Ministro de Lula tem dia de agendas para fortalecer combate à fome e à pobreza em Pernambuco

O ministro Wellington Dias (PT), que lidera a pasta de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), cumpre agendas no Recife (PE) ao longo desta sexta-feira (16). A primeira atividade é às 9 horas, no Teatro Santa Isabel, no centro do Recife, um evento de adesão da Prefeitura do Recife e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) ao programa federal Acredita no Primeiro Passo, com as presenças do prefeito João Campos (PSB) e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral (PSB).

O programa Acredita no Primeiro Passo tem o objetivo principal de promover a autonomia econômica de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) como beneficiários de programas sociais. O Acredita é dividido em três eixos: o de capacitação profissional, em que são fortalecidas as iniciativas municipais e estaduais de qualificação profissional; o eixo de acesso a emprego, com mediação junto às empresas para contratação dessas pessoas; e apoio ao empreendedorismo, oferecendo microcrédito e cursos de formação.

Às 11 horas, o ministro e ex-governador do Piauí vai ao bairro do Torreão, mais especificamente na avenida Norte, próximo à praça Castro Alves (em frente ao restaurante Leitão), onde inaugura um banco de alimentos que dará suporte a iniciativas de garantia da segurança alimentar no Recife. Na ocasião, deve ser assinado um protocolo de intenções de um programa de promoção de alimentação saudável voltado especificamente para a juventude.

No turno da tarde, às 15h30, Wellington Dias participa de cerimônia com a governadora Raquel Lyra (PSD), no Palácio do Campo das Princesas, com a adesão do Governo de Pernambuco também ao programa de inclusão produtiva Acredita no Primeiro Passo.

Leia também: Pernambuco fecha 2024 com quase 40% dos lares atendidos pelo Bolsa Família

Recife soma 206 mil pessoas vivendo em 21 áreas de alto risco, diz Defesa Civil; saiba quais são

Os bancos de alimentos recebem itens da agricultura familiar e também compras de produtos industrializados para a distribuição com famílias em insegurança alimentar. Foto: Hélia Scheppa / Prefeitura do Recife
Adicionar aos favoritos o Link permanente.