• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Eventos inclusivos: transformando terapias em bem viver


Famílias atípicas contam os benefícios de passeios e festas acessíveis A inclusão de crianças neurodiversas em eventos tradicionais tem sido um desafio constante para muitas famílias. A doutora em Ciências da Saúde Luisa Loureiro, da NeuroHabilitar, espaço referência em reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência na região do Triângulo Mineiro, oferece uma visão detalhada sobre como eventos projetados especificamente para esse público podem transformar experiências de lazer e promover a aceitação social.
“Percebemos que as famílias têm dificuldade em participar dos eventos tradicionais, pois geralmente os organizadores não consideram as necessidades das crianças com deficiência”, explica Luisa. A falta de acessibilidade e atividades direcionadas limita a participação dessas crianças, tornando momentos que deveriam ser de lazer em experiências estressantes. Jailda Muniz, mãe de Bernardo, 7 anos, desabafa. “Dentre as diversas dificuldades que nós pais de crianças neurotípicas, bem como nossos filhos precisam enfrentar, está a dificuldade de inclusão deles em atividades ofertadas por estabelecimentos de recreação, eventos ou mesmo em ambientes públicos.”
A ausência de compreensão sobre os direitos básicos das pessoas com deficiência resulta em falhas sistêmicas na sociedade, perpetuando um estigma histórico. Essa exclusão reflete na decisão das famílias de evitar eventos públicos. “As famílias deixam de participar pois sabem que muito provavelmente não será um momento de lazer tranquilo”, comenta a terapeuta. A preocupação com a acessibilidade e a falta de atividades específicas restringem a participação plena das crianças e seus familiares.
Jailda ressalta. “Hoje, a palavra inclusão tem sido muito propagada, mas infelizmente muitos ambientes oferecem uma prestação de serviço totalmente inadequada às crianças atípicas. Não existe adaptação para crianças que possam apresentar dificuldades sensoriais e, infelizmente, muitas vezes, as pessoas responsáveis pelos espaços não apresentam empatia pela situação. Eles estão preparados apenas para a diversidade.”
Diversidade é chamar para a festa… Inclusão é tirar para dançar!
Para contornar esses desafios, a NeuroHabilitar tem realizado, em Uberaba (MG), diversos eventos inclusivos como piqueniques, festas temáticas e passeios. “As características-chave incluem espaços amplos, quantidade reduzida de pessoas, acessibilidade para dispositivos de mobilidade, e áreas de redução de ruído para crianças com dificuldades sensoriais”, detalha Luisa. Essas adaptações garantem um ambiente acolhedor e seguro para todos os participantes.
Piquenique realizado no Parque das Barrigudas em Uberaba (MG)
Arquivo NeuroHabilitar
Para a mãe de Bernardo, a Neurohabilitar, além de ser uma clínica que oferece inúmeras modalidades de atendimento com profissionais altamente capacitados e humanizados, está sempre preocupada em promover eventos onde os filhos, portadores de alguma necessidade especial, possam se sentir pertencidos. “Tais eventos são realizados em ambientes públicos com atividades comuns a qualquer criança. É como se a clínica oferecesse voz para eles e ao mesmo tempo mostrasse para a sociedade que, do jeitinho deles, eles podem tudo! Isso é inclusão”.
Samantha Carneiro, mãe atípica, diz que não consegue descrever a emoção que é participar de cada festinha. “Cada detalhe pensado pela NeuroHabilitar para as crianças, que têm uma rotina cheia de terapias, de horários estabelecidos, proporciona momentos únicos e que trazem lembranças cheias de amor. E dentro desses eventos é possível ver o cuidado que as próprias crianças têm uma com as outras, a evolução de cada criança, as diversas famílias que torcem e vibram por conquistas das outras crianças como se fossem delas, isso não tem preço e eu me emociono sempre”.
Festa do pijama, Caça ao tesouro, Dia da fantasia, Luau… e Carnaval!
“No Luau tivemos até um show das minhas filhas, que quiseram cantar e foi incrível. Isso não seria possível há um tempo e nem em outro lugar. Ver as lágrimas de emoção das terapeutas mostra que o trabalho feito por essa equipe vai muito além de uma sala, de protocolos, e a evolução vivida no dia a dia é a prova disso. Minhas filhas puderam pular carnaval de rua com toda segurança, alegria e cuidado. Coisas que parecem simples, mas para pessoas com deficiência tem importância que não é possível mensurar”, comenta Samantha, emocionada.
Luau NeuroHabilitar
Arquivo NeuroHabilitar
A equipe da NeuroHabilitar é treinada para interagir com sensibilidade e eficácia. “O acolhimento é tão importante quanto a excelência técnica”, ressalta Luisa. Reuniões periódicas e diálogos constantes sobre as necessidades das crianças garantem um atendimento humanizado e eficaz.
Levar esses espaços de adaptação para tornar os eventos inclusivos oferecem inúmeros benefícios. “Eles trazem para a sociedade uma parte da população que sempre sofre com estigma e discriminação”, observa Luisa.
Carnaval NeuroHabilitar
Arquivo NeuroHabilitar
Próximos passos para expansão
A NeuroHabilitar está empenhada em ampliar a oferta de eventos inclusivos. “Divulgar a necessidade de eventos adequados para a população neurodiversa é essencial para o desenvolvimento das crianças”, enfatiza Luisa. Estudos mostram que a interação social é crucial para o desenvolvimento motor e da aprendizagem.
A realização de eventos inclusivos para crianças neurodiversas não só promove momentos de lazer significativos, mas também contribui para uma sociedade mais consciente e acolhedora. A iniciativa da NeuroHabilitar é um exemplo de como é possível integrar todas as crianças e suas famílias em eventos sociais, celebrando a diversidade e promovendo a inclusão.
Terapias
Na NeuroHabilitar, crianças e adolescentes com deficiência encontram um espaço voltado para a superação e na busca das conquistas diariamente.
Integração sensorial
Terapia ocupacional
Terapia Intensiva PediaSuit
Fisioterapia
Reabilitação Virtual
Hidroterapia
Espaço NeuroHabiltar
RT: Ana Paula Crema | Crefito 4-10904 TO // Luísa Loureiro | Crefito 4-9398 TO
R. Engenheiro Gomide, 144 – Boa Vista, Uberaba – MG
Telefone: (34) 3313-5946
E-mail: [email protected]
Instagram: @espaconeurohabilitar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.