Monumento e complexo esportivo: veja novidades da Praça Jacy Barata, reinaugurada em Macapá


Espaço possui 83,4 mil metros quadrados e integra o projeto Orla Viva. Programação de reinauguração teve corrida com a participação de mais de 5 mil corredores inscritos. Praça Jacy Barata Jucá, no centro de Macapá
Giovanni Maciel/PMM
Foi reinaugurada neste domingo (23) a Praça Jacy Barata Jucá, na orla de Macapá. O espaço revitalizado conta com campo society, três quadras esportivas, três campos de areia, restaurantes e praça de alimentação.
A área conta ainda com um monumento em homenagem as lavadeiras do Igarapé das Mulheres, mais 220 árvores plantadas, iluminação em led e 10 boxes para empreendedores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Monumento em homenagem as lavadeiras do Igarapé das Mulheres
Giovanni Maciel/PMM
O complexo possui 83,4 mil metros quadrados e teve investimento de R$ 9,7 milhões através de emenda do então senador José Sarney, ainda em 2011, além de contrapartida do município e investimento da Caixa Econômica.
A praça integra o complexo do projeto Orla Viva, lançado pela prefeitura de Macapá para revitalizar espaços públicos ao longo na orla do Rio Amazonas.
A programação de inauguração contou com a tradicional Corrida do Macapá Verão, que iniciou no Parque Meio do Mundo e encerrou na Jaci Barata. Com 7km de percurso, a corrida teve 5 mil inscritos.
Campo em grama sintética
Merlin Pires/PMM
Quem foi Jacy Barata
Jacy Barata Jucá nasceu em 11 de novembro de 1904, filho do Coronel Coriolano Filnéas Jucá e Euthália Barata Jucá. Estudou odontologia em Belém e participou da Revolução de 1930, sendo ferido em combate e perdendo o polegar da mão direita.
De volta a Macapá após se casar com Alice Araújo Jucá em 1935, Jacy foi comerciante, secretário da prefeitura de Macapá, primeiro vice-presidente do Esporte Clube Macapá, presidente do Rotary Clube de Macapá em 1952, e fundador do Aero Clube de Macapá.
Praça integra o Orla Viva
PMM/Divulgação
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.