A Alcans Telecom, em parceria com a Connectoway e a Huawei, lançaram no Brasil a primeira cidade 100% conectada através de XGS-PON com Wi-Fi 7, um marco histórico construído por um ISP brasileiro. O projeto, que foi inaugurado no dia 15 de maio, na cidade de São Carlos (SP), marca o início de uma revolução na conectividade do país.
Com planos de 2,5 Gbps e capacidade para expansão de até 10 Gbps, o projeto é um grande avanço em relação aos planos tradicionais de até 1 Gbps, oferecendo velocidade e confiabilidade para a comunicação e a experiência do usuário. Para o diretor de tecnologia da Alcans, Michel Pádua, a parceria da provedora com a Huawei abre oportunidades para a criação de um ambiente mais competitivo e preparado para a transformação digital. “Com essa infraestrutura avançada baseada na tecnologia XGS-PON, São Carlos entrará em uma nova era digital, permitindo conexões ultrarrápidas e de altíssima capacidade. Isso não só impulsionará significativamente o comércio local, mas também viabilizará soluções inovadoras e de alto desempenho para todos os tipos de negócios, garantindo competitividade e crescimento sustentável.”, complementa.
Para Thyago Monteiro, diretor da Connectoway, a tecnologia XGS-PON traz mais velocidade, confiabilidade e a redução de gargalos, ao facilitar a comunicação e a experiência do usuário. “Vivenciamos um marco tecnológico, que não apenas transformará a maneira como as pessoas se conectam, como também trará benefícios reais para os negócios e a sociedade como um todo. A maior capacidade de transmissão de dados e a alta confiabilidade da rede permitirão que empresas de diversos setores, como hospitais, escritórios e indústrias, avancem para a transformação digital de forma mais eficiente e segura.”
Essa evolução traz benefícios significativos, em especial, para o setor empresarial. A capacidade do XGS-PON em suportar velocidades simétricas de até 10 Gbps também será essencial para corporações que lidam com intenso volume de dados em tempo real, como hospitais e centros de operação policial, por exemplo. “Isso permitirá o funcionamento de aplicações críticas sem gargalos, mesmo durante horários de pico. Para empresas que dependem de soluções em nuvem, como SaaS, ERP, CRM e big data, a infraestrutura permitirá um acesso muito mais rápido e sem interrupções, acelerando a produtividade e a resposta do negócio”, complementa Monteiro.
Além disso, a alta capacidade de conexões simultâneas, com baixa latência, torna a infraestrutura ideal para a IoT e a Indústria 4.0. Em setores de serviços, como hotéis, shopping centers e call centers, o Wi-Fi 7 proporcionará uma experiência de alta velocidade e conexão estável para múltiplos usuários simultâneos, melhorando a qualidade dos serviços digitais, como check-in automático, streaming e realidade aumentada (AR). Outro ponto importante é a segurança da rede. O Wi-Fi 7 traz criptografia avançada e menos interferências, oferecendo maior proteção para transações financeiras e dados sensíveis.
Em relação ao mercado B2C, a chegada da cidade 100% XGS-PON com Wi-Fi 7 traz uma revolução na experiência digital dos consumidores. A infraestrutura avançada oferece maior velocidade e estabilidade, impactando diretamente o cotidiano dos usuários. O streaming em 8K ocorre sem interrupções, jogos online ficam sem travamentos e a conectividade se mantém estável para dispositivos como Smart TVs, assistentes de voz e IoT.
A tecnologia elimina as “zonas mortas” de Wi-Fi, com cobertura estável em toda a casa, mesmo em ambientes com muitas paredes ou apartamentos de vários andares. O ensino e o trabalho remoto se tornam mais eficientes com chamadas de vídeo em alta definição e upload instantâneo de arquivos, o que resulta em maior produtividade.