contra a outra. Em pessoas saudáveis, um espaço em forma de diamante é criado entre as unhas dos dois dedos indicadores. Se isso estiver ausente, é chamado de dedo em clava, o que pode indicar problemas pulmonares.

O médico Christoph Specht, responsável pelo estudo, revela que a condição está associada à hipóxia crônica, ou seja, baixos níveis de oxigênio no sangue.

Sinais de problemas no pulmão que você deve conhecer

O estudo aponta que essa alteração revelada pelo médico é um dos principais indicativos precoces de doença como câncer de pulmão, fibrose pulmonar e bronquiectasia. Isso ocorre porque a falta de oxigenação estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos e a proliferação de tecido ósseo na ponta dos dedos.

Dedo indicador para cima

O teste consiste em pressionar as unhas dos dedos indicadores uma contra a outra para identificar sinais de problema no coração – Foto: Canva/ND

Embora a presença do dedo de clava seja um sinal de alerta, ele não significa necessariamente a presença de um tumor.

Uma pesquisa da British Thoracic Society indica que essa condição também pode estar relacionada a doenças cardíacas, como endocardite e cardiopatias congênitas, além de distúrbios gastrointestinais, como doença celíaca e cirrose hepática.

A importância do diagnóstico precoce

Um estudo do National Cancer Institute mostra que a detecção precoce do câncer de pulmão pode aumentar significativamente as chances de tratamento bem-sucedido. A doença frequentemente se espalha para outros órgão, como fígado, ossos e cérebro, reduzindo as possibilidades de cura quando descoberta em estágios avançados.

Por isso, especialistas reforçam que, ao identificar sinais de problemas no pulmão como alterações nos dedos, tosse persistente, fadiga inexplicável ou falta de ar, é essencial procurar um médico. Apenas exames clínicos e de imagem, como a tomografia computadorizada, podem confirmar um diagnóstico preciso.

Imagem 3d de pulmão

Especialistas reforçam que, ao identificar sinais de problemas no pulmão como alterações nos dedos, tosse persistente, fadiga inexplicável ou falta de ar, é essencial procurar um médico – Foto: Canva/ND

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.