• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Sul do Brasil vê primeira neve do ano e frio deve continuar

Sul do Brasil vê primeira neve do ano e frio deve continuarNathan Vieira

Na última terça-feira (28), o Brasil registrou a primeira ocorrência de neve do ano. O fenômeno capturado por moradores da cidade de São Joaquim (SC) e de Gramado (RS) e compartilhado nas redes sociais teve rápida duração, e veio para concretizar o alerta que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) fez sobre a possibilidade de neve no sul do país.

De acordo com o Metsul Meteorologia, há uma massa de ar frio de origem polar que avança pelo Centro-Oeste e o Sudeste, impulsionada pelo ciclone na costa.

Mesmo com a massa de ar polar enfraquecendo nesta segunda metade da semana, a previsão do tempo indica temperaturas mínimas mais baixas e até mesmo o risco de geada.

– Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia. –

No vídeo compartilhado por um morador de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, podemos ver uma neve tímida. “Foi uma precipitação fraca e rápida com temperatura nos altos da localidade serrana de 0ºC no horário”, diz o Metsul, ao reproduzir o vídeo:

TEMPO | Primeira ocorrência de neve do ano em São Joaquim (SC). Fenômeno teve breve duração e foi fraco. 📷 @Climaterra pic.twitter.com/mLOTLLmp0o

— MetSul #AjudaRS (@metsul) May 28, 2024

“A tendência é que os dias continuem gelados no Sul e Sudeste do país”, aponta a organização. O ciclone na costa impulsiona ar mais seco, o que traz tempo mais aberto à noite com resfriamento maior. Justamente por conta disso, a condição fica mais propícia para geadas.

O ciclone atua a Leste do Rio Grande do Sul traz instabilidade para partes do território gaúcho com chuva e garoa.

Nesta quarta (29), o vento no Rio Grande do Sul deve soprar predominantemente fraco a moderado, mas com rajadas na costa de 50 km/h a 60 km/h. O vento aumenta com rajadas ainda no Sul e no Leste catarinense.

🥶☃️ TEMPO | Sul do Brasil tem primeira ocorrência de neve do ano. Massa de ar frio de origem polar avança pelo Centro-Oeste e o Sudeste, impulsionada pelo ciclone na costa. ▶️ https://t.co/ovmIEi3xqV pic.twitter.com/o0heNNyw03

— MetSul #AjudaRS (@metsul) May 28, 2024

A previsão do Metsul diz que “a ressaca do mar em andamento no litoral gaúcho e que tende a crescer entre a noite de hoje e a madrugada desta quarta-feira”.

Além disso, “o sistema sobre o oceano vai se intensificar e se tornar maior em dimensão com um enorme campo de vento forte sobre o oceano”.

Previsão para os próximos dias

O ar frio também alcançou o Oeste do estado de São Paulo, de modo que a previsão envolve mínimas em torno de 9ºC e 10ºC nesta quarta, em São Paulo. Para os próximos dias, a estimetiva é de 11ºC a 12ºC.

Enquanto isso, em Porto Alegre, as menores mínimas também ocorrem nas madrugadas de quinta e sexta com 8ºC ou 9ºC nos dois dias, mas bairros periféricos e em pontos da Grande Porto Alegre enfrentam ainda mais frio: 6ºC a 7ºC.

No Centro-Oeste e no Mato Grosso do Sul, o frio também marcou presença, com máximas baixas em algumas regiões.

Inverno no Brasil

No entanto, de um modo geral, por conta do fim do El Niño, o inverno vai ser mais quente que o normal. O Climatempo indica que a estação deve ter dias com 2 a 3 graus acima da média.

Prevê-se que a parte central do país deve passar por um mês de junho quente, com direito a um ar seco até pelo menos metade do mês.

De qualquer forma, no momento o país se vê diante do frio. Essa foi a primeira ocorrência de neve de 2024, e ainda não se sabe ao certo se haverá mais. A neve no Brasil é rara, e quando acontece, é apenas em poucas regiões.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.