O Instituto Brasília Ambiental, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do Distrito FederalF, lançou nesta segunda-feira (19) um edital para contratação temporária de 150 profissionais dedicados ao combate de incêndios florestais e ao Manejo Integrado do Fogo. As inscrições, gratuitas, ocorrem entre 26 e 27 de junho, via formulário online no site do órgão.
Serão 30 vagas para chefes de esquadrão (exigindo ensino médio e CNH categoria B) e 120 para brigadistas (apenas alfabetização). A remuneração varia de R$ 3.036 a R$ 3.795, com adicional de periculosidade. Os contratos terão dois anos de duração, incluindo formação gratuita durante o processo seletivo.
O processo inclui análise curricular, teste físico, prova com ferramentas agrícolas e curso de formação. Os selecionados atuarão em unidades de conservação do DF, com jornadas de 12 horas e benefícios como seguro de vida.
De acordo com o Ibram, em 2024, o DF registrou 583 incêndios florestais, afetando 2,7 mil hectares. “A ampliação dos contratos e a oferta de cursos visam democratizar o acesso e fortalecer a resposta”, destacou Rôney Nemer, presidente da autarquia.
:: Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::