
A brasileira Marta foi eleita a melhor jogadora da história do futebol feminino pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). A entidade divulgou o Top 10 da modalidade.
Aos 39 anos, a Rainha Marta segue em atividade no Orlando Pride, dos Estados Unidos. A alagoana é a maior vencedora do prêmio de Melhor Jogadora do Mundo da Fifa, com seis conquistas: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018.
Leia também:
Messi supera Pelé e é eleito melhor jogador da história
Ednaldo Rodrigues desiste de recurso no STF para voltar ao comando da CBF
Neymar tem clube campeão da Kings League com 40 mil pessoas no Allianz Parque
Carreira de conquistas
Com a seleção brasileira, Marta conquistou três títulos da Copa América Feminina, um vice-campeonato mundial, dois ouros nos Jogos Pan-Americanos e três medalhas olímpicas de prata.

Recentemente, Marta voltou a ser convocada para a seleção brasileira e está entre as chamadas para os amistosos contra o Japão, que serão disputados nos dias 30 de maio e 2 de junho, em São Paulo.
Americanas dominam o Top 5
Além de Marta, o IFFHS completa o Top 5 com Mia Hamm, dos Estados Unidos, Christine Sinclair, do Canadá, e as americanas Kristine Lilly e Michelle Akers.
Na sexta colocação, está a chinesa Sun Wen. Homare Sawa, do Japão, Heidi Mohr e Birgit Prinz, da Alemanha, ocupam a oitava e nona colocações, respectivamente. Aitana Bonmatí, da Espanha, eleita a atual melhor do mundo na última temporada, aparece na décima posição.
As 10 melhores do mundo
- 1 MARTA (BRA)
- 2 Mia Hamm (EUA)
- 3 Christine Sinclair (CAN)
- 4 Krsitine Lilly (EUA)
- 5 Michelle Akers (EUA)
- 6 Sun Wen (CHN)
- 7 Homare Sawa (JAP)
- 8 Heidi Mohr (ALE)
- 9 Birgit Prinz (ALE)
- 10 Aitana Bonmatí (ESP)