CPUs Intel Arrow Lake terão suporte a Thunderbolt 5; aponta vazamento

CPUs Intel Arrow Lake terão suporte a Thunderbolt 5Daniel Trefilio

Os processadores Intel Arrow Lake-S para desktop terão suporte à interface Thunderbolt 5.0 com até 120 Gbps de largura de banda, segundo vazamento. Além do controlador Barlow Ridge para TB5, os slides compartilhados pelo leaker YuuKi-AnS ainda mostram que os novos Arrow Lake terão 16 pistas PCIe 5.0 dedicadas para slot PCIe primário e 4 pistas exclusivas para um slot M.2.

O suporte a PCIe Gen 5 é limitado nos Raptor Lake Refresh, pois eles contam com apenas 16 pistas PCIe5 compartilhadas entre diferentes slots. Dessa forma, quando as placas de vídeo com PCI Express 5 chegarem ao mercado, instalar uma delas em um Intel Core de 14⁠ª geração poderia causar conflito ou reduzir desempenho em sistemas que já utilizem SSDs com a mesma interface.

🤔🤔🤔 I don’t think many devices will be equipped with it in the near future … — RaptorLake-R-HX maybe… pic.twitter.com/QvhOHQdDTI

CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito. –

— 结城安穗-YuuKi_AnS (@yuuki_ans) January 23, 2024

USB-C de até 120 Gbps de velocidade

O novo controlador Barlow Ridge expande consideravelmente o potencial de conectividade da interface Thunderbolt. Além de ser compatível com até duas portas TB5 de 80 Gbps bidirecional, elas podem operar em modo de altíssima velocidade utilizando até três das quatro faixas de 40 Gbps para envio de dados, atingindo até 120 Gbps de transmissão.

Naturalmente, a novidade ainda amplia o suporte para dispositivos USB4 v2, também com transmissão assimétrica de 120 Gbps / 40 Gbps em dispositivos compatíveis com USB. A Intel irá manter controladores TB4 nos Arrow Lake-S, uma vez que apenas as plataformas entusiastas devem oferecer a interface mais nova em um primeiro momento.

⚡️ Get ready to unlock a new level of creative potential! Thunderbolt™ is about to amp up its speed with some lightning-fast innovations. Filmmaker and editor @jrowfilms is stoked for what’s to come with Thunderbolt 5: ✅ Up to 80 Gbps bi-directional bandwidth ✅ 8K monitors… pic.twitter.com/DgEHC5M07R

— Thunderbolt (@GetThunderbolt) October 3, 2023

Vale ressaltar também que o vazamento cobre apenas as especificações dos CPUs para desktop. Contudo, o Thunderbolt 5 ira chegar, já em 2024, a notebooks topo de linha, uma vez que este segmento de mercado é o que mais se beneficia da conectividade expandida da interface por meio de hubs para mais portas USB de alta velocidade e conectores HDMI e DisplayPort.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.