
Startups de todo o Brasil ainda podem se inscrever para participar do Programa de Startups ESX 2025. As inscrições foram estendidas até o dia 22 de maio. A seleção é voltada para 300 startups, de qualquer estado do país, que serão beneficiadas com capacitações, mentorias, exposição em um dos dias do ESX, além da oportunidade de serem escolhidas para participar de rodadas com investidores. O ESX acontece nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Praça do Papa. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) está articulando a participação de mais de dez grupos de investimento nacionais no ESX. Essa mediação pode ampliar para cerca de R$ 50 milhões os recursos disponíveis para o financiamento de startups selecionadas pelo edital.

Maior evento de inovação no Espírito Santo vai promover encontros entre startups e investidores – “O evento amplia seu foco na realização de negócios, encontro com investidores e capacitação. Nosso trabalho é atuar como agentes fomentadores, criando conexões, apresentando bons projetos, pavimentando parcerias e contribuindo para que boa parte desses recursos sejam aplicados em startups expositoras do ESX 2025”, destaca o diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha. ( foto) O Programa de Startups ESX busca fortalecer o ecossistema de inovação, promover a conexão com investidores, gerar negócios e a troca de conhecimentos entre os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma do Sebrae no https://programas.sebraestartups.com.br/in/esx2025

O cadastro na plataforma já permite que a startup tenha acesso a uma cesta de benefícios e seja divulgada na Vitrine Sebrae Startups. Uma vez realizado o cadastro, a startup será avaliada por uma banca em quesitos como Modelo de Negócios, Solução, Alcance de Mercado e Capacidade Executora. Realizado pelo Sebrae/ES e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização do Governo do Estado e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), o evento tem público esperado de mais de 20 mil visitantes nos três dias.

Rodada de negócios com investidores – Além de reforçar sua posição de plataforma para todo o ecossistema de inovação capixaba, a edição deste ano do ESX apresenta alguns diferenciais em seu formato. “Entre as novidades do ano está a ampliação do foco em negócios, em capacitação e em integração. E, exatamente por conta desse direcionamento maior que daremos aos negócios, optamos também por alterar os horários e os dias de realização do evento, que passa a ocorrer de quinta a sábado, com abertura ao público em geral a partir das 13h”, explica Pedrinha. Isso porque as manhãs do ESX serão reservadas à realização de atividades exclusivas para as startups selecionadas pelo edital, como integrações entre startups e investidores, rodadas de negócios, capacitações, integrações entre ecossistemas e Ambientes Promotores da Inovação, públicos segmentados e ações de patrocinadores.

O objetivo é que o ESX seja o gatilho para ativar a inovação em mais frentes de negócio – “Ao trazer a possibilidade de aproximação, de integração e de alinhamento entre esses públicos, o evento abre a oportunidade para que eles vejam e possam ser vistos. Com isso, é possível reforçar laços e parcerias entre eles, bem como as chances de se reconhecerem nesse processo e, também, de se sentirem reconhecidos”, ressalta. O ESX mantém o perfil de festival, voltado a despertar o interesse de todos aqueles que têm vontade de conhecer mais sobre inovação, e assim atrair e envolver a sociedade no assunto. “Nosso intuito é pautar a inovação e movimentar esse mercado tão amplo e cheio de possibilidades. O objetivo é que o ESX seja o gatilho para ativar a inovação em mais frentes de negócio, a exemplo do próprio varejo, que vem se transformando em alta velocidade e precisa de atenção”, reforça o diretor técnico.

MedSênior inaugura nova unidade em Vitória – Um novo espaço, na Avenida Marechal Campos, integrará serviços de saúde com foco no Bem Envelhecer e tem capacidade para mais de 12 mil atendimentos mensais A MedSênior inaugurou nesta terça, dia 13, uma nova unidade em Vitória, em um ponto estratégico, na esquina das avenidas Marechal Campos e Vitória. Com investimentos na ordem de R$ 35 milhões, a nova estrutura é moderna e reforça o plano de expansão da operadora, que este ano comemora 15 anos de atuação exclusiva no atendimento a pessoas com 49 anos ou mais.

Instalada em um prédio histórico totalmente revitalizado e equipado com tecnologia de ponta, com mais de 7 mil metros quadrados de área construída, a unidade tem uma estrutura projetada para integrar diversos serviços em um só lugar, com foco no Bem Envelhecer. Segundo Maely Coelho, (foto) presidente da MedSênior, “vai ser uma unidade modelo para o futuro da MedSênior, considerando integração de serviços e volume de atendimento”. Entre os serviços oferecidos no novo espaço estão consultas médicas, medicina de família, geriatria, especialistas, oncologia, oftalmologia com cirurgias e exames, atendimento de enfermagem e nutrição, oficinas de saúde, cirurgias gerais de pequeno e médio porte, quimioterapia e infusões. Na foto, Vanessa Ferreira, Bia Marcarini, Miriam Fardin e o diretor Maycon Oliveira: parte do time de comunicação e marketing da MedSênior

42 consultórios médicos distribuídos em cinco pavimentos – A partir de sua inauguração, a unidade MedSênior da Marechal Campos poderá receber mais de 450 beneficiários diariamente, em seus 42 consultórios médicos distribuídos em cinco pavimentos. Além disso, há capacidade para mais de 12 mil atendimentos mensais, sendo que apenas em oftalmologia há capacidade para realização de 3.400 procedimentos por mês. Na foto, Bruno Bourguignon e Roberta Moura, da Premium, com Miriam Fardim, do time de marketing da MedSênior

Para o ESX 2025 o público em geral já pode se inscrever para participar – O maior evento de inovação e empreendedorismo do Espírito Santo já tem data marcada para acontecer: nos dias 10, 11 e 12 de julho, de quinta a sábado, o ESX – Innovation Experience Espírito Santo 2025 promete movimentar o cenário capixaba com uma programação interativa e cheia de conexões. A novidade é que as inscrições para o público em geral estão abertas a partir desta quarta, 14 de maio, pelo site esx.com.es. O ESX 2025 tem como objetivo fomentar a cultura da inovação, tecnologia e empreendedorismo, conectando profissionais, empresas, startups, investidores, academia e sociedade. Será um ambiente dinâmico para troca de conhecimentos, networking e apresentação de soluções inovadoras, proporcionando uma experiência imersiva aos participantes, com conteúdo relevantes e interativo.

Evento contará com trilhas temáticas, rodadas de negócios, espaço para startups e foco em inovação, inclusão e sustentabilidade – “O ESX de 2025 vai trabalhar com trilhas dentro do seu conteúdo. Serão três trilhas diferentes: Transformação digital, Criatividade e Sustentabilidade e inclusão. A inclusão será um dos temas priorizados dentro dos conteúdos do ESX, com pautas como inovação social e como a tecnologia pode ajudar a promover a inclusão”, explicou a gestora de startups do Sebrae/ES, Isabella Calmon. O próprio evento é acessível para pessoas com mobilidade reduzida e para pessoas com deficiência, com tradução das palestras em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e espaço multissensorial, voltado para neurodivergentes. O ESX reforça ainda seu compromisso com a sustentabilidade, adotando práticas ecologicamente responsáveis, como redução de resíduos, uso consciente de recursos e incentivo a soluções verdes no ecossistema de inovação.

Governo Federal divulga nova etapa da campanha publicitária “ Brasil dos Brasileiros” – O Governo Federal, por meio da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), divulga as peças publicitárias da nova fase da campanha institucional “O Brasil dos Brasileiros”. Essa segunda etapa, assinada pela agência NOVA, tem como objetivo comunicar à população os avanços de programas e políticas públicas efetivadas pelo poder público federal em pilares fundamentais como: Economia, Saúde, Educação, Combate à Fome, Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. “Com linguagem acessível, visualmente afetiva e identitária, a nova fase da campanha destaca os resultados concretos promovidos em diversas áreas da gestão pública”, informa Ygor Morato, Diretor de Arte da agência NOVA.

Campanha destaca as entregas e resultados concretos promovidos em diversas áreas da gestão pública – Os filmes, de 60 e 30 segundos – além dos shots de 15 segundos –, “focam nas entregas que impactam a vida dos brasileiros, desde o registro na menor taxa de desemprego até os resultados dos principais programas do Governo Federal”, destaca Thomaz Munster, VP de Criação da agência NOVA. Essa segunda fase da campanha O Brasil é dos Brasileiros veiculada até o final do mês de maio, também. “É uma etapa dinâmica, ou seja, os conteúdos também estão sendo adaptados para projetos especiais e ações direcionadas de conteúdo”, completa Claudio Leite, Diretor de Criação da agência NOVA A estratégia de mídia de ação de comunicação inclui TV aberta e segmentada, formatos digitais diversos na internet e redes sociais, spots em emissoras de rádio, mídia OOH, além de projetos de conteúdo e formatos customizados.

O filme principal traz imagens que representam as cinco regiões do país – A reforçar o papel do Estado na transformação da realidade social e econômica do país, mostrando que o Brasil é feito por e para os brasileiros, um país que trabalha para garantir dignidade, oportunidades e inclusão para todos. Com o conceito “ O Brasil é dos Brasileiros ”, a campanha reforça a ideia de um país que pertence a todos, valorizando o esforço diário dos cidadãos. A narrativa faz um contraponto entre o Brasil como nação coletiva e o cidadão brasileiro como indivíduo ativo, batalhador e protagonista. O filme principal traz imagens que representam as cinco regiões do país, com ícones de brasilidade, como o clássico cachorro caramelo, negócios populares, pequenos empreendimentos de rua, cenas urbanas e rurais. O conteúdo transborda brasilidade e exalta o espírito criativo, resiliente e empreendedor do povo brasileiro.

Filme
Ficha Técnica :
Agência NOVA
CEO: NELSON VILALVA
Diretora de Operações: ANA CRISTINA GONÇALVES
VP de Criação: THOMAZ MUNSTER
Direção de Criação: CLÁUDIO LEITE, YGOR MORATO
Redação: CLÁUDIO LEITE
Direção de Arte: YGOR MORATO
Diretor de Projetos e Conteúdo: RENATO NUNES
Direção Geral de Atendimento: PEDRO ARLANT
Direção de Atendimento: LARISSA PEREIRA
Atendimento Agência: NANA VIEIRA, JOÃO CASTRO E PAULO LEVAY
Direção de Mídia: ESTANLEY CUNHA
Estratégia de Mídia: THAYSE ARRUDA
Mídia Agência: DANIELLE MARROCOS, FABIO LOPES, LUZIA CAROLINE
Direção de Planejamento: LUCAS GARBULHA
Planejamento: BRUNA GOULARTE, RENATA PRADO, FERNANDA MELO E MARIA ELISA MEDEIROS
Gerente Geral de Produção: TICIANA ROCHA
Produção Gráfica: RENATA FELIX E ANDREIZA OLIVEIRA
RTV: MARI CABRAL, RAFAEL TOSCANO E EMANUELA MAY
Revisão: SARAH JEANNE, JULIANA AFIONI
Estúdio: FELIPE ALVES, LEO ANDRADE, ALEXANDRE FAVA
Produtora de vídeo: Ilha Crossmídia
Diretor de cena: Jonga Oliveira
Diretor de fotografia: Carlos Ramon dos Santos
Diretora de Arte: Tiago Barbosa De Oliveira
Diretor Executivo: Palu Rossi
Diretora de Atendimento: Wilka Nepomuceno
Atendimento: Camila Müller
Coordenada. de Produção: Monise Kristoschek / Maice Giovanini Ramos
Produção Executiva: Luciana Rezende Calil / Rodolfo Tarso
Montador: Johnathan Soares
Finalização: Bruno Silva
Cor: Luciano Azevedo
Motion e vfx: Rodrigo Tavares
Produtora de áudio: Elos Estúdio
Atendimento: Dito Martins
Diretor Musical: Dito Martins
Produtor Musical, Mixagem e Finalização: Flávio Morgade
Coordenação de Produção: Dito Martins
Design de Som: Flávio Souza
Estúdio de fotografia: Hugo Santarém
Aprovação Cliente: Samantha Marchiori, Matheus Fernandes, Catia Siqueira e Eduardo Goulart

Parque Cultural Casa do Governador receberá escultura em aço criada pelo artista José Carlos Vilar – O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, será palco da entrega de uma nova obra de arte a céu aberto no próximo dia 19 de maio. A escultura é assinada pelo renomado artista plástico capixaba José Carlos Vilar e foi produzida com chapas de aço fornecidas pela ArcelorMittal, que também é responsável pela doação da peça ao parque. A solenidade será às 17 horas e aberta ao público. Com seis metros de comprimento, três metros de diâmetro e uma polegada de espessura, a escultura impressiona não apenas pelas dimensões, mas também pela leveza de sua forma, inspirada na prática da canoa havaiana e no contato diário do artista com o mar. “Criada por um grande artista capixaba e forjada com o aço que produzimos, essa escultura simboliza a força da nossa trajetória de 41 anos no Espírito Santo. É uma homenagem à cultura local e à parceria que temos com o Parque e com esse Estado que nos acolhe e inspira”, afirma Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina. A escultura foi produzida por trabalhadores da produção de aço, com curadoria do artista expositor.

Potência e sensibilidade – Para Vilar, que há mais de 50 anos trabalha com o aço como matéria-prima, a peça traduz a potência e a sensibilidade do material. “O aço é resistente, mas conheço seus limites. Ele me mostra até onde posso ir, e essa compreensão faz com que ele se torne uma folha de papel ou que um vergalhão se transforme em um barbante”, destaca. Ele explica ainda que a escultura traduz o espírito das ondas, conectando arte e indústria. “Trouxe esse sentimento para o universo da ArcelorMittal, relacionando-o à produção das bobinas. Minha escultura evoca elementos da natureza, que a envolve e a abraça. Trabalho com a narrativa da bobina, conectando-a à compreensão do meio ambiente, do mar e da natureza”, completa.

Campanha “Heróis reais não usam capa, usam Sólides” valoriza profissionais que investem na gestão de pessoas – A Sólides, empresa de tecnologia líder no Brasil em gestão de pessoas para pequenas e médias empresas (PMEs), lança sua nova campanha institucional com uma abordagem moderna e ousada: “ Heróis reais não usam capa, usam Sólides ”. Desenvolvida internamente e produzida pela Brokolis do Brasil, uma ação conta com filmes publicitários veiculados nas redes sociais, YouTube, Netflix e nas salas de cinema da rede Cinemark, além de ações com influenciadores, mídia OOH em aeroportos e spots de rádio. Inspirado pelo contexto cinematográfico de 2025, ano marcado por grandes lançamentos de filmes de super-heróis como “Capitão América: Admirável Mundo Novo”, “Thunderbolts*”, “Superman: Legacy” e “Quarteto Fantástico”, a Sólides decidiu valorizar os verdadeiros heróis do mundo corporativo: os profissionais de RH, Departamento Pessoal e empreendedores.

A ação de marketing da HR Tech dá superpoderes aos profissionais de RH – “Esses profissionais enfrentam diariamente vilões como a alta rotatividade de funcionários, processos trabalhistas e ineficiências operacionais. São eles os verdadeiros protagonistas que transformam empresas, desbloqueiam potencial humano e impulsionam negócios para resultados exclusivos”, explica Rafael Kahane, diretor de Marketing (CMO) da Sólides. Trazendo elementos inspirados no universo dos super-heróis, das histórias em quadrinhos e das grandes produções cinematográficas, o filme principal da campanha apresenta uma narrativa envolvente e inspirada. São histórias de profissionais que, utilizando a plataforma da Sólides, literalmente “salvam o dia” em suas empresas, seja encontrando o profissional certo para a posição certa com agilidade por meio da análise de perfil comportamental, combatendo processos manuais ao digitalizar o controle de ponto e a folha de pagamento, ou elevando o engajamento e a retenção de talentos com o uso de benefícios corporativos como vale-alimentação, vale-refeição e benefícios flexíveis.

A campanha também contará com ações especiais em aeroportos estratégicos – como Congonhas (em São Paulo), Curitiba e Maceió, proporcionando alta visibilidade para profissionais em trânsito corporativo constante. Outra iniciativa será a exibição dos anúncios antes de alguns dos mais aguardados lançamentos cinematográficos do ano: “Missão Impossível 8” (maio) e “Superman: Legacy” (julho), conectando o universo dos heróis fictícios aos reais. O Brasil enfrenta um vilão silencioso dentro das empresas, que envolve o crescimento e gera custos significativos, muitas vezes invisíveis ao empreendedor: a alta rotatividade de funcionários. O país liderou o ranking mundial de faturamento, com uma taxa anual superior a 52% – de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) relativos ao ano passado. Em outras palavras: a cada 12 meses, uma em cada duas pessoas deixa voluntariamente o emprego ou é desligada.

O custo real desse “entrada e sai” constantemente passa despercebido – podendo alcançar até 50% do salário anual do colaborador, incluindo encargos trabalhistas relacionados ao desligamento, despesas com novos processos de recrutamento e seleção, períodos de improdutividade enquanto a vaga permanece aberta e o tempo necessário até que o novo colaborador atinja o mesmo nível de produtividade do anterior. Os dados coletados pelos Sólides comprovam que as empresas que utilizam sua plataforma conseguem reduzir a rotatividade em mais de 43% e crescer algumas vezes mais do que a média do cinco mercado brasileiro. Investir em uma tecnologia completa de gestão de pessoas, como a oferecida pela Sólides, é transformar esses heróis reais em verdadeiros super-heróis.

A campanha terá duração de quatro meses – “2025 é um ano em que as produções de super-heróis voltam com força para a tela dos cinemas, e pensamos: como podemos homenagear nossos clientes, profissionais da área e empresários de PMEs que enfrentam desafios com inteligência, estratégia e dedicação no dia a dia? Eles são os heróis reais das empresas, e a Sólides está ao lado deles para munir esses profissionais com os ‘superpoderes’ necessários para simplificar rotinas, recrutar com agilidade, formar tempos de alta performance e fortalecer a gestão de pessoas”, complementa Kahane. “Essa campanha reforça nosso compromisso em ampliar o reconhecimento da Sólides como o único sistema integrado de RH e Departamento Pessoal, consolidando nossa posição como parceria estratégica para quem sonha grande”, finaliza o diretor. A campanha terá duração de quatro meses, culminando no CONARH, maior conferência de Recursos Humanos da América Latina, e promete grande engajamento e reconhecimento entre o público.
FILME
Ficha técnica
Campanha “Heróis reais não usam capa, usam Sólides” – Sólides
Diretor de Marketing: Rafael Kahane
Gerente de Branding: Roberta Oliveira
Coordenadora de Marca e Comunicação: Sheila de Ângelis
Coordenador de Criação: Deré Lopes
Especialista em Marca: Ayalla Nicolau – Brokolis do Brasil
Diretor de Cena: Paulo Emílio Souto Fernandes
Assistente de Direção: João Pedro Drumond
Diretor de Fotografia: Jota Istácio
Primeiro Assistente de Câmera: Cristiano José de Assis
Segundo Assistente de Câmera: Diogo de Almeida
Produtora: Lizandra Gabrich
Assistente de produção: Dandara Cavalcante
Produtores do elenco: Lincoln Macedo e Rosalice Barreto
Assistente de elenco: Isa Guzella
Diretor de Arte: Reis de Barros
Produtores de Objetos: Maria Silvia Nogueira Tavares e Antônio Carlos Rocha Júnior
Contrarregra: Pedro Martins Pereira Novais
Elétrica: Andrew Ricoy
Assistente de eletricidade: Diego Amorin
Maquinistas: Marcos Alexandre da Silva e Jan Pardini
Assistente de maquinaria: Silvio Godinho
Maquiadora: Géssica Amanda Dos Santos
Figurinista: Camila Godoi
Assistente de figurino: Fabio Rodrigues Martin
Assistente de figurino: Tarcísio Félix
Atendimento: Renata Quintão e Bruno Moreira
Montagem / Edição / Finalização / Efeitos: Brokolis do Brasil
Áudio: Estúdio 33
Elenco: Fernando Rosa Motta Filho, Bárbara Lima de Souza, Delaney Antonio Pereira Junior, Walter Eustáquio Madureira, Camila Rodrigues de Castro Raposo, Maxwell de Oliveira Campos, Quézia Freitas de Mendonça, Ayranda Luiz de Souza, Fernando Rosa Motta Filho, Juliana Miranda Martins Del Picchia, Adriana Beatriz de Melo, Adriano Luís Furini de Souza, Fernando Lipski, José Márcio Almeida, Alessandra Costa Couto, Sarah Nikole Gonçalves de Souza, Rosangela Gabriela Soares dos Santos, Rosangela Gabriela Soares dos Santos, Leno Lopes, Isa Christo Guzella, Matheus Ribeiro Cruz, Ronaldo Barbosa de Souza, Bruna Scarlett Rodrigues, Alexandre Augusto Carvalho Coutinho