Peça teatral que denuncia os crimes da ditadura militar estreia em BH nesta quinta-feira (15)

No dia 15 de março deste ano completou-se 40 anos da redemocratização no país, após 21 anos de um regime autoritário e ditatorial. Por isso, ainda no calor da data, estreia de forma gratuita no Viaduto das Artes, nesta quinta-feira (15), a peça teatral Capítulo 3: nem meu nome eu falo hoje, estrelada por Elba Rocha Vieira, Lenine Martins e pela ex-presa política Emely Vieira. 

A obra, produzida pela Maldita Cia — grupo de investigação teatral de Belo Horizonte —, tem caráter documental, baseado no terceiro capítulo do relatório da Comissão da Verdade em Minas Gerais e em pesquisas investigativas. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Segundo os organizadores, a apresentação é uma “travessia pelo Relatório da Comissão da Verdade em Minas Gerais”, contando com os relatos biográficos de Emely Vieira e dos artistas do coletivo. 

No ano de 2018, após terem organizado uma residência artística no antigo prédio do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), a companhia obteve, por meio de membros da Comissão da Verdade, acesso a diversas fontes e documentos dos atos de tortura cometidos durante os anos de chumbo, o que colaborou para as pesquisas e organização da peça teatral. 

:: Leia também: Ocupação do antigo Dops escancara disputa por memória em BH e autoritarismo de Zema ::

O espetáculo segue os princípios do teatro de ocupação, com interações com o público, e acontece em um ambiente que estimula o drama. 

Para Amaury Borges, fundador da companhia e diretor da peça, a encenação “intensifica a relação de diálogo com a realidade da cidade” e, além disso, “tem a perspectiva de abrir diálogo com grupos teatrais e de direitos humanos de Belo Horizonte e de outros lugares da América Latina”. 

Serviço

A estreia, que acontece nesta quinta (15), tem início às 20h. No dia 17, sábado, a apresentação tem sua primeira sessão às 11h e a segunda às 17h. No domingo (18), a  sessão única acontece às 17h. 

Toda a programação acontece no Viaduto das Artes, localizado na avenida Olinto Meireles, 45, na região do Barreiro, em BH. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo site do Sympla ou uma hora antes de cada sessão.
Para obter mais informações sobre a peça e os ingressos, acesse o perfil no Instagram da companhia neste  link  ou pelo site https://www.malditacia.com/.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.