
A Comunidade Quilombola Candeal ll, em Feira de Santana, realiza nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, a Vlll edição do Retalhos da História: Memória e Luta do Povo Quilombola. Com o objetivo de preservar a história dos povos que lutaram para que o quilombo permanecesse vivo e ensinar esse conhecimento ancestral às futuras gerações, que personagens como o agricultor Sr. Joaquim Pereira dos Santos, em maio de 1976, morreu dando a vida para que sua comunidade tivesse acesso à terra.
É esse legado que o evento pretende trazer para marcar a trajetória de luta da comunidade, colocando também a importância do letramento racial com práticas pedagógicas utilizadas para conscientizar as pessoas sobre a estrutura do racismo na sociedade, capacitando para lutar contra esse e outros tipos de opressões, reduzindo desigualdades e preservando a memória sociorracial de seus antepassados para a construção do protagonismo do povo negro.
É uma verdadeira estratégia política para preservar a história e fomentar a educação antirracista dentro das comunidades.
Promovido pela Associação Comunitária de Desenvolvimento de Candeal ll por meio do Empondera Quilombo, em parceria com outros grupos, que o encontro pretende trazer junto com outros 26 quilombos do Território do Portão do Sertão, palestras e aulas com escritoras, professoras e poetizas, entre outras agentes sociais.
Participam dos encontros a escritora, pedagoga e ativista, Kiusam de Oliveira, Doutora em Educação que trabalha pela valorização da cultura afro-brasileira. Ela é autora do livro infantil “O Mundo no Black Power de Tayó”, que reforça a identidade e o empoderamento das crianças negras. Além disso, integram o evento a professora Ana Cristina e as poetizas, Luma Luz e Gisele Lima.
A professora, Mestra em Educação, Francisca Fonseca, trabalhadora rural e quilombola que também está organizando o evento gratuito, convidou as pessoas a participarem dos três dias de formação. Para saber mais detalhes, acompanhe o @empoderaquilombo
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.