
Proprietários rurais capixabas podem solicitar créditos em condições especiais de até R$ 150 mil para a construção de barragens. A ação faz parte do Programa de Financiamento para a Construção de Pequenas Barragens, lançado pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
Os interessados podem se inscrever no projeto desde sexta-feira (16) até 24 meses a partir da data da publicação do edital.
LEIA TAMBÉM:
- INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados
- Mercado reduz previsão de inflação para 2025 pela quinta semana seguida
- Câmara analisa criação de programa nacional de capacitação profissional inclusiva
De acordo com o Bandes, o crédito tem o intuito de garantir a ampliação da segurança hídrica das propriedades rurais capixabas. Além de reduzir impactos no meio ambiente e impulsionar a produção agropecuária.
“Sabendo que esse é um problema crítico do nosso setor rural, o Governo do Estado, por meio do Bandes e da Seag, está promovendo um financiamento com condições diferenciadas para o setor agro, permitindo que os problemas de segurança hídrica para irrigação nas propriedades rurais capixabas sejam mitigados”, afirmou a diretora de operações do Bandes, Gabriela Vichi.
A iniciativa possui recursos do Fundo de Fortalecimento da Agricultura Capixaba (Fortec). Do mesmo modo, tem parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Assim, o programa assegura que o valor contemple gastos como a contratação dos profissionais encarregados na criação da barragem, a elaboração do projeto e a conclusão da obra, que deverá ter até cinco hectares ou 50 mil metros cúbicos de capacidade.
Qualquer produtor rural capixaba devidamente regularizado e apto pode participar, porém o programa só permite um projeto por proprietário rural.